TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS MATEMATICA APLICADA - ETAPA 1

Por:   •  30/3/2015  •  Projeto de pesquisa  •  451 Palavras (2 Páginas)  •  434 Visualizações

Página 1 de 2

Etapa 1: Estudando as profissões – Levantamento e tabulação de dados.

De acordo com a pesquisa realizada, quem deve liderar a economia brasileira nos próximos anos é a área da engenharia, além do segmento comercial.

As empresas começaram o ano de 2012 confiantes no vigor da economia brasileira, pois no ano de 2011 as empresas procuram organizar suas finanças para que agora possam obter resultados, maximizando seus lucros.

Observe abaixo:

Profissão Ofertas no mercado %

Engenheiro de Petróleo 20%

Engenheiro Civil 18%

Engenheiro Ambiental 12%

Medico do Trabalho 11%

Gerente Recursos Humanos 9%

Controller 8%

Advogado de Contratos 7,5%

Gerente Comercial / Vendas 5,5%

Biotecnologistas 5%

Técnico em Sistema da Infor-mação 4%

Como podemos perceber, o ramo da engenharia está liderando o mercado, então falaremos um pouco sobre o Engenheiro Civil, que como todo profissional indepen-dente do ramo, deverá ter algumas características e habilidades para que assim se identifique com ela.

O Engenheiro deverá ser criativo, curioso, comunicativo, deverá ter senso prático, ser concentrado naquilo que faz e ser detalhista. É também essencial que esse pro-fissional seja hábil com cálculos numéricos, medições e meticulosidades.

Para um maior esclarecimento, entrevistaremos um profissional da área, veja:

• O entrevistado é o Sr. Rilvan Lima Rodrigues, que é o fundador da microem-presa Max Força Construções Ltda, que já está no mercado desde o ano de 2007, e vem tentando conquistar o seu espaço. Rilvan é formado em enge-nharia civil desde o ano de 1999 e antes de ser um empreendedor, prestou serviços para algumas construtoras. Alega que o engenheiro civil deve dedi-car-se totalmente a arte de construir, sejam edifícios, pontes, estradas, túnel, viadutos e etc.

Diz também que a media salarial de um engenheiro civil é de R$10.000,00 mensais, sendo que existem os que ganham abaixo da media e os que ga-nham acima da media. Durante a entrevista, perguntamos quais os cursos de aperfeiçoamento que um engenheiro civil deve ter e Rilvan ,muito atencioso, diz que além de ter que ser graduado, esse profissional precisa ter habilidade com cálculos, ter criatividade, ser comunicativo, flexível, obter conhecimentos técnicos em informática, estar sempre atualizado com o ramo da tecnologia, buscar sempre o menor custo e garantir sempre a segurança. Sendo indis-pensável à formação técnica na área de qualidade e língua estrangeira (preferencialmente o inglês).

Após a entrevista acima, podemos entender então, o quão importante é para nós esse profissional e como o Brasil irá sediar a Copa em 2014, o mercado pedirá por engenheiros de grandes obras de infraestrutura para projetar, gerenciar e executar grandes obras de acordo com as normas legais do país, exigindo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (43.7 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com