TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps estratégia de custos

Por:   •  6/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  13.540 Palavras (55 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 55

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA DE RIBEIRÃO PRETO

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

 

ANDRE LUIS QUINONERO PAULETTI – RA: 6622362248

CLEITON FABIANO ZAGO – RA: 6525241344

FERNANDA RITA DONATO – RA: 7629722176

GLÓRIA STAEL E. B. TROMBELA – RA: 6621346443

MAYARA BARBOSA MARIANO – RA: 7090578425

RACHEL DE OLIVEIRA MOREIRA – RA: 1300345351

VIVIANE RODRIGUES – RA: 6275247005

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

GERENCIAMENTO E ESTRATÉGIA DE CUSTOS

PROFESSOR: LUIZ TERRA

RIBEIRÃO PRETO 2015

SUMARIO

  1. INTRODUÇÃO.....................................................................................................

2

  1. DESENVOLVIMENTO........................................................................................

3

2.1 Etapa 1..............................................................................................................

3

2.2 Etapa 2.............................................................................................................

8

2.3 Etapa 3.............................................................................................................

16

2.4 Etapa4..............................................................................................................

25

Referências Bibliográficas ....................................................................................

30


  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como desafio a elaboração de um relatório com análises dos custos e despesas da Empresa Fictícia Ltda. e também a análise da viabilidade de crescimento dentro do mercado atuante.

Na Etapa 1 será desenvolvido um relatório que demonstrará a análise sobre os custos da empresa juntamente com o entendimento do grupo no que se referem conceitos básicos sobre os principais componentes do custo e suas terminologias.

Na Etapa 2, deverá ser analisada uma proposta de um cliente aumentando a produção mensal da empresa. Este estudo servirá para que se analise a viabilidade ou não de atender este pedido.

  1. DESENVOLVIMENTO
  1. ETAPA 1

Conforme Eunir A. Bonfim e João Passareli:

 Um sistema de controle de custos pode ser definido como o conjunto de técnicas e recursos aplicados por uma empresa ao acompanhamento dos seus gastos (custos e despesas), compreendendo desde a análise e a atribuição de custos a produtos e departamentos. (BOMFIM; PSSARELLI, 2011, pg. 39)

São consideradas 8 diretrizes importantes para a implantação de um sistema de custos nas empresas: (BONFIM; PASSARELLI, 2011)

  1. Cada empresa desenvolverá o seu próprio sistema de controle de custos;
  2. Por mais importante que seja nenhum sistema de controle e análise de custos poderá compensar a incompetência dos administradores da empresa;
  3. Entre dois sistemas de controle de eficiência equivalentes, o mais simples deverá ser escolhido;
  4. Realismo nos prazos de implantação ou revisão de um sistema de controle e análise de custos;
  5. Cuidado com a impressão de que a reformulação de um sistema e análise de custo existente é mais simples do que a criação e implantação de um primeiro sistema;
  6. Pessoas são decisivas para a eficiência dos sistemas;
  7. Sistemas impraticáveis são inúteis;
  8. O futuro é muito importante no planejamento de um sistema de controle e análise de custos.

Gastos: valores monetários de todos os desembolsos e compromissos assumidos pela empresa no desempenho de suas operações de produção de bens e serviços. Os gastos empresariais compreendem; custos, despesas, investimentos, perda e desperdício. (BONFIM; PASSARELLI, 2011)

Custos: são considerados gastos diretamente relacionados com a produção dos bens e serviços destinados pela empresa à comercialização. Exemplos; salários funcionários da produção, compra de matéria-prima, depreciação de maquinários, energia elétrica, água. (BONFIM; PASSARELLI, 2011)

Despesas: são todos os gastos relativos à administração da empresa, como a área comercial, marketing, desenvolvimento de produtos e o financeiro. São os gastos que a empresa precisa ter para manter a estrutura funcionando, porém não contribuem diretamente para geração de novos itens que serão comercializados. Exemplos; material de escritório, propaganda e publicidade, salários da administração, comissão de vendedores.

Investimentos: gastos ativados com uma expectativa de benefício futuro. Exemplos; aquisição de imóveis, máquinas, marcas e patentes, máquinas e equipamentos. (BONFIM; PASSARELLI, 2011)

Perda: gasto não intencional devido aos fatores externos ou de atividade produtiva, gasto involuntário, indesejado. Exemplos; problemas nos computadores, acidentes de trabalho, produtos vencidos no estoque. (BONFIM; PASSARELLI, 2011)

Desperdício: gasto que não agrega valor do ponto de vista do cliente. Falta de competência da utilização dos recursos disponíveis, sejam eles humanos, materiais ou financeiros. Exemplos; excesso de pessoas, de estoques e de equipamentos. (BONFIM; PASSARELLI, 2011)

Custos diretos: pode ser identificado e diretamente apropriado a cada tipo de obra a ser custeado, no momento de sua ocorrência, isto é, está ligado diretamente a cada tipo de bem ou função de custo. É aquele que pode ser atribuído (ou identificado) direto a um produto, linha de produto, centro de custo ou departamento. Não necessita de rateios para ser atribuído ao objeto custeado. Exemplos; matérias-primas usadas na fabricação do produto, mão de obra direta, embalagens, energia elétrica consumida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (55.9 Kb)   pdf (396.3 Kb)   docx (65.7 Kb)  
Continuar por mais 54 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com