TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO CONTÁBIL

Por:   •  2/6/2015  •  Monografia  •  2.379 Palavras (10 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 CONTROLADORIA 4

2.1 A CONTROLADORIA E O PLANEJAMENTO TRIBUTARIO 4

2.2 A CONTROLADORIA E A OTIMIZAÇÃO DOS CUSTO DE UMA EMPRESA 5

2.3 FUNÇÃO DA CONTROLADORIA EM UMA CISÃO 5

3 ESTUDO DE CASO 7

4 BALANÇO PATRIMONIAL 8

4.1 BALANÇO PATRIMONIAL INCORPORADORA – EMPRESA ALFA S/A 8

4.2 BALANÇO PATRIMONIAL INCORPORADA – EMPRESA BETA S/A 9

4.3 BALANÇO PATRIMONIAL INCORPORADORA APÓS INCORPORAÇÃO – EMPRESA ALFA S/A 10

4.4 BALANÇO PATRIMONIAL INCORPORADORA APÓS INCORPORAÇÃO – EMPRESA ALFA S/A, CORRETO 11

5 PARECER DOS AUDITORES INDEPENDENTES 12

6 CONCLUSÃO 13

REFERÊNCIAS 14

1 INTRODUÇÃO

As mudanças provocadas pela globalização trouxeram consigo políticas e processos de reestruturação patrimonial, e essa modernização fez com que as empresas percebessem a necessidade de promoverem a excelência na produção, gestão dos custos, ativos e passivos da empresa, essa eficácia no gerenciamento da organização para se manterem competitivas no mercado. Neste trabalho abordaremos a controladoria e seu papel nos processos de planejamento tributário nos processos fusão, incorporação e cisão de empresas, esses processos muitas vez buscam minimizar ou até mesmo eliminar impostos e contribuição, no decorrer do trabalha analisaremos e emitiremos parecer referente ao balanço patrimonial da empresas Beta S/A e Delta S/A, antes e após a incorporação.

2 CONTROLADORIA

A controladoria está ligada com todas as áreas do negócio, como vendas, suprimentos, produção, finanças, recursos humanos, áreas que atuam de forma independente, entretanto, tem o mesmo objetivo comum, portanto é função da controladoria agrupar os dados e informações entre as áreas e objetivos da empresa.

A controladoria é o conjunto de princípios, métodos e procedimentos e provenientes das ciências da Administração, Economia, Psicologia, Estatística e, Contabilidade, que se dedica a gestão econômica das empresas, com a finalidade de leva para a eficácia.

2.1 A CONTROLADORIA E O PLANEJAMENTO TRIBUTARIO

Em meio à crescente competitividade entre as empresas inseridas no contexto globalizado atual, torna-se imprescindível a busca de meios que minimizem os custos operacionais e agilizem todo o processo organizacional. Para tanto, um dos instrumentos utilizados nos últimos tempos tem sido o planejamento tributário que, como parte da gestão de tributos realizada pela controladoria, visa a diminuição, postergação ou anulação dos altos custos tributários, principalmente através da prática da elisão fiscal.

Essa situação de inquietude do contribuinte levou à estruturação daquilo que conceitua-se como planejamento tributário, sendo este uma parte integrante da gestão de tributos. Quanto à gestão de tributos e sua execução pela Controladoria, Padoveze (2003, p. 73) afirma que “apesar do forte componente jurídico, o desenvolvimento desta atividade pela Controladoria impõe-se pela natural tendência de a Contabilidade dispor e utilizar as informações relativas aos impostos”. Assim, entende-se que cabe à Controladoria, dentre outras funções, a de mensurar e analisar o impacto dos tributos no resultado econômico da empresa, procurando identificar alternativas que minimizem, de forma legal, os custos tributários, o que é realizado através do planejamento tributário.

Assim, o planejamento tributário pode ser entendido como um processo de busca de conhecimentos e instrumentos eficazes e legais, que visa uma economia de tributos através da exclusão, redução ou postergação do ônus tributário. Um dos principais agentes, senão o maior, que levam à adoção do planejamento tributário é, sem dúvida, a elevada carga tributária. Uma pesquisa realizada pela revista Exame, publicada em sua edição de 5 de setembro de 2001, aponta que a carga tributária média encontrada nos diversos setores de atividade foi de 42,9%. Revela-se ainda que, na distribuição das riquezas geradas pelas empresas, a maior parcela fica com o governo através dos tributos arrecadados (43%), enquanto a remuneração do capital absorve 34% e os gastos com pessoal e encargos atingem 23%.

2.2 A CONTROLADORIA E A OTIMIZAÇÃO DOS CUSTO DE UMA EMPRESA

A otimização dos custos não está relacionada unicamente a cortes e redução de matéria prima e mão de obra, a otimização dos custos consiste no planejamento e execução de ações que visam eliminar atividades que não agregam valor aos produtos, a redução de custos eficaz deve permanente e generalizada.

A controladoria pode dar o aporte necessário aos gestores na elaboração de uma política de redução de custos eficaz.

No decorrer da implementação da política de redução de custos pode haver aquisições de novas empresas e realização de novos investimentos, uma vez que através das funções da controladoria é possível analisar e avaliar se o senário esta propício para novos investimentos que possibilitem ao aumento do faturamento sem com isso aumentar os custos.

2.3 FUNÇÃO DA CONTROLADORIA EM UMA CISÃO

Assegurar que as primeiras demonstrações contábeis elaboradas estejam de acordo com as novas práticas contábeis adotadas no Brasil, bem como as demonstrações contábeis intermediarias que se refiram a parte do período coberto por essas demonstrações contábeis,

• Essas demonstrações devem conter informações que:

• Proporcionem um ponto de partida adequado para a contabilidade de acordo com as novas práticas contábeis adotadas no Brasil;

• Sejam transparente para os usuários;

• Possam ser geradas a um custo que não supere os benefícios para os usuários. (CPC 13, 2008).

Com isso torna-se essencial o acompanhamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)   pdf (61.5 Kb)   docx (19.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com