TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS: auditoria

Por:   •  16/9/2014  •  Seminário  •  3.822 Palavras (16 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 16

Universidade Anhanguera - UNIDERP

Centro de Educação a Distância

Ciências Contábeis

8º Período

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

AUDITORIA

Acadêmicos

PROFESSOR (EAD): Carmem Martíns Régis

PROFESSOR PRESENCIAL: Antonio Vitor Ribeiro dos Santos

Barra do Corda - MA

Setembro de 2014

RESUMO:

Esta ATPPS apresentará de forma breve uma ferramenta de controle que vem sendo adotada cada vez mais nas organizações públicas e privadas: a auditoria interna que, em síntese, é o conjunto de atividades que visa analisar os controles internos existentes nas organizações e a eficiência dos mesmos.

A auditoria interna tem sido altamente vantajosa para as organizações, evitando retrabalhos e reduzindo custos de controle. O auditor interno começa a ganhar espaço dentro das organizações e precisa ser um profissional qualificado e integrado com a organização, zelando para que a mesma atinja a vantagem competitiva esperada com a adoção da auditoria interna.

1 ETAPA 1

1.1 EXPLICAR O QUE É AUDITORIA.

Auditoria é um exame sistemático das atividades desenvolvidas em determinada empresa ou setor, que tem o objetivo de averiguar se elas estão de acordo com as disposições planejadas ou estabelecidas previamente, se foram implementadas com eficácia e se estão adequadas. Auditoria é um exame analítico e pericial que acompanha o desempenho das operações contábeis expressas em um balanço.

1.2 QUAIS OS TIPOS DE AUDITORIAS EXISTENTES? EXPLICAR CADA UM.

As auditorias podem ser classificadas em: auditoria externa e auditoria interna.

A auditoria externa se distribui em diversas áreas de gestão, como auditoria de sistemas, auditoria de recursos humanos, auditoria da qualidade, auditoria de demonstrações financeiras, auditoria jurídica, auditoria contábil etc. Os profissionais que participam de auditoria de demonstrações financeiras são certificados e devem seguir rigorosas normas profissionais. As principais empresas de auditoria são Deloitte, PricewaterhouseCoopers, KPMG, Ernst & Young, entre outras.

A auditoria interna tem como objetivo, avaliar o processo de gestão, no que se refere a aspectos como a governança corporativa, gestão de riscos e procedimentos de aderência às normas, a fim de apontar eventuais desvios e vulnerabilidade às quais a organização está sujeita.

1.3 QUAIS AS RESPONSABILIDADES DO AUDITOR EXTERNO E DO AUDITADO?

O Auditor Externo tem suas responsabilidades conformes os artigos relacionados abaixo:

Art. 19. O auditor independente, no exercício de sua atividade no âmbito do mercado de valores mobiliários, deve cumprir e fazer cumprir, por seus empregados e prepostos, as normas específicas emanadas da Comissão de Valores Mobiliários.

Art. 20. O Auditor Independente - Pessoa Física e o Auditor Independente - Pessoa Jurídica, todos os seus sócios e integrantes do quadro técnico deverão observar, ainda, as normas emanadas do Conselho Federal de Contabilidade – CFC e os pronunciamentos técnicos do Instituto Brasileiro de Contadores - IBRACON, no que se refere à conduta profissional, ao exercício da atividade e à emissão de pareceres e relatórios de auditoria.

Art. 21. Os pareceres de auditoria e os documentos destinados a satisfazer as exigências da Comissão de Valores Mobiliários deverão ser emitidos e assinados, com a indicação única da categoria profissional e do número de registro no Conselho Regional de Contabilidade, quando Pessoa Física, ou com a indicação da categoria profissional, do número de registro e de cadastro no Conselho Regional de Contabilidade, respectivamente, do responsável técnico e da sociedade, quando Pessoa Jurídica.

Art. 25. No exercício de suas atividades no âmbito do mercado de valores mobiliários, o auditor independente deverá, adicionalmente:

I – Verificar:

a) Se as demonstrações contábeis e o parecer de auditoria foram

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.4 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com