TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS ESTRUTURA E ANALISE FINANCEIRA

Por:   •  31/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.076 Palavras (9 Páginas)  •  533 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

INTRODUÇÃO

O desenvolvimento desse trabalho tem como intuito analisar as demonstrações contábeis da empresa Natura Cosméticos S.A, no qual veremos a analise vertical, é importante porque mostra cada conta dentro da demonstração, onde mostra a composição de recursos e despesas de uma entidade, onde tem a participação de terceiros e próprio e como se faz a distribuição no decorrer do exercício. É feito a comparação com os ativos e passivos.

Tem a analise horizontal que também deve ser levada em conta e deve ser analisar junto com a vertical para ter o mesmo controle das contas dentro de exercícios anteriores. A análise horizontal é afetada pela inflação se faz necessário transformar os valores no período atual, onde da pra analise com mais exatidão as contas do patrimônio.

ETAPA 1 - PASSO 2

Após lermos o material de estudo, pudemos ter um entendimento melhor sobre o balanço patrimonial, com isso vamos apontar os tópicos principais para maior entendimento. O texto Estrutura das Demonstrações Financeiras apresenta sobre as demonstrações financeiras e sua estrutura, com isso veja abaixo alguns tópicos para melhor compreensão.

A contabilidade tem como objetivo estudar os bens patrimoniais das entidades, ela explica a situação que a empresa está, para assim ter um controle dos bens, das obrigações, e podendo analisar planejamos futuros. Sua estrutura é composta pelo balanço patrimonial, demonstrações do resultado do exercício, demonstrações do fluxo de caixa, notas explicativas.

O patrimônio é composto por bens, direitos e obrigações com terceiros, também podemos pronunciar como Ativo e Passivo.

Ativo: ele faz parte das contas patrimoniais é composto pelos bens e direitos da empresa, obtendo valores econômicos e podendo transformá-los em dinheiro, ele define o que a entidade tem, comprou e pretende adquirir. As contas do ativo são formadas em ordem decrescente, para poder converter em dinheiro em um tempo mais rápido é uma maneira de controlar os planejamentos passados e ver sua evolução no futuro, é um estudo para ver os benefícios econômicos da empresa, tudo que a empresa já tem e administra corretamente para que gere recursos financeiros futuros, o foco nas empresas é obter o lucro, o ativo é a aplicação de bens e direitos de modo a produzir lucro. Ele é composto por vários grupos como, ativo circulante, ativo realizado em longo prazo e ativo permanente.

Ativo Circulante: ele é composto por dinheiro, e tudo o que gera o dinheiro rápido, são contas que estão constantemente em movimentação, neste grupo tem os bens e direitos que a empresa consegue gerar em dinheiro em pouco prazo, até o final do exercício seguinte, essas contas irão aumentar o caixa da empresa.

Caixa: dinheiro que existe realmente na empresa, tendo mais rapidez de gerar mais dinheiro, quando for necessária a utilização deste dinheiro ele estará disponível a própria empresa.

Banco conta Movimento: nele são registrados os recursos depositados em contas corretes que são contas bancarias, o saldo pode ser sacada a qualquer momento, a empresa usa para fins de compras com cheques ou cartão, vendas, recebimentos, pagamento de funcionários, empréstimos, conta poupança caso a empresa tenha.

Aplicações Financeiras: essas aplicações trás um retorno rápido á empresa, pois a empresa faz um investimento para ser convertido em dinheiro, é feita para obter recursos financeiros.

Depósitos Bancários: para cheques transferências bancarias que entrara na conta da empresa em curto prazo.

Duplicatas a Receber: valor a receber de clientes que fez compras na entidade está conta é usada quando o cliente obteve a compra e não pagou o valor total devido, compra com cheque, cartão, compra parcelada, são valores não recebidos referentes a vendas realizadas.

Títulos a Receber: são usados mais como notas promissórias, esses títulos pode ser aplicado por vencimento do prazo de pagamento, este valor é renegociado e torna a ser pago por notas promissórias.

Ativo não Circulante: é composto pelos registros que serão transformados em dinheiro, após o final do exercício seguinte longo prazo, assim como os bens de uso: máquinas, veículos, equipamentos, podemos ver que o ativo não circulante é todos os bens que tem um tempo maior para ser transformado em dinheiro. Este grupo é composto também pelas contas que não tem prazo de vencimento.

Duplicatas a Receber em longo Prazo: são os valores a receber de vendas realizadas, porém essas vendas podem ser feitas de várias maneiras, uma delas é em longo prazo, o cliente pode pagar em várias parcelas, dependendo do valor da mercadoria quando a mercadoria tem um valor muito alto, ele divide em parcelas que serão pagas após o final do exercício seguinte.

Aplicações Financeiras em Longo Prazo: são as aplicações que a entidade realiza, mais só vai poder retirar este dinheiro após um tempo.

Ativo Permanente: refere-se a um grupo de contas que engloba os recursos aplicados em bens ou direitos de permanência duradoura, destinados ao funcionamento normal da empresa.

Estrutura do Passivo: O passivo é composto pelas obrigações com terceiros, ele demonstra tudo aquilo que a empresa está devendo, as contas e obrigações a ser pagas, ele é composto por: passivo circulante, passivo em longo prazo e patrimônio liquido, irá detalhar cada um:

Passivo Circulante: é composto por contas e dívidas que a empresa tem a pagar, no próximo ano. Dividas de curto prazo a serem quitadas.

Passivo em Longo Prazo: são contas adquiridas pela empresa, que tem um prazo maior para efetuar o pagamento.

Patrimônio Líquido: está conta faz parte do passivo, que compõe o Balanço Patrimonial, nele é gerado o capital social, o valor que os sócios integram para a abertura da empresa, e também aponta as reservas e lucros da empresa.

Demonstrações de resultados: as demonstrações de resultado têm como objetivo apostar o lucro e prejuízo que a empresa teve em determinado período, ela é composta pelo ARE (apuração resultado do exercício) e DRE (demonstrações resultadas do exercício), através destas contas verão a situação econômica que a entidade está.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)   pdf (205.7 Kb)   docx (26.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com