TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS: Auditoria Operacional

Seminário: ATPS: Auditoria Operacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/3/2014  •  Seminário  •  845 Palavras (4 Páginas)  •  469 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Avaliação a Distância

Disciplina: Auditoria Operacional

Curso: Ciências Contábeis

Professor: Araceli Farias de Oliveira

Nome do aluno: Valdinéia S. Soethe Della Giustina

Data: 18/02/2014

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Leia atentamente os enunciados das questões e responda:

1) As folhas de pagamento de Companhia de Construções Kelly são preparadas pelos apontadores, nos canteiros de obras, e então encaminhadas ao escritório central, para preparo dos cheques. Como os operários de construção não gostam de esperar pelo pagamento, o escritório central prepara as folhas o mais rápido possível. O malote, com as folhas e os respectivos numerários, é encaminhado para os apontadores que efetuam o pagamento para cerca de 1.500 homens, em 30 locais diferentes. O gerente geral da empresa acha que as folhas de pagamento têm aumentado, sem um correspondente aumento da quantidade de serviço feito, mas ele não tem tempo nem conhecimento técnico para descobrir exatamente o que está errado.

Embasado no estudo de caso responda as questões que seguem:

a) Mediante o conceito de auditoria operacional é possível você como auditor interno auxiliar esta empresa? (2,0 pontos)

R: Sim, o objetivo geral da auditoria é assessorar no desempenho de suas funções e responsabilidades, de acordo com o planejamento e com o programa de trabalho, avaliando se a organização, o departamento, as atividades, os ou da organização.

A rotina de controle interna dessa empresa segue quase todos os requisitos necessários, visto que envolvem segregação de funções, sistema de autorização e sistema de registro, mas os materiais teriam que ter sido formalmente recebido e transferido aos demais departamentos. Cada ordem de compra deve ser suportada por uma requisição de material devidamente aprovada por pessoas autorizadas.

b) De acordo com os conceitos dos três Es: Economia, Eficiência e Eficácia, descreva uma solução de ação econômica, outra ação eficiente e uma outra de ação eficaz a ser tomada pela empresa em estudo. (3,0 pontos)

R: Economia – exame de essencialidade do ato praticado sob o ponto de vista de sua adequação econômica no ambiente, no tempo, na forma e nas condições em que ocorreu.

Eficiência – Fazer corretamente. Medida em que os recursos necessários são adquiridos, protegidos e aplicados, propiciando a obtenção do resultado.

- ao menor tempo;

- ao menor custo; e

- com a maior qualidade possível

Eficácia – fazer a coisa certa, atender os registros, atingir as metas, cumprir cronogramas, satisfazer o cliente.

2. Você foi contratado como auditor operacional para executar a auditoria no setor da área financeira.

Durante a execução dos exames de auditoria, você solicitou os relatórios de contas a pagar e a receber da empresa. O responsável pelo departamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com