TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aula Tema 4 Sistema Unico De Saude

Dissertações: Aula Tema 4 Sistema Unico De Saude. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2013  •  1.125 Palavras (5 Páginas)  •  2.439 Visualizações

Página 1 de 5

A figura acima é ilustrativa de um dos princípios doutrinários do Sistema Único de Saúde. Assinale a alternativa correta que corresponda ao princípio doutrinário representado acima:

Escolher uma resposta.

a. Integralidade.

b. Universalidade.

c. Descentralização.

d. Hierarquização.

e. Equidade. Correto

Resposta correta: Equidade

Comentário sobre a resposta correta: o princípio da equidade justifica a prioridade na oferta de ações e serviços aos segmentos da população que possuem maior risco de adoecer e morrer em decorrência de suas condições sociais desiguais. Significa, assim, tratar desigualmente os desiguais, uma vez que as pessoas são diferentes e possuem necessidades de saúde diversas.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question 2

Notas: 1

(Fundação Estatal Saúde da Família, 2010)

O SUS possui princípios gerais que devem nortear os gestores na construção da política de saúde nas diferentes realidades do país, respeitando as especificidades e diversidades de cada região e localidade. Com relação aos princípios, analise as assertivas:

O princípio da Universalidade garante que todo cidadão é igual perante o SUS e terá acesso aos serviços de saúde públicos ou privados conveniados, sem privilégios nem barreiras, conforme suas necessidades.

A integralidade da atenção, diz respeito à garantia de acesso a um conjunto articulado e contínuo de ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema.

O princípio da descentralização, com direção única de governo, prevê a descentralização do poder decisório do governo Federal para as instâncias estaduais e municipais, considerando uma redistribuição das responsabilidades.

A participação popular representa a garantia constitucional de que a população, através de suas entidades representativas, poderá participar sugerindo mudanças no processo e formulação das políticas de saúde.

Assinale a alternativa que apresenta as assertivas corretas.

Escolher uma resposta.

a. I e III.

b. III e IV.

c. I, II, III e IV. Correto

d. Apenas IV.

e. I, II e III.

Resposta correta: I, II, III e IV.

Comentário sobre a resposta correta: todos os princípios gerais do SUS foram descritos corretamente nas assertivas, o da Universalidade, o da Integralidade, o da Descentralização com comando único e o da participação popular.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question 3

Notas: 1

O Pacto pela Saúde refere-se a um conjunto de compromissos estabelecidos entre os gestores de saúde nos três níveis de governo, o municipal, o estadual e o federal, com o objetivo de fortalecer o SUS. O documento do Pacto pela Saúde apresenta-se organizado em quais eixos?

Escolher uma resposta.

a. O pacto pelo fortalecimento da atenção básica e pela estratégia de saúde da família.

b. O pacto pela vida, o pacto em defesa do SUS e o pacto de gestão. Correto

c. O pacto pela redução da mortalidade geral e combate ao câncer de próstata.

d. O pacto pelo aleitamento materno e pela redução da mortalidade infantil.

e. O pacto pela vida e o pacto de gestão.

Resposta correta: O pacto pela vida, o pacto em defesa do SUS e o pacto de gestão.

Comentário sobre a resposta correta: o pacto pela saúde apresenta-se formulado em três dimensões: o Pacto pela Vida, o Pacto em Defesa do SUS e o Pacto de Gestão. Tem como objetivo promover a melhoria dos serviços ofertados à população e a garantia de acesso a todos, na busca por um sistema público de saúde com mais qualidade.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question 4

Notas: 1

Considerando a Lei 8080 de 19 de Setembro de 1990, que regulamenta o SUS, assinale a alternativa correta:

Escolher uma resposta.

a. Estão incluídas ainda no campo de atuação do Sistema Único de Saúde a execução de ações na área de vigilância sanitária e epidemiológica, de saúde do trabalhador e assistência integral, inclusive farmacêutica. Correto

b. Cabe à iniciativa privada o acesso universal e igualitário às ações e aos serviços de saúde para a sua promoção, proteção e recuperação.

c. Refere-se ao controle social, discorrendo sobre a participação da comunidade na gestão do SUS e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros da área da saúde.

d. Regulamenta o SUS apenas no que diz respeito aos Conselhos de Saúde nos três níveis governamentais, o Conselho Municipal, o Conselho Estadual e o Conselho Nacional de Saúde.

e. A assistência à saúde é livre à iniciativa privada, uma vez que este setor não precisa observar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com