TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps contabilidade de custos 5 semestre etapa 2

Por:   •  30/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  664 Palavras (3 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 3

ETAPA 2

Passo 1

Passo a passo para apuração de custos.

Primeiro passo é separar os tipos de custos: custos diretos e custos indiretos.

Custos diretos são aqueles custos diretamente ligados à produção ou execução de um determinado produto/serviço e que podem ser mensurados por meio de alguma medida de consumo.

Custos indiretos são os que não têm relação direta ao produto/serviço final, sendo impossível se ter uma mensuração exata do consumo. Devendo-se fazer uso de algum instrumento de distribuição entre os produtos ou serviços prestados.

O segundo passo é calcular o custo direto.

Para isto se faz o cálculo do custo da matéria-prima, da mão-de-obra direta e outros custos diretos que possam existir.

A soma dos valores da matéria-prima e materiais utilizados com a mão de obra empregada no processo de produção do bem revelará o total do custo direto no período. A partir deste total, aplica-se a proporcionalidade entre os produtos.

Terceiro passo, calcular os custos indiretos.

O custo indireto total é encontrado somando os valores de cada custo indireto.

Somam-se os totais de cada grupo dos custos indiretos, individualmente. A partir deles, aplica-se a proporcionalidade.

Quarto passo: Calcular os custos totais

Agora basta somar os custos diretos e indiretos totais para obter os custos totais dos produtos ou serviços.


Passo 2

Dados da Folha de Pagamento da Industria de Sorvetes Brasil

[pic 1]

Valor por hora trabalhada

[pic 2]


Passo 3

Custos e despesas totais

[pic 3]

Importante:

As máquinas usadas na produção foram adquiridas há exatos 2 anos por R$ 600.000,00. Foi estimado na ocasião um valor residual de 10% do valor pago e uma vida útil de 10 anos.

Os móveis e utensílios usados no setor administrativo foram adquiridos há exatos 2 anos por R$ 60.000, foi estimado na ocasião um valor residual de 10% do valor pago e uma vida útil de 5 anos.

Importante: Nos Materiais diretos estão inclusas perdas esperadas de 10%


Passo 4

Custo unitário de cada produto.

[pic 4]

No passo 2 foram identificados e assinalados, na folha de pagamento, os custos de produção e as despesas com funcionários que não pertencem à produção, diretamente.

A partir dos salários dos funcionários e sócios, se obteve os impostos e provisões devidos, calculando-se então o valor por hora trabalhada, sabendo que as horas de todos os colaboradores totalizavam 176 no mês.

No passo 3, incluiu-se na tabela os custos de mão-de-obra direta, mão-de-obra indireta, depreciação de máquinas, móveis e utensílios e os totalizadores dos custos diretos, custos indiretos, despesas e custos.

Para o cálculo da mão-de-obra direta, somou-se o valor por hora dos dois primeiros funcionários e multiplicou-se pela quantidade de horas trabalhadas (176).

Para calcular a mão-de-obra indireta, somou-se o valor por hora dos demais funcionários e também multiplicou-se pelos mesmos 176, correspondentes às horas mensais trabalhadas.

A depreciação das máquinas foi dada a partir do desconto dos 10% do valor investido, visto que este será o valor residual, ou seja, a máquina não depreciará os 100%. Então, os 540 mil restantes depreciaram em dois anos 108 mil, pois a vida útil do maquinário é estimada em 10 anos. Estes 108 mil divididos em 24 meses, totalizam 4.500, que é a parcela a ser considerada no mês.

Do mesmo modo foi feita a depreciação dos móveis e utensílios, descontando-se 10% do valor investido, restou 54 mil para depreciar em 5 anos. A depreciação acumulada até o momento foi de 21.600. A parcela do mês a ser lançada é de 900.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (299.9 Kb)   docx (134.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com