TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aspectos introdutórios em ciências contábeis

Projeto de pesquisa: Aspectos introdutórios em ciências contábeis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/6/2013  •  Projeto de pesquisa  •  924 Palavras (4 Páginas)  •  402 Visualizações

Página 1 de 4

SUMARIO

1. INTRODUÇÃO............................................................................................4 2.Aspectos introdutórios em ciências contábeis......................................5

2.1 Conceito, objeto e objetivo da contabilidade.............................................5

2.2 Demonstrações contábeis.........................................................................5

2.3Escrituração Contábil ...............................................................................5

2.4A contabilidade na Gestão Empresarial.....................................................6

2.5 A missão da empresa................................................................................6

2.6 A visão empresarial...................................................................................6

2.7 Processo Administrativo............................................................................7 2,8Ambiente das organizações.......................................................................7

2.9 Aspectos jurídicos relevantes para o profissional da contabilidade..........7

2.10 Principais operações matemáticas presentes nos cálculos contábeis.........................................................................................................7 3.CONCLUSÃO...............................................................................................8

4.REFERÊNCIAS............................................................................................9

1. INTRODUÇAO

Este trabalho propõe uma ampla visão da área contábil e alguns de seus conceitos, apresentando tópicos importantes para o empresário e o contador.

2. ASPECTOS INTRODUTÓRIOS EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Ciências contábeis apresenta aspectos importantes a serem analizados tanto para o empresário como para o próprio contador. Vejamos alguns destes aspectos.

Conceito: A função da contabilidade é registrar, classificar, demonstrar, auditar e analisar todos os fenômenos que ocorrem no patrimônio das entidades, fornecendo informações, interpretações e orientação sobre a composição e as variações desse patrimônio, para que as decisões de seus administradores sejam concluídas com sucesso. .Seu objeto de estudo é o patrimônio, e seu campo de aplicação o das entidades econômico-administrativas, assim chamadas àquelas que, para atingirem seu objetivo, seja econômico ou social, utilizam bens patrimoniais e necessitam de um órgão administrativo, que pratica os atos de natureza econômica e financeira necessários a seus fins.

Objeto: O patrimônio é o objeto da Contabilidade, isto é, sobre ele se exercem as funções contábeis, para alcance de suas finalidades. O patrimônio é um conjunto de bens, direitos e obrigações vinculados á entidade econômico-administrativa, e constitui um meio indispensável para que esta realize seus objetivos.

Objetivos: Fornecer informações sobre o patrimônio aos clientes, analisando, mensurando, registrando e controlando o patrimônio para permitir que os usuários avaliem a situação financeira e econômica da entidade e possam inferir sobre as tendências futuras da mesma. É bom que o empresário avalie bem seus objetivos, pois através deles que as sua metas serão atingidas positivamente.

Escrituração contábil: E o registro de todas as movimentações ocorridas na empresa, de acordo com o método das partidas dobradas, planos de contas e demais normas realizada no livro razão e livro diário, observando os princípios e normas contábeis. São esses registros que auxilia no movimento da empresa.

Gestão Empresarial: É através da contabilidade que a empresa consegue administrar seu patrimônio. Assim, o registro de todos os atos e fatos administrativos possibilita a análise e interpretação do patrimônio e a tomada de decisões mais adequada e eficaz para o sucesso empresarial.

Demonstrações contábeis: A contabilidade e o grande banco de dados da empresa, pois através dos registros o administrador saberá a posição patrimonial da entidade. Sendo assim demonstrações contábeis são os conjuntos de informações que deve ser avaliada anualmente ou mensalmente para um melhor desenvolvimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com