TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APS CONTABILIDADE COMERCIAL TEÓRICO

Por:   •  20/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  4.135 Palavras (17 Páginas)  •  374 Visualizações

Página 1 de 17

INTRODUÇÃO

O trabalho a seguir tem como objetivo verificar a diferença no resultado com mercadorias nos diferentes métodos de avaliação de estoques, identificar qual melhor inventário para a compra de mercadorias para revenda, apontando as grandes diferenças no resultado líquido e no estoque com os tipos de inventários.

Com base nos estudos realizados na empresa GGATJeans é possível identificar toda rotina contábil dentro de uma empresa comercial, demonstrar e analisar impactos no resultado e no estoque, além de obter os resultados com mercadorias - RCM.

Nos próximos capítulos serão apresentados desde a criação de uma empresa do ramo varejista, que atua no segmento de revenda de roupas jeans, seu modo de funcionamento, estratégias e planos de melhorias até sua atividade final.

1. PERFIL DA ORGANIZAÇÃO

1.1 Apresentação da Empresa

Fundada em setembro de 2016 a empresa “GGATJeans” atua na área comercial de jeans, localizada em São Paulo na região Central. Foi criada pela iniciativa de 5 sócios, com a intenção de oferecer ao mercado alta qualidade em jeans com o melhor custo e benefício.

É uma microempresa privada, classificada segundo os critérios do BNDS (Banco Nacional do Desenvolvimento), cadastrada no CNPJ 01.234.567.0001/89, optante pelo regime de lucro presumido com a tributação de alíquotas já instituídas por lei, no caso presente, utilizaremos para estudo, as alíquotas de ICMS, PIS e COFINS aplicada a atividade de revenda da organização presente. Dessa forma, utilizaremos a alíquota de 18% de ICMS, 1,65% de PIS e 7,6% de COFINS nas atividades de compra e venda.

• Missão

Proporcionar aos clientes alta qualidade e satisfação ao adquirir seus produtos e eficiência no serviço.

• Visão

Ser uma marca de moda referência no Brasil, reconhecida pela excelência de seus produtos e procurando sempre a melhoria nos mesmos.

• Valores

Responsabilidade e compromisso com os clientes, qualidade, fidelidade ao estilo e valorização de pessoas.

1.2 Capital Social

Estimado em R$ 500.000,00 divido em partes iguais por seus proprietários no momento da criação, sendo 50% destinado ao banco, 25% utilizado para compra de móveis e utensílios e 25% a integralizar em 2016.

1.3 Força de Trabalho

A GGATJeans conta atualmente com 6 (seis) funcionários, altamente qualificados em suas áreas especificas e com uma noção geral dos outros setores. Classificados assim:

Figura 1 – Organograma – Fonte: Desenvolvida pelo grupo.

Abaixo, a classificação dos salários:

Figura 2 - Salários dos Funcionários - Fonte: Elaborado pelo grupo.

1.4 Produtos e Clientes

Seu público é formado por lojas varejistas até consumidores finais, atendendo-os em diferentes situações e necessidades especificas.

Os produtos são adquiridos em lojas de fábrica com a finalidade de revenda.

Figura 3 – Produtos – Fonte: Autoria do grupo.

1.5 Principais Concorrentes

Podemos considerar como concorrentes todas as lojas do comércio atacadista e varejista no segmento têxtil (de jeans) sejam elas de micro, pequeno, médio ou grande porte.

Figura 4 - Principais Concorrentes – Fonte: Desenvolvida pelo grupo.

2. CONTABILIDADE COMERCIAL

Contabilidade Comercial é o ramo da contabilidade aplicado ao estudo, que permite controlar a movimentação do patrimônio das empresas comerciais, com o fim de oferecer informações sobre sua composição e suas variações, bem com o resultado decorrente da sua atividade comercial, registrando os fatos administrativos decorrentes da gestão das mesmas. As finalidades fundamentais da Contabilidade Comercial é procurar apresentar de forma ordenada, o histórico das atividades da empresa, a interpretação dos resultados, e através de relatórios produzirem as informações que se fizerem precisas para o atendimento das diferentes necessidades. Levando em consideração que toda e qualquer empresa tem vida própria, independentemente de seus sócios e acionistas, é necessário tratar a pessoa jurídica distintamente de seus proprietários. Todavia, como toda pessoa física, uma pessoa jurídica também possui seus bens, direitos e obrigações, de forma que os mesmos equacionam e demonstram o patrimônio da mesma, ou seja, sua riqueza líquida. Desta forma uma empresa pode ser caracterizada como um conglomerado de recursos econômicos.

BENS + DIREITOS – OBRIGAÇOES = RÍQUEZA LÍQUIDA

• Bens e Direitos: Caracterizam-se pelos ativos da empresa, compreendendo então aqueles expressos em moeda – Caixa, Banco, Imóveis, Veículos, Equipamentos, Clientes etc. Estes discriminados do lado esquerdo do Balanço Patrimonial.

• Obrigações: Ou recursos de Terceiros, caracteriza-se como seu passivo, compreendendo as quantias a pagar – Contas a Pagar, Fornecedores, Salários a Pagar. Estes discriminados do lado direito do Balanço Patrimonial.

• Riqueza Líquida: Ou patrimônio líquido de uma entidade pode ser proveniente das seguintes fontes: o Investimento dos Sócios: Efetuados pelos proprietários; os Lucros: Acumulados na entidade como fonte adicional de financiamento, resultante da diferença entre Ativo e Passivo. Deve-se considerar então como equação fundamental do patrimônio a seguinte:

PATRIMÔNIO LÍQUIDO = ATIVO = PASSIVO

2.1 Diário

O livro Diário é obrigatório pela legislação comercial, e registra as operações da empresa, no seu dia-a-dia, originando-se assim o seu nome.

A escrituração do Diário deve obedecer as Normas Brasileiras de Contabilidade.

Sua inexistência, para as empresas optantes pelo Lucro Real, ou sua escrituração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.7 Kb)   pdf (181.7 Kb)   docx (29.1 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com