TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS: Conceitos fundamentais de matematica financeira

Seminário: ATPS: Conceitos fundamentais de matematica financeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2014  •  Seminário  •  985 Palavras (4 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 4

Etapa 01

CONCEITOS FUNDAMENTAIS DE MATEMATICA FINANCEIRA

RELATORIO 1

A Matemática Financeira é a base do mercado financeiro, pois é através da estrutura de funcionamento de dois produtos, o JURO SIMPLES e JUROS COMPOSTO, que é um conteúdo importante para o sucesso da aprendizagem.

O JUROS SIMPLES, visa juros fixos de acordo com o capital investido, os valores dos rendimentos são os mesmo mês a mês, que se tem:

J= C.i.n

O JURO COMPOSTO, é diferente, pois o composto o juro são por periodos e são somados ao capital para o calculo de novos juros nos períodos seguintes e capitalizado mensalmente.

M= C.(1+i)

O JURO SIMPES, é de forma linear, já o COMPOSTO é feita de forma exponencial. Assim sendo quando é capitalização for igual a 1 a SIMPLES será igual a COMPOSTA.

A diferença entre as duas ocorre quando a capitalização é inferior a 1, ai os juros SIMPLES são maiores que os COMPOSTOS.

HP 12

A Calculadora da HP é um instrumento, bem difundido, pratico e de fácil manuseio e uma grande utilidade para nosso dia a dia, e sem ela com certeza nossos cálculos seriam praticamente impossível.

O aprendizado da matemática financeira não esta necessariamente condicionado a utilização de um instrumento programável de calculo. A essência dos cálculos pode ser absorvida também por varias ferramentas entre elas o excel, que também serve de base para a matemática financeira, e uma ferramenta que nos ajuda muito na utilização de planilhas,

Ambos são essenciais, para nosso aprendizado por isso temos que aprender e de forma muito sincera aprofundar a essas duas ferramentas que não pode faltar de forma alguma a um Administrador.

CASO A

 VESTIDO DE ANA, TERNO SAPATO DE MARCELO 12X $256,25 S/JUROS CARTAO

 BUFFET $ 10.586,00 25% PAGOS NA CONTRATAÇÃO SERVIÇO $2631,50

 RESTANTE FOI FEITO EMPRESTIMOS A JUROS COMPOSTO COM AMIGO DE INFANCIA DO CASAL

 FORMA DE PAGAMENTO $10,000 APÓS 10 MESES.

10.586,00--------25%= 7.939.50

10,000----10VEZES

TERMINOLOGIA

7,939,50-----CHS---PV

0------------------PMT

10,000-----------FV

10----------------N

i-----------------2,3342%

TRANSFORMAÇÃO MÊS POR DIA

Ia{(1+i)-1}x 100

Ia{(1+0,0781) -1}x100

=0,2510%

CASO B

MARCELO E ANA, pagariam mais juros se ao invés de utilizar o cheque especial disponibilizado pelo banco.

O EMULADOR DO CASO A FOI ASSOCIADO O NUMERO 3 PARA CALCULO NA HP

7,81%= 0781

TERMINOLOGIA

6893,17--------CHS---PV

0--------------------PMT

10--------------------N

0,2510-------------i

FV=7068,16

PARA JUROS SIMPLES

J= 6893,17x 0,0781

=179,4522

Relatório 2

Passo 1

Com bases nas pesquisas feitas no PLT e na internet podemos ver que uso das sequencias de pagamentos uniformes postecipados e antecipados fazem parte do nosso cotidiano, tanto na vida pessoal quanto profissional. Podemos identificar isso quando compramos um carro, uma casa, eletrodomésticos entre outros itens, pois na maioria das vezes optamos pelo parcelamento quando efetuamos uma compra e tendo conhecimento sobre como fazermos os cálculos usados para este fim podemos tomar decisões que se adequam melhor a nossa renda e também estar ciente dos juros que vamos pagar, e assim, decidir se devemos comprar a vista, fazer em menos ou mais prestações ou até mesmo desistir e esperar para comprar.

Quando optarmos por fazer um empréstimo ou financiamento, saberemos fazer escolhas melhores se tivermos como calcular os juros e analisar as opções de pagamentos. Também podemos fazer aplicações em um banco e calcular quanto teremos de lucro com os juros de acordo com as parcelas que podemos aplicar.

Nas empresas, o conhecimento das sequências uniformes de pagamentos postecipados e antecipados pode influenciar muito na tomada de decisões pois temos que procurar obter cada vez mais lucros e não prejuízos. Portanto na vida do administrador todo o conhecimento em sequências de pagamentos e em outras áreas da matemática financeira é essencial, pois ele tem que saber tudo que acontece no mundo financeiro, pois assim saberá tomar decisões, saberá onde aplicar e administrar o dinheiro, trazendo rentabilidade e maximizando os resultados da empresa.

Sobre as sequência de pagamentos uniformes temos:

Sequência de pagamentos uniformes postecipados – Acontece quando compramos algo sem entrada e pagamos somente ao final do primeiro período.

Sequência de pagamentos antecipados – Acontece quando compramos algo e efetuamos o pagamento da primeira parcela

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com