TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS OPERAÇÕES DE ARRENDAMENTO MERCANTIL

Por:   •  30/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  632 Palavras (3 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 3

CPC 6 – OPERAÇÕES DE ARRENDAMENTO MERCANTIL

DEFINIÇÃO:

É um contrato também conhecido como leasing, no qual a empresa adquire o bem, (ativo) exemplo: maquina. Com o direito de utilizá-lo por tempo acordar, e ao final deste contrato a empresa pode optar por comprar o bem ou renovar o contrato. É como se a empresa fizesse um aluguel.

PARTES:

ARRENDADORA – São as empresas de leasing bancos e financeiras, autorizadas pelo Banco do Brasil.

ARRENDARTARIA- A empresa que adquire o bem.

FORNECEDOR – É quem a empresa escolhe para fornecer o bem, no qual o bem só é retirado com ordem de comprar pela arrendadora.

BENS ARRENDADOS – Imóveis e móveis de produção nacional e estrangeira. Ex: veículos, maquinas, computadores, equipamentos, dentre outros de acordo com a necessidade da empresa.

MODALIDADES DE LEASING:

São ele, LEASISNG OPERACIONAL e LEASING FINANCEIRO, a diferença entre eles está ligada ao objetivo da empresa, no momento do contrato da operação.

LEASING OPERACIONAL - É a operação no qual a arrendatária a princípio não têm intenção de adquirir o bem ao termino do contrato. Já manutenção, assistência técnica ou serviços necessários para a funcionalidade do bem, podem ser de responsabilidade da arrendadora ou da arrendatária, conforme contrato.

LEASING FINANCEIRO – É a operação no qual a arrendatária têm intenção de adquirir o bem ao termino do contrato, cumprindo com a opção de comprar pelo valor contratualmente estabelecido. Já manutenção, assistência técnica ou serviço necessários para a funcionalidade do bem, são de responsabilidade da arrendatária.

CLASSIFICAÇÃO ARRENDAMENTO:

Arrendamento mercantil deve ser classificado como financeiro, quando se é transferido os riscos a arrendatária, onde passa a ser a responsabilidade dela de fazer manutenção e assistência técnica no bem. Caso não seja transferido o risco classifica-se como arrendamento mercantil operacional.

ARRENDAMENTO MERCANTIL NAS DEMONSTRAÇÕES CONTABEIS DO ARRENDATARIO:

ARRENDAMENTO MERCANTIL FINANCEIRO

RECONHECIMENTO INICIAL – O arrendatário têm a intenção de adquirir o bem no final do contrato. Nesse caso já entra como ativo imobilizado e reconhece no passivo (divida), reconhecer em quantias iguais no ativo e no passivo igual ao valor justo da propriedade arrendada e se inferior ao valor presente.

VALOR JUSTO: É o valor de mercado, valor acordado entre as partes (arrendador e arrendatário).

VALOR PRESENTE: É o valor atual (valor do bem atualizado a data de hoje) descontado com a taxa de juros implícita no contrato.

O valor a ser contabilizado deve ser sempre o menor, ou o justo ou o presente.

Bem vai para o imobilizado e desprecia normalmente

ARRENDAMENTO MERCANTIL OPERACIONAL

É classificado com despesa na base da linha reta,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (43.9 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com