TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aspectos do desenvolvimento de demonstrações financeiras

Artigo: Aspectos do desenvolvimento de demonstrações financeiras. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2013  •  Artigo  •  510 Palavras (3 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 3

Conforme Britto (2006), o desenvolvimento das demonstrações financeiras é um trabalho bastante criterioso e importante. Compreender sua estrutura, principalmente o balanço patrimonial e as demonstrações do resultado do exercício é ponto essencial para uma análise financeira pertinente e profunda. Outro aspecto importante em uma análise é o trabalho com os índices econômicos e financeiros que se constitui na técnica mais utilizada na tomada de decisões dos gestores. Recomenda-se analisá-los de forma conjunta e complementar dado que a avaliação isolada de um indicador dificilmente contribuirá com informações adequadas.

Conforme Assis (2009), as informações contábeis são intensamente utilizadas pela função planejamento, existe nas diferentes áreas organizacionais, em que se projeta o futuro da empresa e esta atividade, portanto identificar financeiramente o processo produtivo, custos, despesa e s gastos: telefonia, treinamentos, tributação, salários e seus encargos, horas-extras médias e retroativas, auditoria, consultoria, inventário, fluxo de materiais, tecnologia de informação, entre outros.

O Balanço Patrimonial é uma ótima fonte para análise dos itens concernentes ao patrimônio da organização, que em termos de informações, inclui: Ativo Circulante e Realizável, nas modalidades: Permanente e Longo Prazo; Passivo Circulante e Exigível, por meio do Patrimônio Líquido e Longo Prazo.

A Lei 11.638/07 alterou a Demonstração de Resultado de Exercício (DRE), em que se discriminará a receita bruta das vendas e serviços, as deduções das vendas, os abatimentos e os impostos; a receita líquida das vendas e serviços, o custo das mercadorias e serviços vendidos e o lucro bruto; as despesas com as vendas, as despesas financeiras, deduzidas das receitas, as despesas gerais e administrativas, e outras despesas operacionais; o lucro ou prejuízo operacional, as receitas e despesas não operacionais; o resultado do exercício antes do Imposto sobre a Renda e a provisão para o imposto; as participações de debêntures, de empregados e administradores, mesmo na forma de instrumentos financeiros, e de instituições ou fundos de assistência ou previdência de empregados, que não se caracterizem como despesa; o lucro ou prejuízo líquido do exercício e o seu montante por ação do capital social.

A análise vertical, também denominada análise de estrutura, facilita a avaliação da estrutura das demosntrações financeiras (Balanço Patrimonial e DRE) e a representatividade de cada conta em relação ao total do Ativo e Passivo, bem como a participação de cada conta do Demonstrativo de Resultado na formação do lucro ou prejuízo do período analisado. Apresenta valores percentuais de cada conta e grupo de conta em relação a um valor base: no caso do BP, esse valor base é o total do ativo ou do passivo; na DRE, o valor base é o total da receita líquida (AZEVEDO, 2012).

Para Azevedo (2012), a análise horizontal consiste em verificar a evolução dos elementos do BP e DRE durante um determinado período. Essa verificação se faz entre os valores de uma mesma conta ou frupo de contas, evidenciando a evolução da conta ou do grupo de conta por período. Uma das maneiras de apurar os percentuais de evolução da análise horizontal é tomar como base um exercício e calcular a evolução dos demais, sempre em relação ao exercício base.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com