TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS - Estrutura e Análise das Demonstrações Financeiras

Por:   •  27/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  622 Palavras (3 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 3

ETAPA 1 - Passo 3

Estrutura das Demonstrações Financeiras

O material da ATPS, utilizados para estudos das Demonstrações Financeiras, é muito detalhado, e apresenta de forma sistêmica, a estrutura de um Balanço Patrimonial e a Demonstração de Resultados, foram esses os tópicos que o grupo se apegou mais.

Balanço Patrimonial.

Existem tipos diferentes de balanço, alguns são obrigatórios para algum tipo de empresa dependendo de ser formato, Sociedade empresário do Tipo Ltda, ou Sociedade Anônima de Capital Aberto ou Fechado as famosas S.A. O que não muda e não vai mudar são os componentes chaves de um Balanço.

ATIVO

É a parte do Balanço onde está concentrado e relacionado os Bens e Direitos pertencentes a empresa apurada, na legislação do nosso país o Ativo tem três grupos: Circulante, Realizável a Longo prazo e Permanente.

ATIVO CIRCULANTE

Ativos que a empresa irá receber ou realizar no prazo Maximo de um ano, muito importante citar que este prazo de um ano está vinculado com a data do balanço, e passa a valer a partir da data do mesmo. Os dois exemplos mais claros de contas para esse tipo de ativo são a conta CAIXA  e a Conta DUPLICATA A RECEBER.

REALIZAVEL A LONGO PRAZO

Ativos que a empresa irá receber ou realizar no prazo posterior a um ano, e um tipo de ativo que vem na contrapartida do Circulante, pois o ativo Circulante descreve todas as fontes mais rápidas de renda para empresa, já o realizável a longo prazo não. Exemplo de Realizavel a longo prazo: CREDITO DE COLIGADOS

PERMANENTE

Ativos de uso e utilização nas atividades da empresa e cuja a realização é lenta e demorada. A principio não tem disponibilidade de venda para esses ativos. A Principal conta que ilustra esse tipo de ativo é o ATIVO IMOBILIZADO que são as máquinas utilizadas em uma fabrica por exemplo.

A melhor forma de analisar um ativo é vendo a diponibilidade que o mesmo tem a curto prazo CIRCULANTE, pois quanto maior esse índice no balanço, maior a liquidez alcançada pela empresa, e na maioria das vezes, maior a quantidade de dinheiro em caixa ou em banco.

PASSIVO

Onde está descrito as obrigações da empresa, as dividas que a mesma terá que saldar, na legislação brasileira, esse grupo também é composto por três grupos: CIRCULANTE, EXIGIVEL A LONGO PRAZO  e  PATRIMONIO LIQUIDO.

CIRCULANTE

Dividas que a empresa tem o prazo Maximo para saldar de um ano, contados a partir da data de balanço. Os dois exemplos mais comuns de PASSIVO CIRCULANTE se da nas contas: FORNECEDORES e SALARIOS A PAGAR.

EXIGIVEL A LONGO PRAZO

Dividas que a empresa tem a partir de um ano Depois da data do Balanço para Saldar. Um exemplo claro de PASSIVO EXIGIVEL A LONGO PRAZO são os financiamentos feito pelas empresas.

PATRIMÔNIO LIQUIDO

Recursos que são  de propriedade dos sócios e permanecem com a empresa  para seu uso próprio. Principais Contas: Capital Social, reservas de Capital, Reservas de Lucro e Lucro Acumulados.

O Balanço Patrimonial é uma demonstração simples e de fácil entendimento, de um  lado os Bens e Diretos e do outro as Obrigações e o Patrimônio Liquido, a para obtermos a chama expressão contábil “bater” as informações devem ser apresentadas com exatidão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (85.9 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com