TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS de Gerenciamento Estratégico de Custos

Seminário: ATPS de Gerenciamento Estratégico de Custos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2014  •  Seminário  •  426 Palavras (2 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 2

ATPS de Gerenciamento Estratégico de Custos

Etapa 1

1.2 - Custos – São os gastos diretamente relacionados com a produção dos bens e serviços destinados, pela empresa, á comercialização. Os custos podem ser diretos ou indiretos.

- Custos indiretos - São aqueles incorridos dentro do processo de produção, mas que, para serem apropriados aos produtos, obriga-se o uso de rateios. Esse tipo de custo não está diretamente ligado ao produto.

- Custos diretos - São aqueles que compõem o produto, que representam alguma relevância em relação a seu custo e que podem ser adequadamente quantificáveis. Esses custos são apropriados aos produtos sem que seja necessário fazer rateios e não oferecem duvidas quanto a serem atribuíveis a este ou aquele produto.

Exemplo: matérias-primas, mão de obra-direta, energia elétrica consumida, etc.

- Custos Variáveis - São custos que aumentam ou diminuem na mesma proporção do aumento ou diminuição do objeto que esta em analise. Sendo assim, esses custos estão ligados ao volume da produção. Vamos pegar como exemplo o custo de produção do produto final de uma tecelagem, o tecido passa a ser o objeto de analise, os fios de lã é diretamente variável a quantidade de tecido de lã produzida.

- Custos Fixos - São aqueles que permanecem inalterados dentro de uma faixa de oscilação do volume da atividade. São denominados fixos porque não estão diretamente relacionados com o volume produzido. Se o aluguel da mensal de determinada empresa é de R$ 2.500,00 por mês, e a capacidade de produção é de 320.000,00 canetas, o valor do aluguel continuara o mesmo valor ainda que a produção sofra alguma alteração. São exemplos de custos fixos: aluguel, depreciação de equipamentos, mão de obra dos mecânicos etc. Existem três tipos de custos fixos: Custos fixos da capacidade instalada, custos fixos da fábrica e despesas fixas programadas.

- Despesas - São gastos com as funções empresariais de apoio, de venda, de pós venda e/ou de administração. São também gastos que não se identificam com o processo de transformação ou de produção dos bens e produtos, mas sim com a estrutura administrativa e comercial da empresa. Exemplo: salários da administração, aluguel, telefone, propaganda etc. As despesas são classificadas em fixas, quando o valor a ser pago não depende do volume, ou do valor das vendas. Variáveis, o valor a ser pago está diretamente ligado ao valor vendido.

- Perdas - Representam um gasto involuntário, indesejado. Temos as perdas normais que são os restos decorrentes da atividade desenvolvida e temos as perdas anormais que são causadas por forças não previsíveis, tais como: Erros de produção, incêndios, data de validade incorreta, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com