TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aspectos do desenvolvimento sustentável

Artigo: Aspectos do desenvolvimento sustentável. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2013  •  Artigo  •  519 Palavras (3 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 3

Questão1:

Ambiental- Está dimensão supõe que o modelo de produção e consumo seja realizado segundo as necessidades da base material que se encontra a economia, resumidamente é a forma de produção de consumo que garanta a não exploração dos ecossistemas para que possam ter a capacidade de auto reparação.

Econômica- Seria a contínua inovação tecnológica para as inovações de energia (para sairmos do ciclo fóssil, o qual um dia terá fim como todos já sabem).

Social- Implementação da justiça sócia, acabar com a pobreza de vez, garantir a todos uma vida no mínimo digna então permitir que possuam bens, recursos naturais que possam prejudicar outros seres.

Cultural- Mudar as formas de pensamentos para priorizar o meio ambiente, mudando os conceitos das pessoas de utilização das coisas e serviços, que possam usufruir ao invés de consumir, a mudança cultural mudará o estilo de vida.

Político- Fazer com que seja algo de utilidades em comum, para mudanças positivas

Questão2:

A primeira dimensão do desenvolvimento sustentável normalmente citada é a ambiental. Ela supõe que o modelo de produção e consumo seja compatível com a base material em que se assenta a economia, como subsistema do meio natural. Trata-se, portanto, de produzir e consumir de forma a garantir que os ecossistemas possam manter sua autor reparação ou capacidade de resiliência.

A segunda dimensão, a econômica, supõe o aumento da eficiência da produção e do consumo com economia crescente de recursos naturais, com destaque para recursos permissivos como as fontes fósseis de energia e os recursos delicados e mal distribuídos, como a água e os minerais. Trata-se daquilo que alguns denominam como eco eficiência, que supõe uma contínua inovação tecnológica que nos leve a sair do ciclo fóssil de energia (carvão, petróleo e gás) e a ampliar a desmaterialização da economia.

A terceira e última dimensão é a social. Uma sociedade sustentável supõe que todos os cidadãos tenham o mínimo necessário para uma vida digna e que ninguém absorva bens, recursos naturais e energéticos que sejam prejudiciais a outros. Isso significa erradicar a pobreza e definir o padrão de desigualdade aceitável, delimitando limites mínimos e máximos de acesso a bens materiais.

Questão3:

A primeira é a tecnologia, onde acreditam – se que seja possível a criação de meios tecnológicos que possam superar os limites de recursos que possuímos hoje. A segunda seria a mudança radical, seria a mudança total da forma e modo de vida que levamos. E a terceira seria não conseguir alcançar tais objetivos e a humanidade entrar em extinção devido a isso.

Questão4:

Primeiramente acredito que a união faz a força, então se todos se uniram por um bem em comum um grande passo e avanço será dado, além da conscientização seria necessário implementar leis rigorosas a favor do meio ambiente, com multas altas para pessoas e empresas joga lixo e resíduos tóxicos no meio ambiente( infelizmente a população só começa seguir depois que sentirem doer no bolso)e a reciclagem não deveria ser uma opção mais sim obrigatória a todos, a separação dos lixos e o recolhimento .

Bibliografia:

NASCIMENTO,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com