TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Auditoria Financeira

Por:   •  10/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  829 Palavras (4 Páginas)  •  793 Visualizações

Página 1 de 4

I.

a) O planeamento de uma auditoria é um trabalho essencial para garantir a organização do trabalho a executar.

A importância do planeamento é realçada pela diretriz de Revisão/auditoria 300 e pela existência de uma norma técnica que indica que o auditor deve planear o seu trabalho com vista a atingir o nível de segurança.

O planeamento deve ser realizado, independentemente da dimensão da empresa, com o objetivo de execução eficiente do trabalho a realizar e deve ser tanto mais extenso quanto maior for a complexidade da auditoria, bem como levar em conta a experiencia do auditor e o conhecimento que ele tem do negócio da empresa a auditar.

b) A avaliação do risco de distorção material é um dos procedimentos de avaliação do risco que engloba também a compreensão do controlo interno.

O risco de distorção material engloba o risco de controlo, significando este a probabilidade do controlo interno da entidade não detetar a totalidade dos erros existentes nas Demonstrações financeiras e o risco inerente, que representa a suscetibilidade de um saldo ou classe conter uma distorção materialmente relevante devido à inexistência de controlos internos.

O conhecimento através do levantamento e esquematização do Sistema de Controlo Interno é importante para a avaliação do risco de distorção material.

c) O conceito de risco de auditoria e de materialidade determinam, em conjunto, a quantidade e a natureza da prova de auditoria a recolher.

Se o auditor não estiver disposto a aceitar risco na auditoria terá que obter mais provas de auditoria, o que implica maior número de procedimentos de auditoria a realizar. Pode ter ainda que analisar a natureza da prova e o momento em que esta pode ser obtida.

 Por outro lado verifica-se, tal como no risco de auditoria, uma relação inversa entre materialidade e prova de auditoria, sendo que quanto maior (menor) for a materialidade fixada pelo auditor, menos (maior) será o volume de prova a obter com o respetivo impacto no numero de procedimentos de auditoria a realizar.

d) As asserções contidas nas Demonstrações Financeiras são afirmações da gestão que determinam a sua fiabilidade.

O objetivo das Demonstrações Financeiras é proporcionar informação útil aos seus utilizadores.

O trabalho do auditor consiste na obtenção de provas em auditoria que lhe permitam extrair conclusões que fundamentem a sua opinião.

O auditor procede à avaliação do risco, que pretende seja o menor possível, nas distorções materiais das Demonstrações Financeiras e suas asserções, testa a eficácia dos controlos internos para detetar e corrigir distorções ao nível das asserções e ainda para detectar distorções ao nível das asserções que incluem testes de detalhes de transações, saldos de contas e divulgações.

Resumindo, o auditor deve realizar o seu trabalho obtendo provas de auditoria de modo a testar e validar as asserções contidas nas Demonstrações Financeiras.

II.

a) Para a área de Vendas / Dividas a receber, escolheria dois métodos de amostragem.

Para as Vendas, utilizaria o método de amostragem por blocos. Garantia que poderiam ser selecionadas as faturas de valor elevado, médio e pequeno realizadas ao longo de cada período de análise (bloco, que neste caso seria temporal).

No caso de análise das Dividas a Receber, utilizaria o método de amostragem sobre valores estratificados. Para além de ser um método bastante útil e aplicado na realização de procedimentos substantivos de confirmação de saldos de clientes, permite ao auditor efetuar a seleção de clientes com saldos mais significativos, que representam uma percentagem substancial do saldo global da conta de clientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (104.6 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com