TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps sherer

Por:   •  8/4/2015  •  Seminário  •  925 Palavras (4 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 4

Sumário

Resumo Estrutura das Demonstrações Financeiras         

Estrutura de Capital         

Índices Financeiro         

Conclusão do Resumo          


Resumo Estrutura das Demonstrações Financeiras

Através do material estuda, podemos conhecer melhor a estrutura de um balanço e de uma demonstração de resultado assim como analisar técnicas, que nos permitam uma melhor analise, o que permite avaliar uma determinada empresa nos seguintes aspectos: lucratividade, rentabilidade e fluxo de caixa.

As empresas na sua maioria têm suas atividades financeiras que precisam de registro. Registros esses que demonstram como está a saúde financeira de uma empresa.

O responsável financeiro de uma empresa é o responsável por coletar informações, estruturar e analisar, buscando obter informações para um processo de tomada de decisão.  

O Balanço vai mostrar qual é o volume de recursos que a empresa utilizou para manter ou aumentar seus ativos e esses serão distribuídos dentro do Ativo, podendo analisar em quanto tempo será recuperado os recursos.

A Demonstração de Resultado vem demonstrar os saldos de cada conta com o objetivo de avaliar se a empresa teve lucro ou prejuízo.

Estrutura de Capital

O capital de giro está relacionado diretamente com o Ativo e Passivo, com as relações internas entre esses grupos patrimoniais, ou seja, um espaço financeiro da organização é o Capital Circulante Líquido.

O Capital de terceiros é um recursos de terceiros de curto e longo prazo mostrados no Passivo (Circulante Exigível), têm origem sob duas formas, os naturais ou operacionais e os não operacionais.

A liquidez nada mais é do que grau de rapidez com que os ativos se transformam em dinheiro.

Na estrutura de capital existem duas vertigens a Analise vertical e analise horizontal. A análise vertical mede proporções entre valores e determina a relevância de cada conta em relação a um valor total, já a analise horizontal vai demonstrar o crescimento ou queda ocorrida nas demonstrações contábeis em períodos consecutivos. Através de uma comparação feita horizontalmente através dos anos registrados nas demonstrações financeiras e nos indicadores.

Índices Financeiros

Índices são ferramentas que utilizamos para coletar informações que nos ajude nas tomadas de decisões, usando-se dessas informações num grau de liquidez, eficiência, lucratividade, etc. Podem ser comparados com outros índices da mesma empresa para uso de uma análise.

Os índices econômicos são ferramentas que auxiliam e de comparação, que permitem ao um analista fazer uma análise de uma empresa com outras do mesmo ramo de atividade ou de uma empresa internamente.

Para Matarazzo (2010) índice é a relação entre um grupo de contas das demonstrações financeiras que busca informar sobre a situação econômica e financeira da empresa, sendo que os índices é a técnica de análise mais empregada e fornece ampla visão da situação econômica ou financeira da empresa.

Os índices financeiros podem ser divididos em 4 grupos: rentabilidade, endividamento, estrutura de capital e liquidez.

Os índices de rentabilidade vão avaliar o desempenho econômico de uma empresa, mostrando em quanto tempo terá retorno de seus investimentos, mede a remuneração de seus capitais próprios, mede a lucratividade sobre os produtos e serviços comercializados. Nesse índice também pode se determinar em quanto tempo se recupera um investimento, ou seja, o payback.

O índice de liquidez é a forma encontrada para se representar a capacidade que a empresa tem em pagar suas dividas. Primeiramente se faz necessário a relação existente entre ativos e passivos circulante, com relação à velocidade com que os valores à receber se transformaram em dinheiro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (83.9 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com