TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS - Gerenciamento Estratégico De Custos

Casos: ATPS - Gerenciamento Estratégico De Custos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  1.804 Palavras (8 Páginas)  •  1.133 Visualizações

Página 1 de 8

Unidade Valinhos

Curso: Ciências Contábeis

Disciplina: Gerenciamento Estratégico de Custos

Andrea Ap. Soares da Silva – RA 5723 161519

ATPS – Gerenciamento Estratégico de Custos

Orientadora Professora: Rozana Carvalho Pereira

Tutor Presencial: Luciane dos Santos

Valinhos, 29 Setembro 2013

INDÍCE

1 – Introdução.......................................................................................................... ........3

2 – Etapa 1........................................................................................................................4

2.1 – Gastos, Investimentos, Custos, Despesas e Perdas ..................................4

2.2 –Os Três Componentes Básicos de Custos.................................................4

2.3 - Tipos de Custeio....................................................................................5

3 – Empresa FictíciaLtda..........................................................................................7

4 – Etapa 2...................................................................................................10

4.1- Departamentalização e Rateio.........................................................10

5 – Conclusão..................................................................................................................12

6 – Bibliografia................................................................................................................13

1 - Introdução

A contabilidade gerencial é um dos ramos mais importantes da contabilidade, pois é a utilização de técnicas e recursos da contabilidade de custos, para tentar solucionar problemas gerenciais na empresa, facilitando assim as decisões gerenciais da empresa.

Neste trabalho, será utilizada a contabilidade gerencial para analisar situações diversas de gerenciamento. A análise será feita por meio de demonstrações contábeis, produção mensal, previsões de produção e critérios de rateio de custos por departamentos, o qual é estabelecido pela empresa.

Através das analises será aplicada os conceitos de custos para o cálculo do custo total de produção e custo unitário e por fim será demostrado as quantidades de produtos que a empresa deve produzir, para não obter nem lucro e nem prejuízo, ou seja, será utilizado o ponto de equilíbrio e a margem de contribuição.

2 – Etapa 1

Conceitos e Terminologias utilizadas na linguagem da contabilidade de Custos.

2.1 – Gastos, Investimentos, Custos, Despesas e Perdas

a) Gastos: Sacrifício que empresa arca para obtenção de um bem ou serviço, representado por entrega ou promessa de entrega de ativo (normalmente valores monetários)

b) Investimentos: Gasto com bem ou serviço ativado em função de sua vida útil ou de benefícios atribuíveis a períodos futuros.

c) Custos: Gasto relativo a bem ou serviço utilizado na produção de outros bens ou serviços.

d) Despesas: Gasto com bens ou serviços não utilizados nas atividades produtivas e consumidos com a finalidade de obtenção de receitas

e) Perdas: É um gasto não intencional decorrente de fatores externos ou da atividade produtiva normal da empresa.

2.2- Os 3 Componentes Básicos de Custos

Matérias-Primas ou Material Direto:

O termo matérias-primas ou material direto compreende materiais comprados pela empresa com a intenção de incorporá-los fisicamente ao produto final por meio do processo de produção, sendo assim, torna-se parte integrante e essencial do produto. É comum incluir-se como matérias primas aqueles itens que deverão ainda sofrer um beneficiamento antes de sua incorporação ao produto final. Por exemplo: botinas ou chapas de aço, compradas por uma empresa no ramo automobilístico que são transformadas em peças estampadas e assim aplicadas no produto final. O termo material direto é reservado para os componentes comprados e aplicados no seu estado de recebimento. Exemplos: Pneus, rodas, vidros, bancos etc.

Mão-de-obra direta:

É composta por todo o trabalho aplicada diretamente na execução do produto, ou de suas partes e componentes, seja esse trabalho especializado ou não. Exemplos: o trabalho do tecelão, o trabalho das costureiras etc.

Custos Indiretos de Fabricação:

Representa todos os demais custos industriais que não podem ser identificados como um produto específico devendo ser distribuídos aos produtos na base de rateios. Geralmente incluem todos os outros custos existentes na fábrica, necessários para que a mão-de-obra direta possa modificar pelo processo de produção, as matérias-primas e o material direto utilizados.

2.3- Tipos de Custeio

São dois os tipos de custeio:

1- Custeio Baseado em dados reais, atuais ou históricos;

2- Custeio Baseado em dados predeterminados ou padrão.

Custeio Histórico: São definidos como um sistema onde os custos são registrados tais como ocorrem. Aonde os custos só são determinados após o término da fabricação do produto ou prestação de serviço da empresa.

Custeio Predeterminado ou Padrão: São custos estabelecidos com antecedência sobre as operações de produção. Mesmo que fixado em estimativa apresenta suas vantagens e desvantagens.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com