TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Abordagens da Contabilidade

Por:   •  25/2/2021  •  Relatório de pesquisa  •  412 Palavras (2 Páginas)  •  394 Visualizações

Página 1 de 2

A abordagem ética cita que a contabilidade deveria apresentar-se como pura e justa para todos os interessados e agentes, porém, situações, profissionais e interpretações diferentes podem deferir ou atribuir significados distintos do que seria esse puro, justo e verdadeiro e não enviesado. Todos concordam que a contabilidade deveria não ser enviesado, porém, segundo Hendriksen é bastante complexo entender e padronizar o que seriam essas características.

Na abordagem comportamental, envolve diversos campos, como o da psicologia, sociologia e economia, há o discurso de que as demonstrações contábeis deveriam ser feitas sob medidas, ou seja é prezado a “Ênfase na forma que os relatórios contábeis são utilizados mais do que o desenvolvimento lógico dos demonstrativos...” (IUBíCIBUS, p.24) em outras palavras é preferível um procedimento que tenha experiência e procedência e que leve a tomada de decisão correta do que um procedimento que tenha na teoria e seja conceitualmente correto, mais que induza a má tomada de decisão ou atitudes inapropriadas.

Abordagem macroeconômica seria a prática do conceito da teoria comportamental, porém, voltada somente para economia. Utiliza-se do approach da teoria do comportamento para atingir determinados fins macroeconômicos Esse tipo de teoria é utilizada em países que possuem sua economia totalmente planificada, nesse caso os órgãos tomam atitudes e “manipulam’ para que seja alcançado o que desejam, eles tem o poder de influenciar os usuários visando atingir metas e políticas macroeconômicas especificas, engloba todas as variáveis contábeis para que sejam alcançadas suas metas. Já na abordagem social ela atende as finalidades sociais mais amplas buscando o bem-estar social. É defendido que as demonstrações não interesse somente aos executivos, diretores e investidores mais sim a toda comunidade. Através do valor adicionado, a sociedade no geral teria informações mais completas mediante publicação além das demonstrações contábeis, fosse elaborada a Demonstração do valor apropriado, este que foi criado através da Lei 11.638/07 nas Sociedades Anônimas de capital aberto no qual tem como objetivo evidenciar os valores que foram obtido externamente, e onde ele foi aplicado ou distribuído, esta utilização é bem mais completa e didática, na qual ajudaria e facilitaria a interpretação da sociedade no geral.

Abordagem sistêmica também conhecida como teoria da comunicação tem por finalidade permitir decisões e julgamentos que se adequam por parte dos usuários da informação, através da mensuração, comunicação da informação econômica, financeira fiscal e social. Considera os eventos societários como necessários para um processo ordenado que após todos os ajustes, registro e acumulação irá culminar na edição das demonstrações e relatórios contábeis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (33 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com