TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aspectos sociais e ambientais, que podem impedir o desenvolvimento do país e da cidade

Pesquisas Acadêmicas: Aspectos sociais e ambientais, que podem impedir o desenvolvimento do país e da cidade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  757 Palavras (4 Páginas)  •  565 Visualizações

Página 1 de 4

O Conteúdo estudado traz uma pesquisa acerca dos problemas ambientais que uma multinacional como a PETROBRÁS traz para um país como o Brasil em desenvolvimento.

Tendo em vista as transformações que vem ocorrendo a cada dia na economia mundial, estas transformações acabam por abranger de forma direta o desenvolvimento econômico e urbano dos municípios que como as cidades da Bahia que tem plataformas da Petrobrás sofrem quando tem algum problema ambiental.

Objetiva-se com estudo conhecer os diversos problemas socioambientais que possam vir a interferir no desenvolvimento do país e dos municípios

Justifica-se esta pesquisa uma vez que o país esta em desenvolvimento, principalmente no que se refere à indústria petrolífera, pois a Petrobrás, com descoberta do pré-sal está trabalhando e crescendo cada vez mais.

Portanto, este texto irá falar sobre vários aspectos e problemas socioambientais que estas organizações causam em diversos ambientes.

1. DESENVOLVIMENTO

Para início de pesquisa necessário que se demonstre que os problemas ambientais em quase todas as regiões do país, torna-se importantíssimo o desenvolvimento e implantação de programas socioambientais, na tentativa de se reverter ou minimizar os danos ambientais.

Responsabilidade socioambiental que todos devemos ter é uma postura, é a adoção de práticas, ações e iniciativas em benefício da sociedade e do ambiente, visando a melhoria da qualidade de vida das pessoas e o desenvolvimento do país e do ser humano, por meio de ações preventivas, educativas, e assistenciais, do trabalho e do meio ambiente, de busca da justiça social.

Sobre responsabilidade social das empresas SOUZA (2003, p. 16):

A Responsabilidade Social Empresarial não se esgota num conceito e nem exclusivamente na execução de ações simples ou até mesmo complexas, mas na postura estratégica que uma empresa assume diante de vários aspectos: valores éticos, relacionamento com funcionários, fornecedores, clientes/consumidores, comunidade vizinha, governo e sociedade em geral, além das práticas adotadas em relação ao meio-ambiente.

E também na visão de (TORRES DA SILVA, 2000, p. 150) uma vertente considera que no Brasil dos anos 90 consolidou-se um novo discurso e uma nova prática empresarial: uma postura pautada pela responsabilidade social, em que as empresas são motivadas pela ética e pela responsabilidade, imbuídas de um interesse público.

Os danos ambientais provocados no presente correspondem a externalidades negativas e ineficientes, que, se num momento futuro forem identificadas e cobradas do agente causador, poderão representar um passivo ambiental futuro para este.

A responsabilidade socioambiental requer uma ética e uma atitude de comprometer o negócio com as questões ambientais. A sociedade brasileira já está bastante madura e consciente em não querer mais esta situação de espera. Utilizar um Sistema de Gestão Ambiental na atividade partes interessadas: a empresa distribuidora, o governo, o legislador, Ministério Público e os consultores técnicos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com