TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE AVALIATIVA DE TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO – (RESPOSTAS)

Por:   •  5/7/2017  •  Trabalho acadêmico  •  520 Palavras (3 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVIDADE AVALIATIVA DE TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO – (RESPOSTAS)

1º Taiichi Ohno se inspirou em um supermercado para criar o sistema Toyota de produção. Em 1956 quando visitou os Estados Unidos ele escreveu a seguinte frase: “Finalmente pude realizar o desejo de conhecer um supermercado de perto”. Em um supermercado as mercadorias são repostas nas prateleiras de acordo com o consumo pelos clientes. No sistema Toyota a ideia é fabricar apenas o necessário a partir da demanda dos clientes, a linha é administrada do fim para o começo, ou seja, assim como no supermercado os clientes adquirem os produtos e, neste momento, a informação da quantidade necessária para reposição é repassada ao departamento antecedente, ou reposição de mercadorias e prateleiras (no caso da fabrica, para a produção), e esta repassa para o departamento de compras (no caso da fabrica, estoque).

2º JIT (Just in Time) – Fazer o que é necessário, quando é necessário. A filosofia está fundamentada em fazer bem as coisas simples, em fazê-las cada vez melhor e em eliminar todos os desperdícios em cada passo da produção. Com a eliminação dos desperdícios e produzir somente aquilo que for necessário contribui para que a empresa consiga ter um padrão na produção e com uma melhor qualidade.

3º Kanbam (Cartão Envelopado em Plástico), esses cartões correspondem ao estoque da fabrica, tornou-se um sistema e uma ferramenta que faz funcionar o sistema Toyota, onde a produção é comandada pela linha de montagem final. A linha de montagem recebe o programa de produção e, á medida em que ela vai consumindo as peças necessárias, vai autorizando a estação de trabalho antecedente que a estação de trabalho seguinte está preparada para que a estação anterior produza outro lote de peças. Esta autorização para a fabricação de novas peças é realizada através do cartão kanbam. Este é o sistema de puxar a produção. Modelo esse tirado de um supermercado onde ao passar as mercadorias pelo caixa, cartões com informações sobre essas mercadorias seriam então enviadas ao departamento de compras, com essa informação as mercadorias seriam imediatamente repostas. Na fabrica essas informações servem para que produção produza apenas para repor as que foram vendidas eliminando-se assim desperdícios.

4º Esse sistema de produção tem seus adversários, eles dizem que não se deve restringir a produção, dizem que é melhor tentar reduzir os preços por meio da produção em massa. Quando se pensa apenas na minimização de gastos, pode-se estar produzindo um produto de péssima qualidade, perdendo assim clientes e tendo depois que reparar os possíveis erros de fabricação ou de planejamento, como no caso dos recalls, onde a empresa é obrigada a corrigir seus erros de produção afim de evitar transtornos ao consumidor, saindo assim da linhagem de fabricação. Além disso, existem outros resultados como: A lei da oferta e da procura, a empresa não consegue competir com um produto igual, produzindo em larga escala e com um preço de mercado reduzido ou, seja, que não tem um estoque preparado para novas vendas pode estar limitando-se muito, já que uma empresa de grande porte sempre deve estar preparada para mudanças bruscas no mercado (aumento da procura de seus produtos......

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (43.5 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com