TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVALIAÇÃO DA INTERFERÊNCIA DE ANTI-HIPERTENSIVOS NOS MARCADORES BIOQUÍMICOS HEPÁTICOS

Por:   •  8/7/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.209 Palavras (5 Páginas)  •  67 Visualizações

Página 1 de 5

F¬ACULDADE DE ENSINO SUPERIOR¬¬ DA AMAZÔNIA REUNIDA

¬¬¬¬¬¬¬CURSO DE BIOMEDICINA

LORENA NUNES MELO

TAUANDA POLIANA SILVA

AVALIAÇÃO DA INTERFERÊNCIA DE ANTI-HIPERTENSIVOS NOS MARCADORES HEPÁTICOS BIOQUÍMICOS.

LORENA NUNES MELO

TAUANDA POLIANA SILVA

AVALIAÇÃO DA INTERFERÊNCIA DE ANTI-HIPERTENSIVOS NOS MARCADORES BIOQUÍMICOS HEPÁTICOS.

Pré-projeto do TCC apresentado à Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida (FESAR), como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina de TCC – I do curso de bacharel em biomedicina, ministrada pela Professora Me. Geórgia Tomich.

SUMÁRIO

1-INTRODUÇÃO.............. 5

2- JUSTIFICATIVA 6

3- REVISÃO TEÓRICA 7

3.1 MEDICAMENTOS 7

4- OBJETIVO 9

4.1 GERAL 9

4.2 ESPECÍFICOS 9

5-METODOLOGIA 10

6-CRONOGRAMA 10

7-ORÇAMENTO 12

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 13

1- INTRODUÇÃO

Uma análise clínica ou exame laboratorial é um conjunto de exames e testes realizados em laboratório pelos seguintes profissionais: biomédicos, bioquímicos, biólogos, farmacêuticos ou médicos, em busca do diagnóstico ou confirmação de uma patologia ou para um check-up do paciente. Para realização dos mesmos existe uma sequência de ações que devem ser seguidas desde a realização da coleta do material que será analisado até a liberação do laudo. Neste processo, podem ocorrer erros relacionados às diversas etapas do processo analítico.

Entretando a influência de variaveis pré-analiticas torna-se mínima desde que o paciente receba uma boa orientação em relação ao jejum adequado, a não realização de práticas físcas no período que antecede a coleta do espécime diagnóstico, à informação relativa ao tabagismo e além disto sobre o uso de fármacos e/ou drogas terapêuticas no momento da realização dos testes. (FERREIRA et al., 2007). Este trabalho, portanto, orientar-se-á no sentido de avaliar a interferência de anti-hipertensivos na qualidade dos exames, de maneira a servir de base para avaliação e melhorias nos exames laboratoriais. Tomando como objeto de pesquisa os seguinte medicamentos: Nifedipina, (mais conhecido como Adalat retard) e a Losartana pertence à classe de anti-hipertensivos relativamente nova, no qual iremos retratar as possíveis alterações de exames com uso dos medicamentos supracitados.

Abordaremos a importância do metabolismo dos medicamentos no fígado. Sendo o maior orgão do corpo humano, com cerca de 2% do peso corporal total. Pois a maioria dos medicamentos deve passar pelo fígado, que é principal local para seu metabolismo. Uma vez no fígado, as enzimas convertem os pró-medicamentos em metabólitos ativos ou convertem os medicamentos ativos em formas inativas. O principal mecanismo do fígado para metabolizar medicamentos é através de um grupo específico de enzimas. No qual devemos nos alertar quanto ao correto funcionamento para o sucesso

2- JUSTIFICATIVA

O presente tema foi escolhido devido à sua importância perante a sociedade, pois em várias ocasiões por falta de conhecimento da população, rotineiramente exames alterados são liberados pelo uso de medicamentos anti-hipertensivos usados no Brasil.

Após vários relatos de possíveis interferências em laudos de exames bioquímicos. Foi constatado a necessidade de difundir quais exames podem sofrer interferências pelo uso dos medicamentos anti-hipertensivos, nas fases pré-analitica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (138.7 Kb)   docx (18.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com