TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Auditoria financeira e patrimonial

Por:   •  12/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.419 Palavras (10 Páginas)  •  538 Visualizações

Página 1 de 10

AUDITORIA FINANCEIRA E PATRIMONIAL

Kauana Rengel

Professor-Ademar Lima Junior

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Ciências Contábeis (CTB0136) – Prática do V

10/06/2015

Resumo

Nos dias atuais as empresas vêm demandando, cada vez mais a adoção de medidas de acompanhamento e controle, como o intuito de diminuir falhas e evitar problemas e fraudes que coloquem em risco a imagem e o patrimônio da entidade.  A auditoria é uma técnica contábil que passou a ser um instrumento de controle para administradores, com o objetivo normatizar, supervisionar, fiscalizar e avaliar os dados contábeis, orçamentários, financeiros, operacionais e patrimoniais, buscando auxiliar a gestão de entidades com ou sem fins lucrativos. Ainda há dificuldades na implantação da auditoria interna nas empresas que tanto pode ser terceirizada quanto pode ser da própria empresa, pois modificar qualquer procedimento dentro de uma empresa requer persuasão e habilidade, isso influência em resistência que existe pelos clientes.

Palavras-chave: auditoria, controle interno,

1 INTRODUÇÃO

Devido à complexidade da economia, tem se observado o aumento da importância da contabilidade e especialmente da auditoria, cujo objetivo é de proporcionar informações para um melhor controle, com clareza e transparência das entidades sob exame.

A auditoria representa um exame analítico e pericial de procedimentos diversos, sendo utilizada em quase todas as áreas empresariais, como um mecanismo de controle pra prevenção e a correção de problemas e falhas que possam vir a surgir, colocando em risco o patrimônio e a imagem da entidade, diante de acionistas, clientes e do mercado geral.

Este novo comportamento tem buscado solução em instrumentos de controle, com o intuito de não apenas detectar e mensurar possíveis problemas, como também oferecer soluções.

         Existem diversos tipos de auditoria, nomeadamente auditoria interna, auditoria externa, auditoria operacional, auditoria de gestão, auditoria de informática, auditoria social, entre outros.

A metodologia utilizada é de pesquisa bibliográfica, com materiais contidos em livros e sites confiáveis, auxiliando assim o desenvolvimento do estudo. O objetivo geral deste trabalho é demonstrar a importância da auditoria financeira e patrimonial nas empresas, bem como mostrar como a auditoria, pode contribuir para a melhoria no sistema de controles internos.

Neste artigo inicialmente será abordado à origem e evolução da auditoria até nos dias atuais. Em seguida será visto definição e objeto para a auditoria, como ela tem auxiliado as empresas contra fraudes e erros.

2. ORIGEM DA AUDITORIA

        A palavra auditoria vem do latim e tem como significado ouvir (audire). Sá (2002) diz que "A denominação Auditor é antiga, mas não se conhece ao certo sua origem nem a data precisa em que se consagrou, admitindo-se que pudesse ter sido adotada por volta do século XIII, na Inglaterra, no reinado de Eduardo I, O termo auditor no latim, tem o significado de aquele que ouve ou ouvinte".

 2.1 O surgimento no mundo

Assim como outras inúmeras ciências, é difícil dizer exatamente quando surgiu a auditoria. Mas a importância da auditoria é reconhecida a milênios, desde a antiga Suméria. Sgundo Sá (1998, p. 21) “existem provas arqueológicas de inspeções e verificações de registros realizadas entre a família real de Urukagina e o templo sacerdotal sumeriano e que datam de mais de 4.500 anos antes de cristo”.

O primeiro registro de Auditoria aconteceu na Inglaterra, em 1314, a pedido da Rainha Elizabeth. A Inglaterra nomeou o Auditor do Tesouro, instalando um sistema para controle gos gastos do governo.

O maior grau de evolução da auditoria começou com a Legislação Britânica, durante a Revolução Industrial. A auditoria como conhecemos nos dias atuais surgiu no Reino Unido no século passado, após inúmeros processos de falência, ocasionada por negociadores que, na maior parte das vezes poucos sérios, captavam dinheiro do povo para investir em negócios altamente especulativos.

Os contadores da época sentiram a necessidade de criar uma organização para prestar serviços protegendo os investidores e suprindo aquele mercado profissional emergente, acreditavam ser possível desenvolver uma atuação de apoio e proteção aos investidores, através do exame das demonstrações contábeis. Pensando em estabelecer um padrão de profissionais, de modo que pudessem servir de orientação para a condução dos trabalhos de auditoria, foi organizado em 1853, uma associações de profissionais, sendo a primeira delas a Sociedade dos contadores de Edimburgo. A partir dai, foram criadas outras associações com o mesmo objetivo.

Embora tenha sido inicialmente utilizada pelos ingleses, recebeu um grande impulso nos Estados Unidos e Canadá. Contadores ingleses enviados para auditarem firmas norte-americanas, pertencentes a capitais britânicos, introduziram a auditoria nos Estados Unidos.

A partir de 1900, por meio do desenvolvimento do capitalismo, tomou maior impulso, tornando-se uma profissão propriamente dita.

.        

2.2 O surgimento no Brasil

        No Brasil até meados da década de 1940 a auditoria não era um procedimento utilizado pelas empresas com ramificações locais, apenas as empresas estrangeiras adotavam a auditoria, pois seus investidores tinham de receber garantias de que seus investimentos estavam sendo aplicados de forma correta.

        Firmas de auditorias abriram escritórios no Brasil, que foram se desenvolvendo junto com as companhias auditadas e tendo cada vez mais auditores brasileiros capacitados para desempenharem sua função sob a supervisão dos auditores estrangeiros.

        Apesar de formalmente organiza da em 1957, quando o Instituto de Contadores Público no Brasil, em São Paulo, a auditoria foi oficialmente reconhecida em 1968, por ato do Banco central do Brasil, tornando-se obrigatória na prestação de contas dos Administrados Públicos. O fortalecimento da atividade, todavia, ocorreu em 1972, por regulamentação do Banco Central do Brasil, Conselho Federal de Contabilidade e o Instituto de Contadores Independentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)   pdf (175.6 Kb)   docx (18.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com