TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVA aula 3 3 semestre

Por:   •  5/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  429 Palavras (2 Páginas)  •  361 Visualizações

Página 1 de 2

Se tivesse que escolher entre Presidencialismo e Parlamentarismo, nos dias

atuais, o que os debates prévios deveriam levar em consideração? Exponha

seus argumentos que justifiquem a escolha.

Ao parar para pensar em politica hoje em dia, na situação em que o Brasil se encontra, fica difícil não querer uma mudança, mesmo que pareça radical. Mas temos que levar em consideração dos pros e contras ao assunto. Não simplesmente querer que o pais passe de Presidencialismo para Parlamentarismo de um hora para hora.

Primeiro vamos voltar um pouco na historia de nosso pais. O Pais já passou por imperialismo, quando em sua colonização, fomos explorados por estrangeiros que não tiveram muitas considerações por nossa terra e muito menos por nosso povo. Lógico que não podemos deixar de pensar em toda cultura que foi deixado aqui, mas como estamos falando de politica. É logico que quando o pais passou a ser livre, sua primeira pensamento foi poder escolher seus próprios governantes.

Durante anos o pais foi se transformando, desenvolvendo cada dia mais, se tornando mundialmente conhecido em vários aspecto. Mas nosso politica, não seguiu este desenvolvimento.

Analisando o Presidencialismo, é mais democrático, deixar o cidadão votar e escolher diretamente quem quer no poder, é mais que um direito, mesmo que as vezes escolham errados. Já no Parlamentarismo o voto é indireto, os deputados escolhem em nosso lugar, o que a meu visto, cada vez fizerem uma mudança nas leis, o povo pode não gostar muito.

Imaginem os próprios políticos escolhendo que vai mandar, isto aqui no Brasil seria o sonho de consumo de alguns partidos políticos, não podemos esquecer que com Parlamentarismo, não teríamos tantos partidos, o numero seria bem reduzido, deixando de representar todas as diferença da sociedade. Formando um só partido com ampla maioria, a concentração de poder é maior.

Nesta discursão não podemos limitar os questionamento tanto para um quanto para o outro. Como justificar uma escolha, quando a escolha já esta feita. Para termos o que os pais de primeiro mundo, como Europa e outros continentes mostram, é preciso passar por uma grande mudança. Mudança este não só de pensamento e comportamento, mas de aprendizado. Aprender ao escolher, saber o que esta escolhendo, acompanhar o que se faz e o que se fez, porque e para quem.

Não é só opinar pelo que se prefere, é preciso mostrar que tem solução e que as soluções realmente vão acontecer, enquanto isto a discussão continua, e nos encontramos entre se é certo ou errado, isto é se realmente existe certo e errado, em um pais de uma grandeza, que se ele mesmo sabe que tem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (37.7 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com