TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As conseqüências da Auditoria Interna na Gestão de Paraguassu Veículos em Feira de Santana

Pesquisas Acadêmicas: As conseqüências da Auditoria Interna na Gestão de Paraguassu Veículos em Feira de Santana. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.299 Palavras (6 Páginas)  •  428 Visualizações

Página 1 de 6

1. INTRODUÇÃO

1.1-Contextualização

São notórias as modificações que vêm acontecendo no mundo das organizações, devido à concorrência, determinando cada vez mais a busca por novas estratégias para garantir a sobrevivência. A auditoria interna é uma ferramenta administrativa que tem como objetivo compor um controle gerencial que opere através de avaliações e de exames com eficácia.

A auditoria interna é uma atividade profissional que exige independência prática, visualização panorâmica e objetividade ao analisar uma empresa, e apresentação de soluções para os problemas detectados nessa entidade.

A auditoria Interna nessa fase é identificada como uma atividade imprescindível à organização lhe dando base e suporte em alternativas, como um instrumento de trabalho, assistência e controle para a tomada de decisão, principalmente quando existem princípios de fraudes.

Assim, com a Auditoria Interna pode-se reduzir os impactos que são provocados em empresas, ela se estabelece como uma função de apoio à gestão, ajudando a organização a alcançar seus fins, tornando-se uma ferramenta indispensável, direcionada na melhoria dos controles e processos, minorando riscos e otimizando suas atividades.

A contabilidade visa a Auditoria Interna com o objetivo de medir e comunicar se os sistemas gerenciais da empresa estão sendo empregados com eficiência, bem como verificar se os dados contábeis representam efetivamente a situação econômica e financeira da empresa.

Em decorrência dos escândalos contábeis envolvendo muitas empresas mundialmente conhecidas como a: Wordcom, Enron e Xérox – em relação às fraudes anunciadas pela mídia, mostra-se a importância da auditoria interna nessa relação de mudanças incididas no ambiente empresarial fazendo-se necessário uma melhor compreensão da importância de se auditar os sistemas de controle das empresas e quais os impactos que a mesma pode causar, levantando questões de confiabilidade dos relatórios contábeis, resultando na perda da utilidade dessas informações. Os procedimentos que as empresas estão adotando, estão tornando cada vez mais complexos, aumentando, portanto a importância da utilização de normas e procedimentos eficientes de gestão.

A Auditoria interna é uma atividade que vem expandindo-se a cada dia, aumentando seu valor para a administração de uma companhia. Tendo o fato como veracidade que a existência de uma auditoria interna eficiente é considerada como um ponto importante de controle interno nas empresas é que surgiu a idéia desse artigo.

Como decorrer do tempo os Controles Internos têm se tornado cada vez mais indispensáveis, na gestão de empresas, principalmente devido o acréscimo da competitividade entre as mesmas, onde os componentes da alta administração através dos mecanismos de gestão podem controlar as operações realizadas pela empresa, auxiliando-os na análise das perspectivas futuras, tendências de crescimento, rentabilidade atual e pagamento de dividendos.

Em virtude de todos os fatos mencionados, a fim de compreender as necessidades das empresas, será estudada uma Concessionária de Veículo da rede (Chevrolet) tendo em vista a necessidade de demonstrar os mecanismos de Controle Interno utilizados pela mesma.

A partir desse contexto levanta-se a seguinte questão: quais são os impactos da Auditoria Interna na Gestão da Paraguassu Veículos em Feira de Santana?

1.2 OBJETIVOS

1.2.1 Objetivo Geral

Tendo em vista que a problemática examinada refere-se ao que as empresas podem fazer para reduzir as fraudes empresariais; o objetivo geral do presente estudo baseia-se em analisar os impactos do controle interno como suporte operacional da auditoria interna, como ferramenta redutora de fraudes. Sendo assim, o escopo geral deste estudo consiste em evidenciar os Impactos da Auditoria Interna na estrutura organizacional e nos sistemas de controle de uma Rede de Concessionárias de Veículos na cidade de Feira de Santana-Ba.

1.2.2 Objetivos Específicos

• Analisar a estrutura organizacional e como são demonstrados os sistemas de Controles Internos na Concessionária Paraguassu Veículos em Feira de Santana;

• Evidenciar de que forma o processo de auditoria interna tem colaborado para o melhor controle das normas internas da empresa e para o controle do seu patrimônio;

• Demonstrar a redução de ineficiência e do auxilio para administração da empresa identificando os riscos e fraudes que eventualmente podem ocorrer;

• Demonstrar os resultados obtidos através da análise dos sistemas de controle da Empresa estudada;

1.3 JUSTIFICATIVA

Perante as amplas transformações no mercado, em uma atmosfera globalizada e competitiva, é decisivo para o acréscimo das empresas que elas procurem instrumentos que as auxiliem no processo de otimização das suas atividades. As constantes modificações, nos meios: político, social, e econômico requer das organizações habilidades e flexibilidade, apropriadas para causar criatividade e facilidade às adequações a espaços em constantes variações, no qual a incumbência e o controle são avaliados como premissas para uma eficaz gestão contábil e financeira.

Hoje um contador não pode

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com