TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS: Auditoria Interna

Seminário: ATPS: Auditoria Interna. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  Seminário  •  7.872 Palavras (32 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 32

Auditoria

Auditoria Interna

Atividade desenvolvida para o Curso de Contabilidade

8ª série, visando obtenção de aprendizagem e alcance de objetivos.

SÃO PAULO – 2014

SUMARIO

Objetivo......................................................................................................................5

Introdução...........................................................................................................6

ETAPA 1

O que é Auditoria........................................................................................................7

Tipos de Auditoria...................................................................................................11

O auditor externo e o auditado...........................................................................14

A postura de um auditor.....................................................................................16

ETAPA 2

Quadro 1 – Demonstrações Contábeis Auditadas.....................................................17

ETAPA 3

Quadro 2 – Planejamento de auditoria.................................................................18

ETAPA 4

A importância da carta de responsabilidade, o porquê da criação da Lei Sarbanes-Oxley e seus impactos causados nas empresas de auditoria.............................19

CONSIDERAÇÕES FINAIS..............................................................................24

BIBLIOGRAFIA.......................................................................................................25

OBJETIVO

A ATPS a seguir tem como objetivo demonstrar a importância da auditoria interna no processo decisório das instituições, demonstraremos como esta ferramenta pode ser de grande utilidade e importância para o controle administrativo das organizações por ser uma atividade que se destina a observar, questiona, indagar, checar e propor alterações na medida das necessidades e procedimentos. Trata-se de um controle administrativo, cuja função é avaliar a eficiência e eficácia de outros controles.

INTRODUÇÃO

Esta ATPS foi realizada através pesquisas bibliográficas, desenvolvidas em livros de auditoria e sites de órgãos contábeis já publicados sobre auditoria e auditoria interna, fez-se necessário embasamento teórico, através de estudos e pesquisa bibliográfica, relacionada ao campo dos saberes inerentes as área de contabilidade e da auditoria na sua forma mais abrangente tendo a finalidade de alcançar os objetivos previamente traçados com resultados positivos dentro do contexto das organizações contemporâneas e frente às diversas demandas que o tema sugere e propõe que o alvo deste trabalho acadêmico é demonstrar algumas das diversas ferramentas que a auditoria interna possui para ajudar os gestores na elaboração de respostas e nortear as empresas nas tomada de decisões.

Com a finalidade de esclarecer referente os resultados positivos que se almeja demonstraremos como chegar aos fins desejados através desta valiosa ferramenta de trabalho da Contabilidade na orientação técnica ao combate à fraude e a erros, corrigir condições apontadas como deficientes até que se atinja disposição satisfatória, contribuindo assim para a transparência e confiabilidade das demonstrações contábeis.

E que Isto valorizará ainda mais a organização auditada fazendo prevalecer cada vez mais o Princípio Contábil da Continuidade, afinal uma instituição que trabalha com destaque na forma ética tem bons retornos, dentre estes o da vida longa e lucrativa no mundo dos negócios.

Vamos demonstrar a importância da auditoria interna para as entidades destacando a responsabilidade do auditor interno, dentro destas organizações. Compreender os procedimentos e as etapas necessárias para o desenvolvimento da auditoria interna; relatar as atribuições do auditor; analisar quais os riscos e principais fontes de erros inerentes à atividade de auditoria.

Etapa 1

O que é Auditoria.

Devido ao aumento do volume das operações nas empresas e com isto o aumento na complexidade de sua administração e controle achou-se a necessidade dos investidores e proprietários desde a confirmação dos valores retratados no patrimônio das empresas que possuíam ou as que pretendiam aplicar seus recursos e investimentos, principalmente com o grande crescimento econômico-financeiro que levou ao aparecimento de grandes empresas que ganham destaque no meio comercial.

Muito se tem comentado sobre o atual momento pelo qual passa a função de auditoria nas organizações de todo o mundo, apesar de uma área temática recente. É questionada a sua real necessidade nas organizações, como uma atividade que realmente agregue valor ao negócio e proporcione rentabilidade e segurança sobre as operações aos acionistas.

Agregar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (56.5 Kb)  
Continuar por mais 31 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com