TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Avaliativa Teoria das Organizações UVA

Por:   •  8/3/2017  •  Relatório de pesquisa  •  829 Palavras (4 Páginas)  •  729 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA

Ciências Contábeis

TRABALHO AVALIATIVO DE TEORIA DAS ORGANIZAÇÕES

RELATÓRIO

ERICA SANTOS FEITOSA

Matrícula: 20164300272

Rio de Janeiro

Março/2017


  1. INTRODUÇÃO:

O presente trabalho foi desenvolvido a pedido do professor da disciplina Teoria das Organizações, no primeiro período do curso de Ciências Contábeis.

O desenvolvimento do trabalho é baseado na pesquisa de uma organização e também do caso indicado, seguindo as instruções solicitadas. Através da realização deste trabalho, aprofundaremos nossos conhecimentos sobre as Teorias da Administração, estudadas nas unidades disponibilizadas no ambiente virtual de aprendizado.

Foi realizada em 02/03/2017, uma pesquisa na organização Grupo Planus – Soluções Empresariais, empresa com 30 anos no mercado de contabilidade, cujo os objetivos não se limitam na parte operacional contábil, mas também no envolvimento com o negócio e objetivos do cliente, para que se tornem um valioso conselheiro, um gestor dos interesses e um parceiro no desenvolvimento dos negócios.

      As Teorias Administrativas foram criadas para resolver problemas organizacionais de planejamento e são utilizadas como modelo na atualidade. As organizações estão passando por processos cada vez mais flexíveis de gestão, valorizando acima de tudo o capital humano e buscando sempre novas estratégias de crescimento e inovações tecnológicas para enfrentar um mercado cada vez mais competitivo e globalizado.

   

   Na empresa em questão, é notória a grande influência das Teorias Clássicas e Neoclássicas. A organização possui toda uma estrutura de setores (setor fiscal, contábil, financeiro, administrativo, jurídico) e funções (diretoria, supervisão, coordenação, gerência).

Podemos observar também, a influência da Teoria da Burocracia em alguns aspectos, devido aos regimentos internos elaborados pela organização. Um exemplo é a solicitação de material de expediente, como canetas e borrachas. Faz-se necessário o preenchimento de uma requisição em modelo específico para que seja encaminhada ao setor administrativo, que por sua vez aguarda a liberação da diretoria da organização. Após a aprovação, o material pode ser liberado para quem fez a requisição do material.

      No estudo do caso proposto, vimos que a falta de eficiência na aplicação de treinamentos e desenvolvimento pessoal foi um erro cometido pela empresa no caso do engenheiro Fernando, que não foi preparado da forma correta para executar seu trabalho de maneira plena. O outro erro foi na contratação do engenheiro Caldas. Na sua contratação, não foi levado em consideração os aspectos necessários que estão relacionados a função gerencial.

        

        Para evitar erros como esses, a organização pesquisada Grupo Planus, sabe da importância em oferecer treinamento e desenvolvimento específico que permitam que os funcionários sejam capazes de assumir cargos ligados a gestão de pessoas. É necessário ter bons critérios para o recrutamento e seleção de pessoal. Esses critérios devem ser capazes de avaliar melhor as qualidades dos candidatos, como por exemplo, a capacidade de liderança, relação interpessoais, de assumir responsabilidades e distribuir tarefas. Devem-se priorizar as aptidões gerenciais e a criação de um plano de carreira.

        No dia a dia, para a realização das minhas tarefas dentro da organização pesquisada, observo alguns princípios básicos das Organizações citados por Henry Fayol (1841-1925), que colaboram para a eficiência dos serviços prestados:

- Divisão do Trabalho

As responsabilidades são específicas para cada pessoa e o trabalho é separado de forma especializada.

- Unidade de Direção

Todos dentro da organização sabemos a importância do planejamento para atingir nosso maior objetivo: A satisfação do nosso cliente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (100.5 Kb)   docx (15.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com