TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS: Alterações ocorridas nas demonstrações financeiras sob o nome "Saldo", com o surgimento de uma nova Lei das Sociedades por Ações e do Ambiente de Negócios Internacionais

Seminário: ATPS: Alterações ocorridas nas demonstrações financeiras sob o nome "Saldo", com o surgimento de uma nova Lei das Sociedades por Ações e do Ambiente de Negócios Internacionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2014  •  Seminário  •  618 Palavras (3 Páginas)  •  519 Visualizações

Página 1 de 3

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Competências Profissionais – Ciências Contábeis

Aula-tema 03: Contabilidade Geral

Atividade de Autodesenvolvimento

Anhanguera Educacional

ANO 2014

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Competências Profissionais – Ciências Contábeis

Aula-tema 03: Contabilidade Geral

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido na disciplina Competências Profissionais – Ciências Contábeis apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.

Anhanguera Educacional

ANO 2014

Os principais mudanças ocorridas com a edição da Lei 11.638/07 e alterações posteriores, e quais seus impactos na contabilidade desenvolvida no Brasil.

O presente trabalho tem como objetivo apresentar as mudanças ocorridas na demonstração contábil denominada Balanço Patrimonial, com o advento da nova Legislação Societária e o Ambiente Internacional de Negócios. A metodologia adotada na elaboração deste artigo remete a utilização de pesquisa bibliográfica, através de fontes primárias: legislação e normas regulamentadoras e fontes secundárias, como livros e artigos científicos.

Em Janeiro de 2000 a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) elaborou um Anteprojeto de Lei de reforma da Lei 6.404/76. A proposição teve, desde o início, por finalidade a modernização e harmonização da lei societária em vigor com os princípios fundamentais e melhores práticas contábeis internacionais, visando a inserção do Brasil no atual contexto de globalização .A idéia inicial da revisão da Lei 6.404/76 surgiu em seminários promovidos pela CVM, que contaram com a participação de entidades públicas e privadas, conferindo, a partir do debate público, legitimidade ao processo.

É possível entender o processo de harmonização como um meio de reduzir as diferenças nas práticas contábeis entre países, de forma que as demonstrações de variados países sejam apresentadas segundo um conjunto de princípios comuns.

As recentes mudanças ocorridas no cenário contábil mundial são frutos de um desenvolvimento histórico que começou na era dos primórdios, aproximadamente há 4000 anos. Com o avanço das civilizações e a evolução da agricultura era preciso registrar para facilitar a localização das mercadorias e propriedades Um dos fatores responsáveis por essas divergências são os variados modelos contábeis existentes no mundo, que dificultam o trabalho dos contadores, podendo muitas vezes haver desarmonia nas informações, ferindo algumas abordagens e não permitindo decisões e julgamentos adequados por parte de seus usuários.

Observando a realidade percebemos que a contabilidade não é aplicada de forma única, os princípios fundamentais diferem de um país para outro e dada a globalização, o crescente número de transações no exterior somados ao advento de multinacionais exigiu que a contabilidade se desenvolvesse de forma a melhor auxiliar os investidores, padronizando os procedimentos contábeis que no Brasil se dá com a criação da Lei 11.638/07 e Lei 11.941/09 que altera a lei das Sociedades por Ações, alinhando-se as IFRS (International Financial Reporting Standards -relatório padrão internacional de contabilidade financeira) de forma a garantir maior transparência e confiabilidade as operações de investimento.

Aplicou-se análise de cluster para agrupar as empresas de acordo com suas semelhanças relacionadas a adequação à Lei nº 11.638/07. Os resultados da pesquisa mostram que as companhias vêm elaborando suas demonstrações contábeis com base na Instrução CVM nº 469, de 2 de maio de 2008, que faculta a aplicação imediata de alguns pontos da Lei. Conclui-se que, apesar da necessidade de normatização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com