TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS - Balancete de Verificação

Seminário: ATPS - Balancete de Verificação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2014  •  Seminário  •  350 Palavras (2 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 2

Balancete de Verificação

O balancete de verificação tem como base o método das partidas dobradas e tem como finalidade averiguar se os saldos das contas contábeis estão em equilíbrio, ou seja, se os lançamentos contábeis foram efetuados corretamente. A regra fundamental é que para todo débito lançado numa conta, haverá obrigatoriamente, um credito lançado em outra conta.

As empresas podem realizar o Balancete de Verificação diariamente, semanalmente, mensalmente ou anualmente. As instituições financeiras, por exemplo, levantam balancetes diariamente em razão da grande quantidade de lançamentos, permitindo assim a detecção dos erros de um dia para o outro. Porém, grande parte das empresas verifica sua contabilidade por meio do balancete mensal. O que não é recomendado é o balancete anual, uma vez que , na constatação de erros é mais difícil a detecção do erro, já que é necessário verificar a contabilidade do ano inteiro.

O balancete é um demonstrativo do saldo de todas as contas lançadas no Livro Razão.

Os lançamentos contábeis efetuados no Livro Diario têm seus reflexos no Livro Razão, onde é lançado o valor do debito de uma conta e a credito de outra conta.

Se há diferença entre a soma dos créditos e a soma dos débitos, há indícios de que os registros lançados não estão corretos. Nesses casos é necessário uma averiguação. Por isso, quanto menor o período de abrangência do balancete, mais fácil será na hora de identificar o erro.

Porem, há erros que o balancete não detecta. Se por exemplo realizou-se uma compra de móveis, mas na contabilização colocou-se como sendo máquinas, o total do balancete seria o mesmo, mas com lançamentos na conta errada. Há outros tipos de erro que o balancete não detecta, conclui-se assim que é uma ferramenta um pouco limitada no que tange a identificação de erros nos lançamentos.

O balancete de verificação também é uma ferramenta muito utilizada para tomadas de decisões. Por essa razão, é muito aconselhável uma verificação mais periódica já que esse instrumento é o que determina o resultado financeiro e econômico da empresa no final de determinado período.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com