TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA NO ÂMBITO DA CONTABILIDADE

Por:   •  28/6/2021  •  Projeto de pesquisa  •  2.872 Palavras (12 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 12

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR FRANCISCANO [pic 1]

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

ANA PAULA SILVA FONTES PEREIRA

LUCAS DOS SANTOS PINHEIRO

AS CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA NO ÂMBITO DA CONTABILIDADE

PAÇO DO LUMIAR

2021

ANA PAULA SILVA FONTES PEREIRA

LUCAS DOS SANTOS PINHEIRO

[pic 2]

AS CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA NO ÂMBITO DA CONTABILIDADE

Projeto de pesquisa apresentado ao Curso de Ciência Contábeis do Instituto de Ensino Superior Franciscano, como requisito para obtenção da 2º nota da disciplina de Psicologia nas Organizações.

Orientador(a): Lillian Raquel Braga Simões

PAÇO DO LUMIAR

2021[pic 3]

SUMÁRIO

1.        CARACTERIZAÇÃO DA PESQUISA        3

2.        TEMA        4

3.        PROBLEMA        4

4.        HIPÓTESE(S)        4

5.        OBJETIVOS        5

5.1.        OBJETIVO GERAL        5

5.1.1.        OBJETIVOS ESPECÍFICOS        5

6.        JUSTIFICATIVA        5

7.        REFERENCIAL TEÓRICO        6

8.        METODOLOGIA        8

8.1.        TIPOS DE PESQUISA        9

8.2.        INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS        9

9.        RECURSOS        9

10.        CRONOGRAMA        9

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        10


  1. CARACTERIZAÇÃO DA PESQUISA
  1. INTRODUÇÃO

A Psicologia é a ciência que tem por objeto de estudos, entre outros temas, os comportamentos, emoções e a cognição do ser humano. Ela se articula como um campo de conhecimento em contato com o cotidiano e demandas de serviços da sociedade; situando-se, portanto, entre dois mundos em contínua transformação e com ritmos de mudança diferenciados, o que aumenta a dificuldade para manter os programas de formação e o acompanhamento das práticas profissionais em perfeita sincronia.

A demanda da população por um saber especializado e com padrão ético sobre fenômenos que ocorrem na sociedade humana, confere à Psicologia a responsabilidade por ser uma das ciências que contribui com a produção de conhecimento, instrumentalização e teorias em diversos campos profissionais como, por exemplo, na saúde, em instituições de ensino e nas organizações.

Dentro de cada um destes campos profissionais, há uma diversidade de teorias, pesquisas, técnicas e ferramentas, cada qual buscando intervir sobre a realidade. Uma das especializações, originada a partir da demanda de alguns setores da economia e indústria, para compreender os fenômenos que envolvem a relação do homem com o trabalho é a Psicologia organizacional.

Ela investigou a princípio questões ligadas à fadiga e seleção de funcionários, e evoluiu ao longo das décadas para produção de conhecimentos sobre a eficiência do trabalho e processos organizacionais. Também tem como objeto de estudo o comportamento, atitude, estresse e bem-estar do trabalhador, além da cultura, relações interpessoais e dinâmica organizacional.

O campo de pesquisa dos psicólogos organizacionais são as organizações e o trabalho. É neste contexto que atuam, buscam soluções para os conflitos cotidianos e se relacionam com profissionais de outras disciplinas. As possibilidades de atuação especificas de um psicólogo organizacional envolvem estudar, analisar e propor melhorias para as condições de trabalho dos indivíduos, além de processos internos da organização e a análise dos diferentes padrões de comportamentos no ambiente de trabalho.

  1. TEMA

Entende-se que nas empresas existe o dever de buscar meios para tentar compreender os seus hábitos, sabendo disso, podemos ver a importância que a psicologia traz para o estudo dos comportamentos do indivíduo. A psicologia que move vários setores da vida, é imprescindível para o ser humano, isso porque ela cuida do intelecto que se caracteriza como a parte essencial do corpo humano; a psicologia que é voltada para o cuidado das pessoas no trabalho é conhecida como Psicologia Organizacional e engloba a soma de todos os conhecimentos utilizados para possibilitar um bom controle aos trabalhadores.

Proporcionar um bom ambiente de trabalho no qual os funcionários possam se sentir motivados para desenvolverem suas atividades com eficácia e zelo, aumentando a sua autoestima e a produtividade da empresa é o objetivo dessa psicologia, as primeiras propostas a cerca desse assunto foram feitas por Frederick Taylor que sugeriu que os trabalhadores deveriam ser treinados e ressarcidos de forma apropriada para que houvesse um estimulo para a evolução futura.

Porém nem sempre a visão da empresa foi a mesma, antes, para eles o foco era a produção de bens ou serviços, forçando os seus trabalhadores a exaustivas jornadas de trabalho, e quando o mesmo não produzia o suficiente era substituído, e assim o ciclo era infinito, sem contar com da falta de preocupação entre seus colaboradores, essa era a psicologia industrial e partindo dela surgiu a psicologia organizacional, onde os trabalhadores passaram a ter seus direitos assistidos. A gestão então passou a perceber que o serviço era executado melhor e com mais rapidez quando os seus funcionários se sentiam confortáveis e gostavam do que faziam, ou seja, quando o ambiente de trabalho era agradável.

  1. PROBLEMA

Em concordância com tudo o que foi citado surgiu o seguinte questionamento: Quais melhorias o psicólogo interno pode oferecer a uma organização?

  1. HIPÓTESE(S)

O psicólogo da organização oferecerá além de cuidados, avaliações necessárias para uma boa convivência entre os colaboradores no seu ambiente de trabalho. Ele é o responsável pela gestão organizacional da mesma e irá promover diversas melhorias, ao proporcionar aos associados daquela organização os cuidados necessários para o melhor desenvolvimento das suas potencialidades, possibilitando um avanço na produtividade da empresa como um todo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.8 Kb)   pdf (140.7 Kb)   docx (23.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com