TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Teoria Da Contabilidade

Por:   •  22/9/2013  •  4.756 Palavras (20 Páginas)  •  409 Visualizações

Página 1 de 20

FACULDADES INTEGRADAS TORRICELLI ANHANGUERA

ANA MARIA ROSA ARAUJO - RA 3226040575

JAKELINE APARECIDA DE LIMA - RA 3207582121

JOSEVALDO BARRETO JUNIOR - RA 3226044296

JULIANA GORETI DOS SANTOS - RA 3226022294

LIDIANNE VALÉRIO DE CARVALHO ALVES - RA 3226044302

MICAELLY NASCIMENTO - RA 3226040614

ROCHELLE ARAUJO - RA 3206044311

ATPS TEORIA DA CONTABILIDADE: 1ª e 2ª ETAPA

GUARULHOS

2012

Introdução

O trabalho mostra que a origem da contabilidade teve início na pré-história antes que o homem desenvolvesse a escrita valendo-se dos recursos existentes na época. Evoluiu e passou por várias etapas até chegar no mundo moderno quando Frei Luca Pacioli desenvolve o método das partidas dobradas surgindo várias escolas, onde destacaram-se primeiramente a italiana e com o passar dos anos a norte-americana. A Contabilidade acompanha a evolução e ganha destaque por se fornecer informação estruturada de natureza econômica, financeira e, subsidiariamente, física, de produtividade e social, aos usuários internos e externos à entidade objeto da Contabilidade.

1 - A Origem da Contabilidade

A Contabilidade teve origem na Pré-História, antes que o homem desenvolvesse a escrita e o cálculo. O homem, pressionado por suas necessidades, criou uma sistemática de registro valendo-se dos recursos e conhecimentos disponíveis na época.

O zelo pelo patrimônio (na verdade, pelas “utilidades”) já suscitava preocupações, motivadas pela necessidade de sobrevivência. A Pré-História foi um período de descoberta, adaptação e aprendizado. O homem reconhecia e explorava seu ambiente, organizando suas impressões para responder aos desafios impostos e sobreviver – fase do empirismo primitivo.

Com o aquecimento da terra, verificando no Período Mesolítico, o homem mudou gradativamente sua condição de nômade para sedentário, assentando-se em locais que viabilizavam sua sobrevivência, que se dava à custa da coleta de frutos, pesca e caça. Por essa razão o homem privilegiava as áreas próximas às nascentes. Na medida em que reconhecia suas necessidades e o ambiente, criava soluções práticas para atendê-las.

Apesar de primitiva, a civilização já contava com a indústria de instrumentos. O homem primitivo fabricava os artefatos utilizados na caça, pesca e coleta. A crescente complexidade das relações ensejou a necessidade de controle, por meio das inscrições (memória contábil).

O excedente coletado era guardado (noção de estoque) ou trocado por outras utilidades. O homem aprimorava a comunicação e as relações sociais. Sá (1998, p.17) ressalta que “A qualidade e a quantidade das reservas de utilidades, quer de caça, quer de colheita, foram elementos que o homem notou como algo distinto, como conquista de seu trabalho”. O autor ainda explica que “Essa observação empírica produziu, também, a ideia originária de coisa que se pode dispor para obter-se utilidade, como meio apto para suprir necessidades, ou seja, o ‘patrimônio’.” (SÁ, 1998, p. 18)

A riqueza era evidenciada por meio da arte, como evidencia as inscrições nas paredes das grutas e pedaços de ossos. Os registros eram extremamente simples: o desenho do animal ou coisa correspondia à natureza da utilidade (item do patrimônio) e os riscos representavam a quantidade. O homem primitivo evidenciava nas contas qualidade e quantidade, sendo a qualidade a natureza do bem conquistado e guardado.

Conta primitiva

Qualidade (natureza da utilidade) Quantidade (riscos)

___________________________________________________________________________

Alguns denominam a evidenciação acima de pré-conta. Com o passar do tempo as inscrições ganharam maior complexidade, forçando o homem a refinar o seu modo de registro fazendo-o migrar da arte para a técnica. Sá (1998. p.19) conta-nos que “há mais de 6.000 anos o comércio já era intenso, o controle religioso sobre o estado já era grande e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.5 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com