TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVALIAÇÃO DA INTERFERÊNCIA DE ANTI-HIPERTENSIVOS NOS MARCADORES BIOQUÍMICOS HEPÁTICOS

Por:   •  8/7/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.209 Palavras (5 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 5

F¬ACULDADE DE ENSINO SUPERIOR¬¬ DA AMAZÔNIA REUNIDA

¬¬¬¬¬¬¬CURSO DE BIOMEDICINA

LORENA NUNES MELO

TAUANDA POLIANA SILVA

AVALIAÇÃO DA INTERFERÊNCIA DE ANTI-HIPERTENSIVOS NOS MARCADORES HEPÁTICOS BIOQUÍMICOS.

LORENA NUNES MELO

TAUANDA POLIANA SILVA

AVALIAÇÃO DA INTERFERÊNCIA DE ANTI-HIPERTENSIVOS NOS MARCADORES BIOQUÍMICOS HEPÁTICOS.

Pré-projeto do TCC apresentado à Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida (FESAR), como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina de TCC – I do curso de bacharel em biomedicina, ministrada pela Professora Me. Geórgia Tomich.

SUMÁRIO

1-INTRODUÇÃO.............. 5

2- JUSTIFICATIVA 6

3- REVISÃO TEÓRICA 7

3.1 MEDICAMENTOS 7

4- OBJETIVO 9

4.1 GERAL 9

4.2 ESPECÍFICOS 9

5-METODOLOGIA 10

6-CRONOGRAMA 10

7-ORÇAMENTO 12

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 13

1- INTRODUÇÃO

Uma análise clínica ou exame laboratorial é um conjunto de exames e testes realizados em laboratório pelos seguintes profissionais: biomédicos, bioquímicos, biólogos, farmacêuticos ou médicos, em busca do diagnóstico ou confirmação de uma patologia ou para um check-up do paciente. Para realização dos mesmos existe uma sequência de ações que devem ser seguidas desde a realização da coleta do material que será analisado até a liberação do laudo. Neste processo, podem ocorrer erros relacionados às diversas etapas do processo analítico.

Entretando a influência de variaveis pré-analiticas torna-se mínima desde que o paciente receba uma boa orientação em relação ao jejum adequado, a não realização de práticas físcas no período que antecede a coleta do espécime diagnóstico, à informação relativa ao tabagismo e além disto sobre o uso de fármacos e/ou drogas terapêuticas no momento da realização dos testes. (FERREIRA et al., 2007). Este trabalho, portanto, orientar-se-á no sentido de avaliar a interferência de anti-hipertensivos na qualidade dos exames, de maneira a servir de base para avaliação e melhorias nos exames laboratoriais. Tomando como objeto de pesquisa os seguinte medicamentos: Nifedipina, (mais conhecido como Adalat retard) e a Losartana pertence à classe de anti-hipertensivos relativamente nova, no qual iremos retratar as possíveis alterações de exames com uso dos medicamentos supracitados.

Abordaremos a importância do metabolismo dos medicamentos no fígado. Sendo o maior orgão do corpo humano, com cerca de 2% do peso corporal total. Pois a maioria dos medicamentos deve passar pelo fígado, que é principal local para seu metabolismo. Uma vez no fígado, as enzimas convertem os pró-medicamentos em metabólitos ativos ou convertem os medicamentos ativos em formas inativas. O principal mecanismo do fígado para metabolizar medicamentos é através de um grupo específico de enzimas. No qual devemos nos alertar quanto ao correto funcionamento para o sucesso

2- JUSTIFICATIVA

O presente tema foi escolhido devido à sua importância perante a sociedade, pois em várias ocasiões por falta de conhecimento da população, rotineiramente exames alterados são liberados pelo uso de medicamentos anti-hipertensivos usados no Brasil.

Após vários relatos de possíveis interferências em laudos de exames bioquímicos. Foi constatado a necessidade de difundir quais exames podem sofrer interferências pelo uso dos medicamentos anti-hipertensivos, nas fases pré-analitica e pós analitica dos exames laboratoriais. Para que haja uma diminuição no numero de alterações nos exames bioquímicos. E com esse conhecimento ao alcance dos leitores e possível tomar as medidas cabíveis, adotando controle de qualidade na elaboração de laudos de exames.

3- REVISÃO TEÓRICA

3.1 MEDICAMENTOS

Estudos apontam que o uso de vários medicamentos compromete, de forma significativa, resultados de exames laboratoriais, colaborando, assim, para o diagnóstico errôneo testes e custo e desnecessário. O fármaco no organismo, ou seu catabólico, ao interagir com substâncias que compõem os reagentes químicos utilizados nas análises, pode interferir no diagnóstico.

Diversos são os efeitos que as substâncias dos fármacos podem causar, e em geral são expostos em suas bulas.

Como por exemplo o tratamento utilizando medicação para controle da hipertensão.

Pacientes que utilizam Losartana e Nifedipina podem ter um falso aumento dos valores de frutosamina, enzima derivada da ligação de proteínas do soro com a glicose, e a admnistração de um inibidor da enzima conversora de angiotensina com um diurético tiazídico no qual irão causar alterações nas dosagens de ácido úrico no soro.

Estudos apontam que os anti-hipertensivos dessa classe farmacológica representam complicações para o perfil lipídico.

Os pacientes com hipertensão e diabete tipo 2 que fazem uso desses medicamentos estão em risco diante da sua interferência no metabolismo lipídico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (138.7 Kb)   docx (18.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com