TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APS Normas Internacionais de Contabilidade

Por:   •  10/5/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  7.100 Palavras (29 Páginas)  •  432 Visualizações

Página 1 de 29

.[pic 1]

UNIVERSIDADE PAULISTA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO – ICSC

CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

APS - ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS – 8º/7º semestres

 

                                    Coordenador:            

                          Disciplina: Normas Internacionais de Contabilidade

  1. AGOSTO / 2016

.[pic 2]


UNIVERSIDADE PAULISTA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO – ICSC

CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

 

                                    Nome:                                           Ra

                                    Nome:                                           RA:

                                    Nome:                                      RA:

                                    Nome:                                      RA:

  1. AGOSTO / 2016

Sumário

1.  Introdução ….................................................................................................3

2.   Objetivo ........................................................................................................4

2.1 Objetivos Especificos ….............................................................................4

2.2 Disciplinas Realizadas a Esta APS …........................................................5

3  Normas Internacionais de Contabilidade …................................................5

3.1 Fundamentação teórica …..........................................................................5 4.          Desenvolvimento …........................................................................8

4.1Definições da Conversão da moeda nas demonstrações contábeis.......8


1 INTRODUÇÃO

O desenvolvimento dos negócios nas organizações requer ampliação dos mercados, e em algumas situações, o mercado mais próximo a ser atingido é o internacional; para isso as empresas necessitam estar preparadas para as exigências, tanto do aspecto da produção, quanto do aspecto legal de atuação.

Entre todas as preocupações dos administradores sobre o processo de comercialização internacional estão as que envolvem os aspectos contábeis que devem ser regidos pelas normas internacionais de comercialização, sendo a conversão da moeda um dos fatores essenciais de obrigatoriedade e importância que auxiliam e facilitam o processo e acompanhamento dos objetivos finais a serem atingidos pelas organizações.

Neste sentido, o presente artigo visa abordar os aspectos teóricos sobre a história da conversão da moeda nas demonstrações contábeis, cujas características e formas de definição da conversão estão sendo demonstradas, dando uma visão atualizada para o contador sobre este processo contábil. Em seguida, avalia os aspectos conceituais sobre a evolução da história da conversão da moeda nas demonstrações contábeis.

O desenvolvimento do presente trabalho envolveu uma abordagem sobre a fundamentação teórica do assunto, aplicando as principais leis relativas ao tema, bem como os fundamentos dos procedimentos estabelecidos, tornando-se uma pesquisa qualitativa e documental com procedimentos bibliográficos.

O Comitê de Pronunciamentos Contábeis - CPC 02, destaca a obrigatoriedade e a importância vinculadas às exigências legais, trazendo ainda muita dificuldade de importância vinculadas às exigências legais, trazendo ainda muita dificuldade de compreensão, tema a ser explorado e, para tanto necessita-se ainda estudos e análises que auxiliem na aplicação da lei de conversão da moeda nas demonstrações contábeis.

O conhecido CPC 02 abrange: Os Efeitos das Mudanças nas Taxas de Câmbio e Conversão de Demonstrações Contábeis, que é a correlação à norma internacional IAS 21, e traz para a normatização brasileira aspectos não considerados nas legislações anteriores sobre o assunto, onde se destaca o conceito da moeda funcional e o tratamento dado à variação cambial dos investimentos no exterior, avaliados por equivalência patrimonial, que era reconhecida juntamente com os resultados gerados no período diretamente relacionados ao resultado da investidora.

Recentemente, atos normativos contábeis modificaram os procedimentos para avaliação, mensuração e evidenciação de tais investimentos societários.

A Lei 11.638/07 alterou a forma de avaliação das participações acionárias classificadas como investimentos em outras empresas. O Comitê de Pronunciamentos Contábeis – CPC aprovou, em 09 de novembro de 2007, o Pronunciamento Técnico CPC 02 –Efeitos das Mudanças nas Taxas de Câmbio e Conversão de Demonstrações Contábeis  (alinhado ao IAS 21- The Effects of Changes in Foreign Exchange Rates emitido pelo International Accounting Standards Board – IASB). O referido Pronunciamento Técnico foi aprovado pela Deliberação CVM 534/08, de 29 de janeiro de 2008, e pela Resolução do CFC 1.120/08 para ser aplicado a partir das demonstrações contábeis encerradas em dezembro de 2008.

Assim, a Comissão de Valores Mobiliários – CVM, atendendo aos objetivos da Lei 11.638/07 e ao CPC 02, emitiu a Instrução CVM 464/08 (que alterou a Instrução CVM 247/96) e a Instrução CVM 469/08, apresentando maior detalhamento para alguns procedimentos contábeis a serem adotados e esclarecendo algumas dúvidas relacionadas ao entendimento da nova Lei. É também importante mencionar que a Deliberação CVM 534/08 revogou a Deliberação CVM 28/86 que, então, regulava essa matéria de investimentos societários no exterior.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (46.8 Kb)   pdf (321.8 Kb)   docx (830.1 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com