TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Apresentação do Trabalho – Abertura de Empresa Comercial –

Por:   •  10/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.103 Palavras (5 Páginas)  •  1.397 Visualizações

Página 1 de 5

Apresentação do Trabalho – Abertura de Empresa Comercial –

 

Para abrir uma empresa comercial pode-se enquadrar em uma microempresa (ME) ou uma empresa de pequeno porte (EPP).

O faturamento da Microempresa  vai até  240.000.00 (360,.000,00) e empresa de pequeno porte,  "EPP" até 2.400.000.00 ( 3.600.00,00) anual.

Abriremos uma Micro empresa,  cujo pagamento de impostos é realizado de forma simplificada.

No Brasil as microempresas e as empresas de pequeno porte podem optar pelo Sistema Integrado de Pagamento de Impostos e Contribuições das Microempresas e das Empresas de Pequeno Porte, conhecido como SIMPLES/Federal.

 O SIMPLES consiste, basicamente, em permitir que as empresas optantes recolham os tributos e contribuições devidos, calculados sobre a receita bruta, mediante a aplicação de alíquota única, em um único documento de arrecadação, chamado DARF-SIMPLES. O sistema de pagamento unificado pode abranger os tributos estaduais e municipais mediante convênio celebrados com a Receita Federal para a qual são delegadas as atribuições de fiscalização e administração dos tributos administrados pelos entes estaduais ou municipais (ICMS ou ISS).

 A abertura da empresa deve seguir  princípios básicos e legais,  essa empresa pode ser INDIVIDUAL  (1 socio) ou SOCIEDADE  LTDA ( dois  ou mais sócios).

Para  empresa  Individual que é o nosso caso,  a pessoa interessada em abrir uma microempresa deve procurar um contador,  com toda sua documentação pessoal,  CPF, RG,  Titulo de Eleitor , certidão de casamento,  dever ter tambem  em mãos o seu endereço residencial e o comercial que será o local de funcionamento da empresa.  Para ser um empresário, a pessoa não depende de uma graduação ou grau superior. Um problema que todo empreendedor iniciante tem, além de começar a empresa com o investimento e toda sua dedicação e coragem é fazer a abertura legal da sua empresa, infelizmente nosso pais não ajuda muito em relação à burocracia exigida – são muitos registros diferentes em várias instâncias que causam taxas e impostos futuros.

O  contador é quem vai fazer toda essa parte burocrática de abertura e registro da empresa . No  Brasil toda empresa deve obrigatoriamente ter um contador que assine pela empresa.

CONTRATO SOCIAL (EMPRESA LTDA)  ou REQUERIMENTO DE EMPRESARIO ( EMPRESA INDIVIDSUAL): é o inicio de toda documentação da empresa, é nele que vai constar os dados do sócios ou empresário , endereço da empresa e a atividade que será exercida pela empreasa . A  nossa empresa que será uma empresa induvidual  tera como documento principal o REQUERIMENTO DE EMPRESARIO .

REGISTROS:

JUNTA COMERCIAL:  O nascimento – como qualquer pessoa, uma pessoa jurídica tbm precisa nascer e ter uma certidão – isso será o registro da  empresa na junta comercial – de  posse do CPF e RG comprovante de endereço  comercial e residêncial   escolhido a atividade que sera exercida pela empresa,  o nome empresarial e nome fantasia, o contador vai enquadrar a empresa em um ou mais  códigos do  CNAE (código de atividade da empresa) esse código é a descrição do tipo de atividade que a empresa vai exercer. Vai ser também na junta  comercial que o contador faz  uma consulta de viabilidade que nada mais  é que  uma pesquisa pra saber se já existe outra empresa registrada com o mesmo nome.  Feito a pesquisa e preenchido o REQUERIMENTO DE EMPREARIO, direto no site da junta comercial ,   mais Xerox dos documentos pessoais do empresário  o contador encaminha tudo para a junta comercial,   que será feito o registro da empresa atravez de um numero chamado NIRE.

A junta cobra valor de taxa abertura que é recolhida em banco.

RECEITA FEDERAL: Depois de gerado o NIRE na junta comercial o contador entra no site da receita federal (www.receita.fazenda.gov.br) vai encontrar neste site a opção cadastro sincronizado, ali irá fazer o preenchimento dos dados do empresário, da empresa (neste preenchimento não pode haver erros, caso isso ocorra, lá na frente voltaremos em estaca zero). Tambem será feito na receita federal o enquadramento da empresa no SIMPLES NACIONAL.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (81 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com