TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administraçao Financeira AVA

Por:   •  7/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  831 Palavras (4 Páginas)  •  443 Visualizações

Página 1 de 4

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

A administração financeira se faz presente em todas as empresas, em qualquer ramo de atividade, se tornando indispensável para o seu crescimento e desenvolvimento.

 Desta forma a empresa junto de seus gestores tem como principal objetivo lucrar e maximizar a riqueza, tanto de seus acionistas quanto para seu próprio patrimônio.

                Antes de investir devemos nos lembrar de que alguns fatores alteram o valor do dinheiro com o passar do tempo, elementos como inflação, crises, juros aplicados nas movimentações financeiras e mudanças cambiais, podem valorizar ou desvalorizar a moeda, alterando assim a viabilidade do investimento.

        No caso de investimento junto às instituições financeiras, encontramos na sua maioria, aplicações que são acrescidas de juros dentro de um período, tempo este que varia de acordo com o tipo de aplicação, porém, usualmente ofertam juros compostos sobre o montante empregado mensalmente, ou seja, o valor de ganho obtido pelos juros do período, também se rentabilizará junto do montante no próximo período, tornando a aplicação mais atraente para quem deseja investir.

 Para a empresa não ter problemas ao investir, deve-se agir de forma cautelosa, certificando de que o caminho que está sendo traçado para aquela quantia de capital, atende aos objetivos, portanto deve-se levantar quais opções de investimentos estão disponíveis, e escolher qual delas atende e se enquadra melhor no perfil da empresa.

        Para minimizar os riscos em investimentos, algumas ferramentas podem auxiliar os gestores, o Payback tem como objetivo demonstrar quanto tempo o montante deverá ficar aplicado até a recuperação do valor inicial. Pode-se usar o método VPL (Valor Presente Líquido), que demonstrará através de fluxos de caixa, a rentabilidade do investimento. A TIR (Taxa Interna de Retorno), que trará percentualmente através da taxa de juros o retorno do capital, desta maneira o gestor pode comparar o valor mínimo de atratividade imposto sobre o valor inicial com o valor percentual obtido posteriormente, viabilizando ou não a aplicação. O método ROI (Return on Investiment), é também muito utilizado, e similar ao método TIR, pois levanta percentuais de viabilidade dentro de sua estrutura, comparando  o valor inicial com o valor final.

        Os ricos se encontram emparelhados aos investimentos, podendo atuar diretamente à empresa e alguns podem atingir todo o mercado, estão presentes a todo e qualquer tipo de investimento, cabe a quem investe tomar decisões que diminuem estes riscos que podem afetar o retorno desejado.

        O método CAPM (Capital Asset Pricing Model), certifica se a taxa de rendimento proposta pelo investidor é a que se alcança de fato com o retorno do investimento, analisando os riscos internos juntos dos riscos específicos e sistemáticos.

        A distribuição de dividendos, o financiamento, e o investimento, são decisões financeiras que giram em torno do passivo, do ativo e do patrimônio liquido da empresa, mensurando a estabilidade financeira e econômica da instituição, sendo estas apresentadas pelos resultados do balanço patrimonial, e pela demonstração dos resultados do exercício.

        Há diversas maneiras de uma empresa empregar seu dinheiro, como investir em melhorias para dentro de um setor, realizando a compra de novos maquinários para a produção, assim, acontecendo à alavancagem operacional, que anseiam por maximização dos lucros operacionais por meio de alteração dos custos fixos, aumentando a contribuição dos acionistas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (59.3 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com