TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS: Equilíbrio; Atos e fatos contábeis e métodos de contabilização de saldos consecutivos; Conta de lucros e perdas do ano

Seminário: ATPS: Equilíbrio; Atos e fatos contábeis e métodos de contabilização de saldos consecutivos; Conta de lucros e perdas do ano. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2014  •  Seminário  •  3.130 Palavras (13 Páginas)  •  438 Visualizações

Página 1 de 13

Introdução

A Contabilidade é a linguagem dos negócios. Ela mede os resultados das empresas, avalia o desempenho dos negócios e dá diretrizes para tomada de decisões. Não se podem tomar decisões sobre produção, marketing, investimentos, financiamento, custos e entre outros, sem a Contabilidade. A Contabilidade pode ser considerada como Sistema de Informação destinado a prover seus usuários de dados para ajudá-los a tomar decisões.

Assim, o presente estudo tem por escopo apresentar a Introdução a Contabilidade e Patrimônio; Balanço Patrimonial; Atos e Fatos Contábeis e a Técnica da Contabilidade por Balanços Sucessivos; Demonstração do resultado do exercício.

Serão apresentados com base nas bibliografias utilizadas para esse trabalho.

WORD CONT ASSESSORIA CONTÁBIL

ENTREVISTA DE EMPREGO

Função: Assistente Contábil

Empresa: Word Cont Assessoria Contábil

Nome do Candidato (a): José Oswaldo Araújo

E-mail: Jose.oswaldo@hotmail.com

1. O processo de tomada de decisão na empresa fica comprometido sem Contabilidade. Comente sobre tal afirmação.

Resposta: As tomadas de decisões em nosso dia-a-dia e até mesmo dentro da empresa são necessárias, e a contabilidade é a linguagem dos negócios. Ela mede os resultados das empresas, avalia o desempenho dos negócios e dá diretrizes para tomada de decisões. É através da contabilidade que podemos elaborar uma programação com balanços que se destinam em nos mostrar se a empresa esta obtendo sucesso nos resultados esperados, porém, para ter ênfase nos resultados esperados é necessário fazer um balanço geral através de um processo chamado contabilidade.

2. Quais tipos de informações que a contabilidade oferece aos gestores? Comente sobre cada uma delas.

Resposta: A contabilidade pode ser considerada como Sistema de Informação destinado a prover seus usuários de dados para ajudá-los a tomar decisões. Os usuários da contabilidade têm interesse nos dados da empresa. Esses dados, normalmente, são elementos que constam nos RELATÓRIOS CONTÁBEIS (resumos periódicos e ordenados, por exemplo) que abrangem informações econômico-financeiras como referentes ao PATRIMÔNIO, ao CAPITAL, às receitas e despesas, ao FLUXO DE CAIXA. Fornecer informações sobre a composição do patrimônio e suas variações, informações essas de ordem econômica e financeira, que facilitam e tornam eficientes as tomadas de decisões, tanto por parte dos administradores ou proprietários, como também por parte daqueles que pretendem investir na empresa.

Tipos de informações:

De ordem econômica – dizem respeito à movimentação das compras e vendas, despesas e receitas, evidenciando o lucro ou prejuízo apurados nas transações realizadas pela empresa.

De ordem financeira – dizem respeito ao fluxo de entradas e saídas de dinheiro na empresa.

3. Qual objetivo da Contabilidade? Comente sobre isso?

Resposta: A Contabilidade tem o patrimônio das empresas como seu objeto de estudo e o seu objetivo é revelar como se encontra e quais os fatores que proporcionaram mutações ao mesmo, fornecendo assim, informações úteis à tomada de decisões. O objetivo da contabilidade permite que os usuários avaliem a situação financeira e econômica da entidade e possam inferir sobre as tendências futuras da mesma.

4. Em sua opinião o que acontece quando se atrasa a escrituração e o registro contábil de uma entidade, fato parecido com o ocorrido na “Sem-info Com. Ltda”.

Resposta: Para uma tomada de decisão é necessário que as empresas possuam um sistema contábil ou ferramentas para fornecer informações precisas, onde estes devem oferecer um controle total e eficaz, proporcionando à administração todas as informações referentes a resultados obtidos e a situação financeira e patrimonial da mesma. Tão importante quanto conhecer a receita, custo e despesas da empresa dentro de um período, é conhecer cada processo (atividade) que acontece na empresa e assim identificar desperdícios (financeiros, físicos, tempo), algo que se for eliminado pode ter como resultado economia diversificada, ou o aumento da receita. Se ocorrer o caso de atrasar a escrituração e o registro contábil, a empresa pode não ter ideia de qual é o seu lucro no final do período, e o desconhecimento da realidade financeira da empresa pode gerar decisões completamente desassociadas das necessidades da empresa, onde podem causar prejuízos irrecuperáveis. Sem contar que a empresa corre o risco de ser penalizada.

5. Relate um fato verídico no qual uma determinada empresa se utilizou da contabilidade e de suas informações para a tomada de decisão. Não é necessário identificar a empresa e o nome do gestor.

Resposta: A empresa no ramo alimentício precisava organizar suas finanças e planejar decisões futuras, contratou um assistente contábil e o mesmo utilizou das ferramentas da contabilidade para auxiliar a administração da empresa a tomar decisões. Na verdade, ele coletou todos os dados econômicos, mensurando-os monetariamente, registrando-os e sumarizando-os em forma de relatórios, que contribuíram sobremaneira para a tomada de decisões da empresa. E aumentou o lucro de uma forma devastadora.

6. Como última pergunta desta entrevista de emprego, relate quais motivos o levaram a estudar e trabalhar com contabilidade. (livre)

Resposta: O mercado é super amplo, e de certa forma ajudar, ou melhor, se responsabilizar pela parte financeira de uma empresa é gratificante. Saber que depende de você as grandes tomadas de decisões através dos relatórios contábeis que você faz é uma realização muito grande como profissional. Os motivos são vários, mas o maior de todos é o respeito e a confiança depositada em você.

Mudanças na Estruturação do Balanço Patrimonial: um Estudo Envolvendo as Leis Lei n° 11.638/07 e n° 11.941/09

De acordo com o artigo As modificações ocorridas no Balanço Patrimonial segundo a Lei 11.638/07 e Lei 11.941/09, possuem intuito de uniformizar as Normas Contábeis Brasileiras para uma maior proximidade com as Normas Internacionais de Contabilidade, os resultados obtidos segundo o estudo do artigo, mostram que aconteceram mudanças significativas na estruturação da demonstração financeira. E alem disso, identificou-se que a mudança na estrutura das demonstrações financeiras e um fator importante para a evolução contábil e para o alcance da internacionalização das normas contábeis no Brasil.

Como já vimos, o principal objetivo da Contabilidade é fornecer informação estruturada de natureza econômica, financeira e, subsidiariamente, física, de produtividade e social, aos usuários internos e externos à entidade objeto da Contabilidade. Dessa forma, todas as alterações ocorridas quanto à estruturação das demonstrações financeiras visa atender da melhor forma possível o objetivo citado, aumentando assim, a evidenciação das empresas. O Brasil é um dos países que buscam a convergência das normas de contabilidade nacionais com as normas internacionais de contabilidade. A partir desse propósito, várias alterações vêm acontecendo na contabilidade societária brasileira.

A justificativa do artigo consiste na escolha de uma teoria relacionada a uma ferramenta utilizada pelas empresas na área contábil, uma vez que “em conformidade com as normas internacionais, IFRS, o Balanço Patrimonial é a demonstração que proporciona aos usuários externos, informações inerentes à posição financeira de uma entidade”. Devido à relevância do Balanço Patrimonial no ambiente contábil brasileiro, a classificação de suas contas possui extrema importância para comparar patrimônios de diferentes empresas, assim como para analisar um mesmo patrimônio em mais de um exercício. Além disso, a relevância do artigo fundamenta-se no fato de as mudanças societárias na estruturação do Balanço Patrimonial contrastarem com uma maior evidenciação das demonstrações financeiras. Desse modo, o artigo se divide primeiramente em duas partes: uma que traz as normas para a estruturação do Balanço Patrimonial segundo a lei 6.404/76 juntamente com as alterações causadas com a implementação das leis n° 11.638/07 e n°11.941/09, e outra parte que expõe os efeitos das alterações societárias para o ambiente contábil brasileiro.

Quanto à abordagem do problema, a pesquisa é classificada como qualitativa, pois "concebem-se análises mais profundas em relação ao fenômeno que está sendo estudado" não havendo a observação de aspectos quantitativos. Então utilizou-se da análise de textos legais para o cumprimento do estudo para construir o conhecimento em relação ao fenômeno das mudanças societárias a partir das leis ° 11.638/07 e n°11.941/09.

No cenário globalizado, se torna cada vez mais preciso que as empresas estabeleçam uma linguagem única de mercado para facilitar os acordos de negócios. Dessa forma, para evitar que haja gastos excessivos com equipes treinadas para atuarem em países específicos, vários países buscam a convergência das normas nacionais de contabilidade com as normas ditadas pela IASB (International Accounting Standards Board). A harmonização das normas contábeis nos diversos países facilita as interações no mercado mundial, uma vez que a globalização exige cada vez mais a redução de barreiras comerciais e o aumento de comunicação entre os países. Com esse propósito, as leis n° 11.638/07 e n° 11.941/09 surgiram para que o Brasil pudesse promover a internacionalização das normas contábeis. Nessas perspectivas, as mudanças apresentadas nesse artigo em relação à estruturação do balanço patrimonial fazem parte da busca pelas melhorias na normatização contábil brasileira. Dessa forma, estudos a respeito das novas regras vigentes para a estruturação do Balanço Patrimonial, de acordo com as novas leis societárias (Lei n° 11.638/07 e n° 11.941/09), assim como a respeito de todas as outras alterações contábeis, vêm sendo realizados de forma sistemática por pesquisadores brasileiros a fim de alcançar a atualização das normas contábeis. Tal procedimento é adotado devido à urgência de adoção dos novos procedimentos contábeis.

Os grupos de contas pertencentes ao Balanço Patrimonial, representados por Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido, foram estudados separadamente para melhor análise de conteúdo. Além disso, a formulação dos quadros comparativos possibilitou a análise das alterações ocorridas no balanço de maneira dinâmica. Em decorrência dos dados pesquisados, pode-se concluir que o Balanço Patrimonial passou por várias alterações, que são consideradas melhorias no que diz respeito à busca da convergência da normatização contábil brasileira com as normas internacionais de contabilidade. Dessa forma, também pode-se destacar a importância das alterações ocorridas no balanço patrimonial pelo aumento da divulgação das informações das empresas. Ressalta-se que este trabalho é um estudo a respeito apenas do balanço patrimonial, e que as demais demonstrações financeiras também foram afetadas pelas mudanças societárias, tanto em relação às demonstrações exigidas por lei, quanto à estruturação das mesmas. Finalmente, recomenda-se a realização de pesquisas envolvendo os fatores legais que ocasionaram as alterações das demonstrações financeiras, uma vez que tais alterações.

Considerações Finais

O trabalho é finalizado com a ideia de que, por ser uma ciência social, a Contabilidade sofre influências do meio em que opera e deve ser adaptada ao contexto das mudanças sociais, políticas e econômicas, sem prejudicar seu propósito de atender bem a todos os vários usuários da informação contábil. Tem, portanto, o compromisso e a necessidade de bem informar. Trata-se de uma ciência tão antiga quanto à civilização. Tem passado por fases de progresso, literário e doutrinário, como mostra o passado, a história.

A contabilidade hoje é o grande instrumento que auxilia a administração a tomar decisões, a avaliar situação econômica e financeira de uma dada entidade, num sentido estático, bem como fazer inferências sobre suas tendências futuras.

Referências bibliográficas

FAHL, Alessandra C; MARION, José Carlos. Contabilidade Financeira. Valinhos: Anhanguera Publicações Ltda, 2011.

http://www.convibra.com.br/upload/paper/adm/adm_1104.pdf

QUIZ CONTÁBIL - BALANÇO PATRIMONIAL DRE

Prof. Eliabe Moraes de Oliveira

QUESTÃO 1 • Determine o valor da receita líquida com base nas seguintes informações, quando aplicáveis: - Devolução de vendas, 80 - Despesas de vendas, 120 - PIS sobre vendas, 6 - Receita bruta, 1.000 - ICMS sobre vendas, 120- ICMS sobre vendas, 120 - Cofins sobre vendas, 30 - Custo das vendas, 440

a) 644 b) 509 c) 764 d) 204

Receita bruta 1.000

(-) Devolução de vendas (80)

(-) ICMS sobre vendas (120)

(-) PIS sobre vendas (6)

(-) Cofins sobre vendas (30)

Receita líquida 764

QUESTÃO 2 • Estabelecer o valor da receita bruta com base nas seguintes informações, quando aplicáveis: - Despesas administrativas, 130 - Receita líquida, 1.828 - ISS sobre vendas, 100 - Despesas com vendas, 185 - PIS sobre vendas, 12 - Cofins sobre vendas, 60- Cofins sobre vendas, 60

a) 2.000 b) 1.643 c) 1.458 d) 1.470

Receita bruta x = ?

(-) ISS sobre vendas (100)

(-) PIS sobre vendas (12)

(-) Cofins sobre vendas (60)

Receita líquida 1.828

(-) CMV (?)

Lucro bruto ?

(-) Despesas com vendas (185)

(-) Despesas administrativas (130)

Lucro líquido ?

Resolvendo a equação que relaciona as receitas bruta e líquida, temos:

x - 100 - 12 - 60 = 1.828 ⇒ x - 172 = 1.828 ⇒ x = 1.828 + 172 ⇒ x = 2.000

A receita bruta é, portanto, de R$ 2.000,00.

QUESTÃO 3 • Fixe o valor do lucro bruto com base nas seguintes informações, quando aplicáveis: - Despesas administrativas, 210 - Custo das vendas, 190 - ISS sobre vendas, 75 - PIS sobre vendas, 9- PIS sobre vendas, 9 - Despesas com vendas, 127 - Cofins sobre vendas, 45 - Receita bruta, 1.500

a) 1.054 b) 1.181 c) 844 d) 889

QUESTÃO 4 • Determine o valor do custo das vendas com base nas seguintes informações, quando aplicáveis: - Cofins sobre vendas, 90 - PIS sobre vendas, 18 - Despesas com vendas, 138 - Devolução de vendas, 70- Devolução de vendas, 70 - Despesas financeiras, 71 - Lucro bruto, 2.512 - Receita bruta, 3.000

a) 172 b) 101 c) 119 d) 310

QUESTÃO 5 • Precise o valor do lucro operacional com base nas seguintes informações, quando aplicáveis: - Despesas com vendas, 200 - Despesa com Provisão para o IR, 120 - Receitas financeiras, 300 - Custo das vendas, 800- Custo das vendas, 800 - Lucro na venda de imobilizado, 140 - Receita líquida, 2.000

a) 1.180 b) 1.320 c) 1.000 d) 1.300

QUESTÃO 6 • Receita na venda de ativo imobilizado deve ser classificada na seguinte linha da demonstração do resultado:

a) Receita financeira

b) Receita bruta

c) Outras receitas operacionais

d) Devolução de vendas

QUESTÃO 7 • O rendimento de uma aplicação financeira deverá estar incluído na seguinte linha da demonstração do resultado:

a) Lucro operacional

b) Lucro Bruto

c) Outras Despesas operacionais

d) Receita bruta

QUESTÃO 8 • Despesas com comissões pagas a vendedores deverão ser classificadas na seguinte linha da demonstração do resultado:

a) Despesas Administrativas

b) Despesas com Vendas

c) Despesas financeiras

d) Outras despesas operacionais

QUESTÃO 9 • Juros passivos incorridos com um empréstimo recebido do exterior deverão ser incluídos na seguinte linha da demonstração do resultado :

a) Lucro bruto

b) Outras despesas operacionais

c) Lucro Operacional

d) Participações

QUESTÃO 10 • As devoluções de vendas decorrentes de produtos defeituosos, são computadas na seguinte linha da demonstração do resultado:

a) Lucro bruto

b) Receita Operacional bruta

c) Lucro Operacional

d) Receita Operacional Líquida

QUESTÃO 11 • As despesas com telefones do pessoal da contabilidade deverão ser classificadas no seguinte grupamento de contas:

a) Despesas com vendas

b) Despesas administrativas

c) Despesas financeiras

d) Outras despesas operacionais

QUESTÃO 12 • Classificação de gastos com instalações de aparelhos de ar condicionado na área administrativa da sociedade:

a) Ativo Circulante - estoque

b) Ativo Investimento

c) Ativo Imobilizado

d) Ativo Intangível

QUESTÃO 13 • Classificação de um empréstimo bancário obtido no Banco do Brasil S.A , com prazo de vencimento para três meses:

a) Ativo Circulante

b) Ativo Realizável a Longo Prazo

c) Passivo Exigível a Longo Prazo

d) Passivo Circulante

QUESTÃO 14 • Classificação de gasto com aquisição de fórmula para produzir um novo tipo de remédio:

a) Ativo Circulante – Aplicações Financeiras

b) Ativo Intangível

c) Ativo Imobilizado

d) Ativo Investimento

QUESTÃO 15 • Classificação de direitos realizáveis de clientes oriundos de venda a prazo de produtos manufaturados, com prazo para recebimentos de 30 dias:

a) Ativo Realizável a longo prazo

b) Ativo Circulante

c) Ativo Imobilizado

d) Ativo Investimento

QUESTÃO 16 • Classificação de mercadorias destinadas à venda em uma rede de lojas de eletrodomésticos:

a) Ativo Realizável a longo prazo - mercadorias

b) Ativo Circulante - estoque

c) Ativo Circulante – aplicações financeiras com mercadorias

d) Ativo Circulante – títulos mobiliários lastreados em mercadorias

QUESTÃO 17 • Classificação do custo incorrido com a aquisição de 100% das ações do capital social de uma sociedade:

a) Ativo Circulante – aplicações financeiras.

b) Ativo Realizável a longo prazo – aplicações financeiras

c) Ativo Imobilizado

d) Ativo Investimentos.

QUESTÃO 18 • Classificação de adiantamentos concedidos a fornecedores, por conta de entrega futura de equipamentos:

a) Ativo Circulante

b) Ativo Realizável a longo prazo

c) Ativo Imobilizado

d) Ativo Investimentos.

QUESTÃO 19 • Classificação de gastos com aquisição dos direitos autorais de produção de uma peça teatral:

a) Ativo Circulante

b) Ativo Realizável a longo prazo

c) Ativo Imobilizado

d) Ativo Intangível

QUESTÃO 20 • Classificação de caminhões utilizados pelo pessoal da fábrica no transporte das matérias-primas para a área de produção:

a) Ativo Circulante – estoque de caminhão

b) Ativo Realizável a longo prazo – estoque de caminhão

c) Ativo Imobilizado

d) Ativo Investimento

QUESTÃO 21 • Classificação dos computadores usados para processar os dados contábeis, elaborar eletronicamente o balancete e as demonstrações contábeis:

a) Ativo Circulante – estoque de computadores

b) Ativo Realizável a longo prazo – computadores

c) Ativo Imobilizado

d) Ativo Investimento

QUESTÃO 22 • Determine o valor total do passivo circulante a ser apresentado no Balanço Patrimonial , com base nas seguintes informações: - Adiantamento a fornecedores, 11.000 - Provisão para contingências fiscais – curto prazo, 1.700 - Adiantamento de clientes, 6.500 - Impostos a recuperar, 2.500 - Fornecedores a pagar, 7.500- Fornecedores a pagar, 7.500 - Impostos a recolher, 6.200 - Clientes, 1.900

a) 15.400 b) 21.900 c) 32.900 d) 17.300

QUESTÃO 23 • Determine o valor total do ativo circulante a ser apresentado no Balanço Patrimonial , com base nas seguintes informações: - Adiantamento de clientes, 3.000 - Matérias-primas para a produção, 4.000 - Adiantamento a clientes, 6.500 - Impostos a recuperar, 2.500 - Duplicatas a receber, 7.500- Duplicatas a receber, 7.500 - Impostos a recolher, 6.200 - Móveis e utensílios, 1.900

a) 15.400 b) 16.500 c) 20.500 d) 22.400

...

Baixar como  txt (20.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »