TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AD Custos

Por:   •  2/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.059 Palavras (5 Páginas)  •  1.529 Visualizações

Página 1 de 5

    [pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

[pic 3]

Atividade de Avaliação a Distância

Unidade de Aprendizagem: Contabilidade de Custos

Curso: Ciência Contábeis

Professor: Onei

Nome do aluno:

Data: 25/08/2014

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Questão 1 (2,0 pontos)

É dado os seguintes Sistemas de Custeio: Custeio RKW (Reichskuratorium für Wirtsschaftlichtkeit), Custeio Variável, Custeio ABC (Activity-Based Costing - Custeio Baseado em Atividades, em uma tradução livre), Custeio UEP (Unidade de Esforço de produção) e Custeio por Absorção. Com estes Sistemas de Custeio, pergunta-se :

  1. Qual Sistema de Custeio é mais utilizado para a Formação de Preço de Venda? Explique.

O Sistema de Custeio mais utilizado para a formação de preço de venda é o Custeio de Absorção, porque além de estar de acordo com as exigências da Legislação Fiscal, também podem ser utilizados na elaboração de demonstrações contábeis. Ele reconhece todos os custos de produção e também as despesas, tais como as com venda e administração, desta forma,

  1. Dos cinco Sistemas citados quais dos dois Sistemas podemos elaborar DREs distintas? Comente sua resposta.

Podemos elaborar DREs distintas no sistema de Absorção, onde o processo de alocação de gastos pelo método de custeio parte da separação entre custos e despesas até chegar à Demosntração de Resultado do Exercício (DRE), quando os produtos ou serviços são vendidos e quando os gastos incorridos são realizados no período financeiro. Desta forma, como alguns custos fixos são comuns aos produtos, e necessario  se utilizar de critérios de rateio fazendo com que o resultado seja alterado dependendo do critério utilizados

  1. Qual Sistema é basicamente utilizado nas empresas industriais e quase não é utilizado nas empresas de serviços ou nas empresas rurais?  Justifique a sua resposta.

O sistema de custo por processo e mais utilizado em empresas industriais, onde o custo e controlado em uma sequencia fabril, ou seja, a fabricação continua de vários produtos na linha de produção. Já nas empresas rurais ou de serviços este tipo de sistema de custeio não caberá, já que cada produção e referente a uma coisa especifica e por conta disto deve ser controlada individualmente, e não dessa forma de produção continua como feito no custo por processo.

O sistema de custeio ABC é mais utilizado em empresas industriais, onde o foco geralmente são os custos indiretos, os quais são mais voltados aos custos de apoio, isto é, de serviços. Por este motivo, é mais difícil encontrar um sistema de custos detalhados na área de serviços ou na área rural.

  1. Dos Custeios citados acima, qual deles trabalha com a ideia de Direcionadores de Custo? Explique. 

O sistema de custeio que trabalha com a ideia de direcionadores de custo é o sistema ABC, pois nele é feito uma alocação com base na identificação da relação de causa, efeito entre a concorrência da atividade e a geração de custos; direcionando os custos e recursos a onde for devido. Desta forma, quanto maior o número de testes aplicados aos direcionadores destas atividades, menor será a margem de erro na definição das mesmas.

Questão 2 (2,0 pontos)

A utilização das técnicas de Produção Equivalente e Grau de Acabamento se aplicam ao Inventário Arbitrado, ao Inventário Periódico ou ao Inventário Permanente? Explique a sua resposta.

A utilização das técnicas de produção equivalente e grau de acabamento se aplicam ao inventário periódico, pois só conseguimos utiliza-las ao final de determinado período.

Questão 3  (2,0 pontos)

Dos dois Sistemas de contabilização dos custos indiretos de fabricação, Sistema Monista e Sistema Dualista, qual deles é mais fácil de ser utilizado pelos contadores de custos? Explique a razão da sua resposta.

O sistema dualista é mais fácil de ser utilizado pelos contadores de custos, isto porque, as operações são registradas por processos estatísticos que não obedecem aos rigorosos princípios contábeis. Ao separar as contas internas das contas externas, existe uma tratamento independente a cada uma delas, e o contador de custos vai extrair dali apenas o que julga relevante para seu trabalho.

Questão 4  (4,0 pontos)

Informam-se os fatos contábeis de determinada empresa:

01.10 - Compra de MP: 2.900 M3 (tabuas de madeira) a $ 50,00/M3.

01.10 - Apropriação da MP: 2.750 M3.

05.10 - CIFs do período: iluminação $ 1.570,00; MOI $ 18.930,00; força $ 35.180,00; seguro $ 5.740,00; água $ 2.480,00 e depreciação $ 45.540,00.

20.10 - Apropriação da MOD: $ 82.240,00.

21.10 - Produção dos seguintes itens:

          Co-produto Ripa

          Co-produto Caibro

          Co-produto Barrote

          Subproduto Cavaco

          Sucata Serragem

25.10 - Venda da Ripa

26.10 - Venda do Cavaco

27.10 - A comissão na venda do Cavaco importou em $ 50,00

28.10 - Venda do Barrote

29.10 - Venda da Serragem

30.10 - Frete na venda da Serragem foi de $ 10,00

 

Observação: os estoques de co-produtos serão avaliados levando-se em consideração a quantidade, o de subproduto é avaliado no mercado por 23,50/M3 e o de sucata é avaliado no mercado por 10,00/M3.

Os valores da produção e vendas estão de acordo com o quadro abaixo:

Produto

Qtidade Produzida

Qtidade Vendida

Preço de Venda

Ripa

10.000 metros lineares

6.250 metros lineares

$ 21,50/metro linear

Caibro

15.000 metros lineares

Zero metro linear

$ 30,00/metro linear

Barrote

9.500 metros lineares

8.600 metros lineares

$ 20,50/metro linear

Cavaco

10 M3

10 M3

$ 25,30/M3

Serragem

20 M3

20 M3

$ 12,40/M3

Pede-se os lançamentos de todos os fatos contábeis pelo Sistema Monista.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (359.1 Kb)   docx (79.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com