TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Crises e oscilações mercadológicas

Por:   •  23/8/2018  •  Monografia  •  9.571 Palavras (39 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 39

1 INTRODUÇÃO

No atual cenário econômico, várias são as crises e oscilações mercadológicas e é fundamental que as empresas estejam em condições de atender aos anseios e necessidades do mercado consumidor. Existem vários aspectos que, hoje, são essenciais para que uma empresa permaneça ativa e obtenha êxito. É preciso buscar um diferencial competitivo para se sobressair no mercado frente às demais entidades.

É preciso alocar bem os recursos obtidos e saber tomar as decisões corretas dentro da empresa. O processo de tomada de decisão envolve várias áreas distintas dentro da empresa e cada setor tem sua participação no resultado da empresa. Tem que ser criterioso e respaldado em dados concretos.

Esses dados concretos são alcançados quando analisamos as demonstrações contábeis de uma empresa, seus relatórios, suas demonstrações financeiras e podemos concluir através dessas análises se o procedimento adotado dentro da empresa está trazendo para a mesma o retorno almejado. Neste aspecto a contabilidade se torna uma relevante ferramenta no processo de tomadas de decisão, uma vez que as análises são indicadores da gestão aplicada e quando os resultados não são satisfatórios indicam aos gestores a necessidade de repensar nas estratégias, objetivos e maneira como os recursos estão sendo aplicados apontando que é o momento de mudar.

Demonstrar como as informações contábeis são relevantes no processo de tomada de decisões é objetivo proposto neste projeto, que será desenvolvido na empresa Águas do Treme S/A, um Resort no ramo entretenimento e hospedagem, com 8 anos de constituição, situado na cidade de Inhaúma / MG.

Para que o objetivo pretendido nesta pesquisa seja alcançado serão utilizadas a pesquisa descritiva, a pesquisa bibliográfica e documental, adotando quanto a abordagem do problema a pesquisa quantitativa.

Os dados utilizados para o desenvolvimento desse estudo de pesquisa serão coletados no período de ....................... a ....................... , em 2010.

Para facilitar a compreensão, este projeto será desenvolvido em seções, tais como introdução, organização em estudo, justificativa, formulação do problema, objetivo, referencial teórico, metodologia, cronograma, orçamento e referencial bibliográfico.

2  A ORGANIZAÇÃO EM ESTUDO

Conhecida como Águas do Treme Lake Resort, a empresa Águas do Treme S/A, teve seu nome fantasia e sua razão social inspirados no antigo Lago do Treme, situado na cidade de Inhaúma, interior de Minas Gerais. O Lago ficava num brejo onde passava uma boiada e podia-se sentir a vibração do solo devido ao impacto dos animais. No ano de 2000, teve início o projeto de ampliação do Lago do Treme, e, onde era apenas um brejo surgiu o maior lago de pesca esportiva da América Latina.

O primeiro passo foi recuperar a área com vegetação nativa do cerrado, desassorear o lago, revitalizar sua nascente, e só então desenvolver a piscicultura e trabalhar a pesca esportiva. Dois anos mais tarde, em 2002, nasceu o Águas do Treme Lake Resort, inaugurando o sistema “day use” (aproveitar o dia), permitindo que o cliente passasse o dia no local.

A empresa é destinada ao ramo de hospedagem e entretenimento. Com 7 anos de constituição, é apoiada tecnicamente pela Organização Brasileira de Hotéis Roteiros de Charme. O lago de pesca esportiva oferece a modalidade pesque e solte, e em suas dependências, os hóspedes encontram lazer e diversão para crianças e adultos com passeios a cavalo e de charrete, bicicleta, piscina, sauna e cascata, caminhada em trilha ecológica, hospedagem com muito conforto e gastronomia requintada, além de espaço destinado à realização de eventos.

Atualmente, a empresa tem o projeto de ampliação de seus apartamentos em 100% o que totalizará 28 suítes. Desenvolve um projeto de recapeamento das margens do Rio São João, uma vez que a nascente do rio está dentro da empresa; um projeto de preservação ambiental da fauna local foi desenvolvido desde a constituição da empresa e trouxe bons frutos, uma vez que se encontra nas dependências do resort mais de 100 espécies de pássaros silvestres, capivaras, búfalos, pavões, e a flora, muito preservada com um jardim de cactos, orquidário, e conservação de mais de 50 espécies nativas de árvores através do reflorestamento.

Situada na pequenina cidade de Inhaúma, interior de Minas Gerais, uma região de poucos recursos econômicos, a empresa representa, para a população da cidade e economia local, oportunidade de emprego e geração de mais recursos financeiros. Hoje, a empresa tem 95 funcionários, dois deles deficientes físicos. Os funcionários são distribuídos entre os setores de meio-ambiente, manutenção, marketing, administração, lazer, apartamentos e piscicultura.  

A empresa tem como missão encantar o cliente, com sua cordialidade típica, proporcionando momentos inesquecíveis em contato com a cultura e a natureza do cerrado mineiro com tranqüilidade, conforto, diversão e qualidade.

Por ser o ramo de entretenimento e hospedagem um segmento no mercado com grandes concorrentes, o Águas do Treme Lake Resort tem se preocupado em buscar um diferencial que agregue valor competitivo no mercado pois tem que conviver com o problema de número limitado de uh’s, distância, outros hotéis próximos, tais como JN Resort e Inhotim, que utilizam o mesmo segmento de mercado.

No atual cenário econômico, em que a concorrência acirrada e as crises de demanda de mercado por produtos e serviços tem aumentado consideravelmente, a empresa tem que alocar corretamente seus recursos, evitando certos gastos que muitas vezes são fruto de desperdícios e que poderiam ser minimizados ou até mesmo serem extintos. Saber utilizar corretamente os recursos e utilizar uma gestão coerente é fator sinequanon para a permanência de uma empresa no mercado.

É preciso saber o que agrega valor e o que tem que ser modificado e nesse aspecto que a contabilidade passa a ser uma importante ferramenta de gestão uma vez as informações contábeis provenientes dos resultados alcançados quando analisadas indicam se a gestão da empresa está sendo eficiente ou deficitária, auxiliando os gestores em suas decisões..

3 JUSTIFICATIVA

A função contábil objetiva refletir fielmente, por meio de registros, os acontecimentos ocorridos em uma entidade. Tal função reveste-se de formalidades e legalidades, sendo, portanto, uma das mais importantes funções empresariais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (61.1 Kb)   pdf (520.5 Kb)   docx (60.6 Kb)  
Continuar por mais 38 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com