TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade de racionalização de empresas

Por:   •  3/9/2015  •  Seminário  •  613 Palavras (3 Páginas)  •  352 Visualizações

Página 1 de 3

O que é OSM?

1 - É uma atividade de racionalização de empresas (eficiência e eficácia)

2 - É uma profissão que tem passado por várias transformações no mercado de trabalho que cuida dos aspectos organizacionais das empresas

3 - É uma disciplina que estuda os diversos aspectos organizacionais de uma empresa, através de uma metodologia própria e com o suporte de ferramentas, que procuram:

- Analisar e diagnosticar o desempenho das organizações

- Oferecer molduras para um desenho organizacional adequado

- Realizar projetos de organizações estruturadas em processos que levem à satisfação dos clientes

Exemplo de atuação (estudo de caso - Cementos Mexicanos)

a) Descrição do problema

Para obter uma margem competitiva no competitivo setor de entrega de concreto pronto, a Cementos Mexicanos (Cemex) se especializou em áreas do mundo em fase de desenvolvimento - locais onde qualquer coisa pode dar errado e normalmente dá. Mesmo em seu país de origem (México), a Cemex precisa lidar com condições climáticas e de tráfego imprevisíveis, paralisações da força de trabalho e inspeções governamentais arbitrárias em canteiros de obras, provocando interferências nas entregas. Além disso, mais da metade de todos os pedidos sofrem alterações ou cancelamentos pelos clientes, não raro de última hora.

Considerando que uma carga de concreto pronto não tem serventia se não for utilizada dentro 90 minutos de sua fabricação, isto significa altos custos, programação complexa e frustação para os gerentes e funcionários da Cemex, bem como para os construtores, que tinham sorte quando conseguem que seu concreto pronto seja entregue no dia certo, para não falar na hora certa.

b) Atuação dos profissionais de OSM

Consultores analisaram o problema sob todos os ângulos e concluíram que o caos era inevitável para os clientes e, por isso, precisam encontrar uma maneira de resolver o problema dentro desse caos.

c) Benchmark

Visitaram outras organizações que operam em ambientes muito complexos. Com base em suas observações, os consultores projetaram uma abordagem para a entrega do concreto pronto que eles chamaram "conviver com o caos".

d) Diagnóstico

Em lugar de tentar mudar os clientes, a Cemex deve fazer negócios nos próprios termos dos clientes e projetar um sistema no qual são rotineiras as mudanças de última hora e os problemas inesperados.

e) Projeto (Processo)

Elemento central da nova abordagem é um complexo sistema de TI, que inclui o rastreamento via satélite com alcance mundial e computadores de bordo em todos os caminhões de entrega, que é continuamente alimentado com fluxos diários de dados sobre os pedidos de clientes, programas de produção, problemas de tráfego, condições meteorológicas e, assim, por diante. Os caminhões da Cemex, toda manhã, devem partir pelas ruas. Quando chegar um pedido de cliente,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (43.1 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com