TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AV E AH BRFOODS

Por:   •  26/9/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.013 Palavras (5 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 5

BR FOOD

Análise Vertical, Análise Horizontal e de índices

Este relatório tem como princípio a análise da situação financeira da empresa BR FOOD no período de 31/12/11 à 31/12/13, ao qual serão explicadas e sugeridas informações quanto às movimentações patrimoniais, econômicas e financeiras da empresa em epígrafe.

Ao longo do período a empresa manteve sua estratégia constante, sem mudanças bruscas de estratégias, mostrando crescimento das vendas brutas e proporcionalidade em quase a totalidade das suas contas, com poucas exceções a serem discutidas.

ANALISE VERTICAL E HORIZONTAL ENCADEADA

No que tange às aplicações de recursos, a empresa mostrou um crescimento tímido no que se diz respeito ao ativo. Podemos ver uma mudança de foco no capital investido da conta de ‘’ aplicações financeiras’’ para a conta ‘’ caixa e equivalentes’’, ocasionado provavelmente pela necessidade de disponibilidades para cumprimento de obrigações. A conta “aplicações financeiras’’ mostra queda de 66,52% de 2011 para 2013, enquanto a conta ‘caixa e equivalentes’’ teve um incremento de 128,83%.

Verificamos também um aumento do ativo circulante em detrimento ao ativo não circulante e uma diminuição do ativo não circulante na representatividade do ativo total anual em 2013, que representava 62,90% do ativo em 2011 e passou a representar 59,10% em 2013 – uma queda de 3,8% - que foi impulsionada pela queda da conta de ‘’ tributos diferidos IR e CSLL’’. No mais, as contas de ativo mostraram-se constantes nos períodos analisados, com baixas variabilidades na sua representatividade no ativo.

[pic 1]

No que se refere às origens de recursos a empresa apresentou uma diminuição do uso de capital de terceiros no curto prazo e um aumento deste no longo prazo - diminuição de 3,19% e aumento de 7,77% respectivamente, comparando 2013 a 2011. Provavelmente esse fato foi ocasionado por uma necessidade de alongamento dos prazos para pagamento das dívidas de capital oneroso, renegociando dívidas e levando-as para longo prazo.
Analisando esse mesmo tópico, verificamos expressivo aumento da captação de capitais de terceiros no longo prazo em questão de representatividade no passivo e também pela variação entre os exercícios (62,67% de aumento de 2011 para 2013 na AH e 7,77% na AV alcançando 23,12% na representatividade total das obrigações), mostrando que a empresa passou a operar mais com capital de terceiros, que é um capital mais oneroso do que o capital próprio – que mostrou-se sem variações relevantes.

[pic 2]

[pic 3]

Essas mudanças no uso do capital alavancaram as despesas financeiras na ordem de 55,18%, do ano de 2011 para 2013, por outro lado não houve uma variação grande na representatividade desta despesa com relação à DRE na análise vertical deste item.

Em função da estrutura e estratégia adotada nos períodos analisados, a empresa mostrou crescimento de 18,73% na receita de vendas de 2011 a 2013, mas não mostrou redução dos custos dos bens vendidos e, sequer dos variados custos operacionais envolvidos na atividade da empresa – que são fatores de grande representatividade na ''perda'' de um melhor resultado - mostrando que a estratégia não foi muito interessante, pois causa um desgaste maior impulsionando vendas e produtividade, não gerando resultados esperados pelos sócios.

Com relação ao lucro dos períodos, verificamos uma queda expressiva em 2012 na casa de 43,05%, resultando numa queda na representatividade do lucro atribuído aos sócios controladores de 5,32% para somente 2,70% do resultado bruto. O ano de 2013 mostrou uma melhoria, retomando o crescimento da lucratividade da empresa, mas mostra-se ainda um pouco fragilizada após o exercício anterior, permanecendo abaixo do resultado de 2011.


[pic 4]

ÍNDICES

Partindo para a análise dos índices, verificamos, no quesito de liquidez ou solvência, a apresentação de bons dados com relação a todos indicadores de liquidez (corrente, seca, imediata, geral e capital de giro), mostrando que a empresa tem ativos mais que suficientes para cumprimento de suas obrigações. Um único ponto em que mostrou uma mínima queda, foi na liquidez geral, que foi prejudicada pela alavancagem das obrigações de longo prazo feitas pela empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (159.1 Kb)   docx (69.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com