TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aula-tema 03: Introdução ao Sistema Financeiro

Por:   •  9/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  529 Palavras (3 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 3

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Instituições Financeiras e Mercado de Capitais

Aula-tema 03: Introdução ao Sistema Financeiro

NOME

Marcos Augusto Santos Muniz Ferreira

RA

5270965436

Atividade de Autodesenvolvimento

Anhanguera Educacional

Ano 2015

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Instituições Financeiras e Mercado de Capitais

Aula-tema 03: Introdução ao Sistema Financeiro

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido na disciplina Instituições Financeiras e Mercado de Capitais apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação do tutor Augusto Sousa da Silva Filho.

Anhanguera Educacional

Ano 2015

O Comitê de Política Monetária e a Ata de sua última reunião

O Copom

O Copom (Comitê de Politica Monetária) é um comitê dentro do Banco Central do Brasil, onde teve a sua inclusão em 20 de junho de 1996 com o intuito de definir e tomar decisões econômicas. Para a criação do atual Copom, o Brasil se inspirou no comitê monetário norte americano o “Federal Open Market Committee”, pois ele trazia uma transparência clara e objetiva dos dados que eram levantados e abordados onde pudessem colaborar na tomada de decisões. Dentre as atividades que o Copom opera se encontra as metas de inflação onde é estipulado um limite percentual onde a inflação não pode ultrapassar o teto estabelecido. Atualmente a meta é de 6,5%, mas ultimamente ela tem sido ultrapassada chegando a um percentual acumulado em 12 meses de mais 9%. Nessas circunstancias o Copom aumenta a taxa básica de juros para conter a inflação em que atualmente é de 14,25%.

A última Ata

De acordo com a Reunião 193° foram abordados que a inflação em doze meses chegou a 9,56% em julho ultrapassando o teto máximo de 6,5% estipulado pelo Banco Central. Outra noticia que também foi debatida se refere a questão do PIB (Produto Interno Bruto) que é a soma monetária de todos os produtos e serviços produzidos pelo pais, que teve uma queda de 1,9% entre abril e junho desse ano de 2015. As indústrias fabris também sofreram um impacto negativo no mês de julho com um percentual de 1,5% recuado. Para atingir a meta em chegar ao teto da inflação no cenário atual com o intuito de conter o grande consumo o Copom manteve a taxa Selic de 14,25% no mesmo patamar em que foi discutido na ultima reunião.

Diante da situação real e estudos o Copom prevê que é possível abaixar a inflação chegando ao centro da meta que é de 4,5%, mas as previsões indicam que essa diferença só será constituída no final de 2016. O Comitê se reunirá em 20/10/2015

Opinião

Observando esses dados é possível notar que o Copom estuda maneiras de estabilizar a economia do Brasil, mas na minha opinião vejo que onde mais atrapalha é a falta de planejamento do Governo, pois os números que foram citados acima demonstram que estamos passando por uma crise onde até o momento medidas não foram tomadas. O PIB nacional retrata de uma maneira clara de que o pais não está se desenvolvendo e progredindo.  A inflação monetária atrapalha muito a economia do pais, isso porque gera aumento excessivos dos preços onde terá impacto para as empresas, pois o custo aumenta e com isso cortes serão efetuados, principalmente o de funcionários onde contribui com o aumento do desemprego que está de 8,3%.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (98.2 Kb)   docx (17.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com