TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS ADMINISTRAÇÃO - CURSO CONTABILIDADE

Por:   •  18/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.945 Palavras (20 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 20

ETAPA 01 –  Planejamento Estratégico e de Ação Empresarial

Nossa equipe de gestores foi contratada para administrar e elaborar um planejamento estratégico de uma pequena empresa local no ramo de telefonia, com intuito de atingir os seguintes objetivos:

  • Oferecer excelente serviço de atendimento ao cliente, suporte e pontualidade na entrega dos pedidos.
  • Desenvolver um serviço de relacionamento com cliente mais personalizado, ágil e eficiente que o da concorrência.
  • Necessidade de superar a concorrência com excelência.

Para tal tarefa, será necessário aplicarmos nosso conhecimento em Planejamento Estratégico, Planejamento Tático e Planejamento Operacional, conforme segue descriminado abaixo:

Etapas do Planejamento Estratégico.

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8][pic 9][pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]

[pic 15]

[pic 16][pic 17][pic 18][pic 19][pic 20][pic 21]

No processo do planejamento estratégico da empresa de telefonia, como já é característico do planejamento, iremos trabalhar no nível hierárquico mais elevado da empresa, ou seja, envolver a empresa como um todo, voltando para as relações entre a empresa e seu meio ambiente de tarefas.

Estipulamos o prazo de 36 meses para o objetivo ser alcançado, conforme planejamento Estratégico abaixo especificado.

Missão: Fornecer as pessoas e as empresas em geral, um serviço diferenciado e personalizado na área de telefonia, proporcionado satisfação e eficiência nos serviços prestados.

Visão: Ser referência na área de telefonia, fornecendo atendimento personalizado de acordo com a necessidade do cliente, otimizando tempo e qualificando os serviços solicitados.

Analise Ambiental Externa:

  • Fatores tecnológicos: Implantamos um software de baixo custo, de produção própria e de alta eficiência para nosso serviço prestado, mas necessitamos  ficar atentos aos novos softwares e produtos lançados no mercado
  • Fatores políticos: Devido ainda sermos uma pequena empresa, possuímos os mesmos benefícios das demais e ainda não fomos reconhecidos pelo município, como uma empresa que irá gerar grandes riquezas.
  • Fatores econômicos: Iremos iniciar com valores parecidos ao da concorrência, pois acreditamos que  a excelência no serviço prestado, será o diferencial para captarmos clientes. Quando virarmos referência na área telefônica, será reajustados os valores com o intuito de valorizar o serviço diferenciado que possuímos.
  • Fatores legais: Nossa atividade não possui restrições perante aos órgãos competentes de registro e a cidade onde estamos estabelecidos, proporciona ótimas condições de trabalho, com tributos justos e grande oportunidade de crescimento. Iremos participar de uma próxima licitação, para apresentarmos nossos serviços ao município
  • Fatores sociais: Estamos estabelecidos em uma grande cidade, onde a população esta acostumada a trabalhar e procura maiores salários para maior qualidade de vida. De inicio nossa remuneração aos funcionários será igual ao da concorrência, porém, iremos proporcionar melhores benefícios, como plano de saúde e plano de carreira.
  • Fatores demográficos: Nosso ramo atende todo tipo de população, por isso, iremos em busca de todos os perfis de clientes, apresentando nosso serviço diferenciado.
  • Fatores ecológicos: Nossa atividade não causa prejuízos ao meio ambiente, porém, para cada árvore que necessitar de ser podada ou arrancada, para realizamos nosso serviço, será plantada cinco novas mudas de árvores nas praças e bosque da cidade.

Analise Organizacional Interna:

  • Recursos empresarias: A empresa possui um galpão  próprio, com oito carros disponíveis para atendimento e capital suficiente para compra de materiais e pagamento das obrigações.  

Competências atuais e potenciais: A empresa possui quatros produtos/serviços e para cada item descriminado abaixo, a empresa tem um gerente operacional treinado e especializado.

                         - Telefone fixo        - Internet fixa e wi-fi        

                         - Telefone móvel        - Internet móvel

Estrutura Organizacional:

[pic 22]

[pic 23][pic 24]

[pic 25]

[pic 26][pic 27][pic 28]

[pic 29][pic 30][pic 31][pic 32][pic 33][pic 34][pic 35]

[pic 36][pic 37][pic 38][pic 39][pic 40][pic 41]

[pic 42]

Pessoas: Os cargos e funções estão descriminados no organograma da empresa, conforme imagem acima:

Tecnologia: É utilizado software próprio que atende as necessiades da empresa

Cultura Organizacional: A empresa utiliza o modelo de administração centralizada, onde as decisões partem do presidente, mas este está sempre aberto a discussões com todos departamentos da empresa e em alguns casos, os mesmos estão autorizados a tomarem decisões, desde que estejam voltadas para o objetivo da empresa. Será trabalhado com metas para os departamentos, para fins motivacionais.

Formulação de Alternativas: Iremos trabalhar com a estratégia ofensiva, pois acreditamos que nosso atendimento diferenciado e personalizado irá conquitar os clientes da concorrência, porém, será trabalhado em conjunto com o planejamento conservador, pois neste novo inicio de trabalho, será necessário os bons resultados, não podendo afetar o atendimento personalizado, que é o diferencial da empresa.

Elaboração do Planejamento Estratégico:

Implementação e Execução: Para colocar e executar todo planejamento estratégico desenvolvido em ação, iremos buscar estar sempre com o foco em manter uma organização adequada, buscando incentivos as pessoas envolvidas, mantendo um bom controle, acompanhamento intenso e muito importante será o envolvimento por parte das lideranças estratégicas e operacionais.

Pontos em que iremos buscar: Participação das pessoas, comunicação, preparação prévia do pessoal, reforço continuo, avaliações sistemáticas e recompensa aos esforços de pessoal pelas ações desenvolvidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33 Kb)   pdf (608.2 Kb)   docx (349 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com