TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APS - Trabalho Acadêmico

Por:   •  25/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.281 Palavras (6 Páginas)  •  373 Visualizações

Página 1 de 6

http://www.gazetadopovo.com.br/economia/inflacao-em-alta-afeta-perspectivas-do-varejo-ej8skw2ec35f59pus8mk1ctvy

IBGE: http://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2015-04/comercio-varejista-tem-queda-de-01-no-volume-de-vendas-em-fevereiro

Preço de venda: http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/preco-competitivo-questao-de-sobrevivencia/33349/

2.1.3 Produtos e Clientes

a) Produtos principais:

A Color Teen é uma empresa de pequeno porte que atua no ramo de comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios, seu público alvo é ligado diretamente ao público jovem. Optou por este ramo pois tem um retorno financeiro alto já que os adolescentes estão preocupado com a aparência e tendência da moda.

Seus produtos são importados da Tailândia e feitos artesanalmente. Contando com três principais produtos: vestuários, calçados e bijuterias.

Sua localização geográfica encontra-se no shopping Iguatemi na cidade metropolitana de Campinas, e atende também as cidades vizinhas.

2.1.5

  • Este ramo de atividade contém várias mudanças nas tendências da moda, como exemplo: mudanças de estações (verão, primavera, outono e inverno), mudança de estilo, que podem afetar financeiramente a organização, por isso o estoque tem que ser rotativo e inovador.
  • A economia é um fator importante para o meio do comercio varejista, pois com o grande nível de desemprego que está atualmente no mercado de trabalho os consumidores devem dar preferência aos produtos essenciais, como os alimentos, diminuindo os gatos com produtos supérfluos, como roupas, calçados e acessórios. Segundo os dados do IBGE divulgados no dia 14 de abril de 2015, o volume de vendas do varejo teve uma queda de 3,1% comparando com o mês de fevereiro de 2014 e de 1,2% no acumulado do ano.
  • É importante ressaltar a formação de preços, pois é um dos fatores principais que chama a atenção do cliente. Com isso o empresário tem que compreender para ter o controle da sua empresa, que não é apenas seus custos, limites financeiros e operacionais que defini seus preços, mas os clientes, concorrentes e o mercado.

2.1.6

 A responsabilidade social da empresa Color Teen consiste em duas etapas:

  1. Um questionário bibliográfico com seus clientes alvos para ter uma visão crítica e sugestiva sobre a real necessidade e satisfação dos produtos; se há uma grande demanda neste público.
  2. A empresa tem como responsabilidade social interna, apontar a preocupação com os seus próprios empregados, ou seja, saúde, segurança no trabalho e atuar com ética diante dos seus colaboradores e também com o meio ambiente, minimizando o uso de recurso naturais, tendo as opções de reciclagem, uso de recursos renováveis, reduzir o uso de água e energia.
  3. 2.1.7

2. Documentos de Abertura

No Brasil para exercer atividade todas as empresas devem ter o registro na prefeitura, no estado, na receita federal e na Previdência social.

(Figura 2)

2.1. Contrato Social

Um documento que pactua as normas de constituição e funcionamento de uma sociedade com fins lucrativos, não anônima, denomina-se contrato social.

O contrato Social montra tudo sobre a sede da empresa, o tipo de sociedade, sua qualificação, objetivo, quantos são os sócios, local onde reside, forma de integralização do capital social, prazo de duração da sociedade, composição da administração, foro contratual, data de encerramento do exercício social, etc. Pois ele é a certidão de nascimento da pessoa Jurídica. (Figura 3)

2.2. NIRE

O NIRE é o numero de identificação do registro de empresas, ou seja, representa a legalidade da entidade perante a Junta Comercial. Ele comprova que o estabelecimento existe oficialmente.

Cada estado possui sua própria Junta Comercial, cujo nome varia de acordo com o nome do estado. No caso de são Paulo se chama JUCESP.

O NIRE é composto por doze dígitos, sendo que nela consta a UF (unidade de federação), o tipo de empresa e um digito verificador (o 11º).

Para conhecimento geral esse número é gerado após a elaboração do contrato social ou requerimento de empresário que depois de registrado na Junta Comercial é inserido este numero, na JUCESP vem atrás das paginas do contrato social/requerimento de empresário com um carimbo e assinatura da Junta.

Outro fator existente é a busca pelo nome, muito utilizado para quem queira abrir uma empresa ou alterar seu nome empresarial, evitando que a entidade não seja de um nome igual a uma sociedade que já esteja constituída, porém é possível registrar nomes iguais desde que a Razão Social e a Atividade sejam distintas da empresa registrada.

Logo após a entidade deve realizar o registro na Receita federal para contribuição de impostos e registro de atividades onde vai receber o numero de CNPJ. (Figura 4)

2.3. CNPJ

O Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica é um número que funciona como uma identidade das entidades, ou seja, depois que a empresa faz o seu cadastro nacional ela se torna capaz de processar e também de ser processada, podendo fazer contrato com outras empresas e com o Governo.

O CNPJ veio para substituir o CGC, que era o Cadastro Geral de

Contribuintes.

O órgão responsável pelo CNPJ é a Receita Federal, é ela que realiza todos os registros de cada entidade.

22

Qualquer pessoa jurídica que tenha um estabelecimento comercial, órgãos públicos, condomínios, grupos da sociedade são obrigatórios efetuar este cadastro que é formado por doze números. Pelo CNPJ é possível saber diversas informações da empresa, como o nome, data de abertura, descrição da atividade, endereço, natureza Jurídica, situação cadastral e etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (58 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com