TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APLICAÇÃO DE ESTATÍSTICAS NA CONTABILIDADE

Projeto de pesquisa: APLICAÇÃO DE ESTATÍSTICAS NA CONTABILIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  Projeto de pesquisa  •  877 Palavras (4 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 4

SUMÁRIO

SUMÁRIO 0

INTRODUÇÃO 1

1. A ESTATISTICA 2

2. APLICAÇÃO DA ESTATÍSTICA NA CONTABILIDADE 3

3.TABELA 1 4

CONCLUSÃO 9

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS 10

INTRODUÇÃO

A estatística baseia-se em levantamento de dados provenientes de observações , contagens , medidas ou respostas.

“ O estudo da estatística divide-se em dois ramos principais , a estatística descritiva e a estatística inferencial” ( LARSON,1941), sendo estudados os métodos científico , experimental e estatístico.

A estatística tem grande importância em todas as áreas do cotidiano humano , seja nas empresas onde se observa a produção, com estudos sobre os erros ou sobre a matéria prima, com estudos nos padrões de qualidade dos produtos desenvolvidos, ou área administrativa com estudos sobre pagamentos de clientes , sobre o gasto com ligações telefônicas , ou também com índices econômicos, índices de desenvolvimento, índices de emprego e desemprego, seja nas campanhas eleitorais com os percentuais de aceitação ou rejeição de cada canditado.

Grandes projetos, descobertas cientificas são feitas em cima de estudos estatísticos, por isso a importância destes estudos em nosso cotidiano.

Observaremos nas paginas a seguir maiores dados sobre o estudo da estatística assim como a demonstração do uso da estatística no padrão de qualidade de um produto determinado.

1. A ESTATISTICA

A estatística é um ramo da matemática que nos ajuda a lidar com situações de incertezas, para isso utiliza-se da coleta de dados, ordena as informações, analisa e interpreta dados para a tomada de decisões.

A estatística é muito utilizada no dia a dia seja ao vermos nos meios de comunicação a informação de inflação, índices de emprego e desemprego, ou seja, na apresentação de informações sobre produção de uma empresa, na medicina quando é estudado a eficiência de um novo tratamento referente a uma doença. As organizações se tornam cada vez mais dependentes dos dados estatísticos para melhor definir suas metas, identificar seus pontos fortes e fracos, assim influenciando na melhoria de seus processos e assim as instituições podem definir melhor suas metas e assim visualizar os pontos fortes e fracos em seus processos.

A estatística consiste na coleta de dados através de amostragem para que seja feito o estudo sobre determinado assunto, que pode ser de ordem cientifica ou experimental e pode ter os conceitos de população que quando um certo numero de elementos tem algo em comum , pode ser finita quando se refere a um numero limitado de itens sobre o assunto , infinita quando o numero de observação é infinito ou também por amostra que é quando um numero representativo de observações é considerado.

Assim obtemos informações importantes geradas pela estatística de estudos feitos em vários campos do cotidiano humano.

2. APLICAÇÃO DA ESTATÍSTICA NA CONTABILIDADE

Uma Contabilidade uma empresa precisa obter e repassar dados com exatidão de todas as áreas, para analisar , planejar e definir estratégias de decisões para a melhor tomada de decisão e consequentemente melhor administração, para isso os administradores e contadores contam com a Estatística.

A Estatística está presente em diversas áreas e de varias formas como:

• A análise da conta de telefone de uma empresa, para melhor definir onde está se gastando de forma errada , podendo assim diminuir os custos e reorganizando de forma ordenada a sua utilização;

• Pode ser utilizada na área de Recursos Humanos, para identificar a necessidade ou não de profissionais, qual o profissional que está necessitando, e em qual área está com deficiência deste profissional, podendo assim o RH reestruturar seu quadro;

• Utilizada também em análise de custos, como por exemplo, as perdas de um determinado material utilizado, pode ser na indústria com a matéria prima, ou em uma empresa de alimentos, a estatística nestes dois casos determinaria onde a empresa está desperdiçando com o uso errado de terminado produto.

• Uma das formas mais usadas dos dados estatísticos é a demonstração dos investimentos da empresa, e se está sendo rentável ou não.

• Também utilizamos a Estatística para conhecimento do mercado, de como está a inflação,

• Utilizada para determinar em uma empresa a distribuição de investimento, se análise onde e de que forma está sendo o investimento interno, e depois de analisa redistribuem-se estes investimentos.

Assim podemos exemplificar algumas das utilizações da estatística dentro da contabilidade e administração das empresas e ter a certeza de que a estatística pode-se ser utilizada de várias formas, contribuindo e muito para a obtenção de resultados e dados para a melhor escolha dos profissionais e administradores poderem tomar suas decisões.

3.TABELA 1

Amostra Gramas

1 13

2 12,5

3 13,5

4 13

5 12,5

6 13

7 12,5

8 13

9 12,5

10 14

11 13

12 12,5

13 12

14 12

15 12

16 11,5

17 11

18 12

19 12

20 12,5

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com