TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Estrutura e Analises das Demonstraçoes Financeiras

Por:   •  5/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.601 Palavras (7 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

FACULDADE ANHANGUERA DE CAMPINAS

ADMINISTRAÇÃO - UNIDADE I

   Flavio Candido   RA: 6657414210

Giovana Brito     RA: 8047767003

João Tokio         RA: 3265578663

Rony Araujo              RA: 7414617940

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

Estruturas e Análises das Demonstrações Financeiras

Professora: Wagner Villalva

Campinas

17 de Junho de 2015

SumÀrio

  1. Introdução...................................................................................03
  2. Estruturas das Demonstrações ..................................................04
  3. Analise Vertical e Horizontal do BP e DRE.................................Anexo
  4. Lauda .........................................................................................07
  5. Análise dos Índices.....................................................................Anexo
  6. Calculo dos Índicadores..............................................................Anexo
  7. Comparação com Padrões.........................................................Anexo
  8. Ciclo operacional e Ciclo de Caixa.............................................Anexo
  9. Termómetro de isolvência.........................................................Anexo
  10. Relatório Geral dos Indices.........................................................08
  11. Conclusão...................................................................................09
  12. Bibliografia..................................................................................10

Introdução

Neste trabalho será apresentado técnicas que nos permitirão analisa uma empresa a parti de seu balanço patrimonial, fluxo de caixa, Demonstração do Resultado do Exercício, Demonstração do Valor Adicionado para assim sabemos a sua lucratividade e longevidade no mercado de hoje. Apresentaremos abaixo, os índices que revelam a saúde financeira da organização, ressaltamos que, sem os números dos índices e das analises vertical e horizontal, é improvável de se ter as informações necessárias de sua situação diante do mercado, é de suma importância a elaboração de todos os cálculos, que apresentarem logo abaixo.

Passo 2 

 
A análise da demonstração financeira é uma “cirurgia” da saúde econômica financeira e patrimonial de uma empresa. É uma forma de demonstrar os dados contábeis em valores relativos, de forma clara, simples de analisarmos a situação da empresa no decorrer dos anos e também com o desempenho de outras empresas do mesmo ramo de atividade ou com o mercado. A análise é de grande importância nas tomadas de decisões gerenciais, e também serve de analise para os credores e investidores, portanto, a análise é um diagnóstico bem estruturado da situação patrimonial da empresa.


Balanço Patrimonial

O Balanço Patrimonial é a peça contábil que demonstra a real situação financeira econômica da empresa, com objetivo demonstrar de forma clara e objetiva os bens, direitos e obrigações de uma empresa em um determinado período.

Inicialmente os BP começa com a integralização do Capital Social ou de um bem, depende das negociações iniciais entre sócios, então teremos ainda nas obrigações, Passivo, recursos de terceiros LP e CP, o Capital Social, e por fim os lucros apurados no exercício, essas aplicações são distribuídas entre o Ativo, AC, ELP, Permanente, sendo que estes recursos são originados do Passivo seja PC ou ELP, não existe uma origem sem destino no BP, caso contrário esse relatório é falho, este relatório é considerado estático.

Demonstração do Resultado do Exercício

Evidencia os resultados do exercício, ou seja, se a empresa obteve Lucro( receita superando as despesas) ou Prejuízo (despesas superando as receitas), junto com o BP é a expressão máxima de evidencias contábeis que através das escriturações  e seus ajustes, obedecendo o Princípio fundamental da contabilidade e primeiramente ao princípio da competência (reconhecer o fato independente do recebimento, receitas ou pagamento, despesas), determinante que as receitas e as despesas sejam apropriadas no período de apuração em função do fato gerador. Demonstra a origem de seus recursos próprios aplicados na própria empresa (Receita) bem como seus gastos (despesas e custos) que determinam o enriquecimento ou não da empresa. Esses dados devidamente demonstrados, auxiliara seus usuários nas tomadas de decisões.


Demonstração de Mutação do Patrimônio Líquido

A DMPL corresponde a uma demonstração mais completa e abrangente do que as demonstrações de Lucro ou Prejuízo acumulados (DLPA), evidenciando a movimentação de todas as contas do Patrimônio Líquido durante o exercício social.

A elaboração da DMPL tem como objetivo representar de maneira a organizada a movimentação ocorrida durante o exercício nas diversas contas de PL, isto é, as que correspondem o Capital Social, reservas de Capital, ajustes de avaliação patrimonial, reserva de lucro, ações em tesourarias e prejuízo acumulado. Para tanto é utilizada uma coluna para cada uma das contas do patrimônio da empresa, incluindo uma conta total, que represente a soma dos saldos ou transações de todas as contas individuais. Essa movimentação deve ser extraída das fichas razão dessas contas.

Quanto á escrituração, de acordo com a Lei nº 6404 de 15 dez/76. Em seu artigo 177, nos diz que será mantida em registro permanente, em conformidade com a lei e aos princípios de contabilidade. Registrando as mutações patrimoniais segundo regime de competência.



Demonstração do Fluxo de Caixa

Um relatório imprescindível nos dias atuais o qual disponibiliza o saldo financeiro da empresa (contas a receber – contas a pagar = fluxo de caixa), ou seja, contém todas as informações de entradas e saídas, sazonalidade e seus impactos nas contas da empresa, histórico de saldos bancários, auxiliando os gestores financeiros a conduzir da melhor forma possível, essas entradas e saídas, com o objetivo que seja um saldo sempre positivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (116.7 Kb)   docx (30.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com