TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS registro

Resenha: ATPS registro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  Resenha  •  799 Palavras (4 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 4

Desde o início do tempos já existia a contabilidade, mesmo que rudimentar, pois o homem primitivo já usava conta para saber sobre seus instrumentos de caça, pesca, na quantidade do seu rebanho, e tinha que se organizar a partir daí para ter como se alimentar. Porém somente na mesopotâmia foram encontrados os primeiros registros patrimoniais, originando o diário para registrar seus patrimônios.

Os séculos foram passando, surgindo novas civilizações, e desenvolvendo a agricultura, e com isso um povo se destacou na maneira de se organizar, deixando seu legado até os dias de hoje. Com o papiro colhido as margens do Rio Nilo, eram registrados pelos escribas todos os movimentos de entrada, saída, armazenamento de alimentos, riquezas que começaram a crescer nos reinos dos faraós, surgindo os primeiros livros contábeis.

Os Fenícios expandiram sua rede de comercio, pois foram os primeiros a iniciar trocas em bases monetárias simplificando isso através de registros feitos por símbolos.

Outro povo que se destacou foram os Romanos, que se expandiram por outros continentes, tais como: Europa, Norte da áfrica e Oriente Médio, conquistando povos, riquezas, e muitos, bens, levando até esses povos um tipo de organização que não era conhecida na época, chamamos de sistema jurídico de contabilidade organizada.

Luca Pacioli se destacou no meio de todo este contexto dando sua contribuição a contabilidade criando um método das partidas dobradas, ou método veneziano. Esse método caracteriza-se como registro de qualquer operação implicando de um débito em uma ou mais contas de forma que a soma dos valores debitados sejam sempre iguais a soma dos valores creditados ou simplificados, representam os registros de débito e crédito da mesma natureza ou espécie identificadas por um titulo que qualifica os elementos do patrimônio de uma variação patrimonial.

Em 1869 no Rio de Janeiro foi criada a mais antiga instituição profissional e cultural de ciência contábil a associação dos guarda-livros da corte, era o inicio da organização contábil no Brasil.

Tinham também os provedores da fazenda que eram os homens designados pelo governo geral que acumulavam funções e eram chamados de contados.

Em 1924 o presidente Eurico Gaspar Dutra criou o decreto lei 9295/46 reconhecendo contabilidade como uma das profissões mais antigas do Brasil. No mesmo ano formalizou-se o primeiro congresso nacional de contabilidade, realizado na associação dos empregados do comercio do Rio de Janeiro de 16 a 24 de Agosto .

Foram criados alguns instrumentos para auxiliar essas contas, e os contadores a se organizar , entre eles o ábaco , que surgiu na mesopotâmia a mais de cinco mil e quinhentos anos atrás . Formado por uma moldura com bastões ou arames paralelos , dispostos no sentido vertical correspondente , cada um a uma posição como unidades , dezenas , dos quais estão elementos de contagem , fichas , bolas , contas que podem fazer-se livremente .

Em 1642 foi desenvolvida por Francês Blase Pascal a primeira máquina auxiliadora.

A máquina de datilografar ou menógrafo foi uma ideia inventada por Wilden Salon em 1714 , porém somente em 1938 que Guilden idealizou o primeiro modelo que realmente era viável e que passou a ser chamado de máquina de escrever , a partir daí , iniciou-se a industrialização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com