TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aula tema 3 Desenvolvimento Economico

Por:   •  6/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.644 Palavras (7 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 7

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 3]

Disciplina: Desenvolvimento Econômico

Nome

    Dorival Pierre Junior

RA

    6816451798

Atividade de Autodesenvolvimento


Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 4]

Nome da Disciplina Desenvolvimento Econômico

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido para a disciplina Desenvolvimento Econômico, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.

[pic 5]

Sumario

Introdução ...................................................................................................................... 04 Descrição da Definição da Globalização ............................................................... 05 e 06 Definição de Outsourcing .............................................................................................. 07 Estudo de Caso .............................................................................................................. 08 Considerações Finais ..................................................................................................... 09 Bibliografia .................................................................................................................... 10  

Introdução

        A dinâmica de tratados vem passando por mudanças, estas relações internacionais, tem cada vez mais dinamismo tecnológico.

        A ordem mundial contemporânea tem sido cada vez mais perceptível quando comparada a guerra fria, pela rigidez política e identifica novas forças sociais. A busca de aperfeiçoamentos nas ferramentas para gestões diversas e dinamismo no envio de informações e cada vez mais latente. A globalização mostra que, seu aperfeiçoamento, veio para ficar e introduzir mais ativamente o capitalismo.

Descrição das definições da globalização

A globalização surgiu através da intregalização mundial dos quesitos de economia, política, social e cultural dos países do mundo. Com base em difusões de melhorias de satélites artificiais, surgimento da fibra ótica, houve a rapidez da troca de informações econômicas e fluxos financeiros.

        Na década de 80, por intermédio de empresas financeiras, se originou este fenômeno. É um modelo capitalista contemporâneo onde acontecem diversas ocorrências diferentes para cada país. As empresas tradicionalistas e países ricos, são os que mais se beneficiam, pois, expandem o mercado consumidor.

        A globalização permite a comunicação imediata entre as pessoas de todos os países imediatamente, facilitando ações econômicas, financeiras ou comerciais. Alguns tópicos são abordados para exemplificar o que tal fenômeno impacta e interage no mundo.

        Econômica: Um dos resultados foi o surgimento dos processos econômicos, ou seja, países que se comunicam para estipular as relações comerciais, ex.: Mercosul e União Européia.

        Seus impactos no mercado de trabalho, no comercio internacional e na qualidade de vida da população, parte da intensidade do acordo e desenvolvimento econômico de cada país. Na revolução industrial, em meados do século XX, foi o período de intensificação da globalização econômica, também reconhecida como revolução técnica-ciêntifica.

        Meio Ambiente: Os impactos ao meio ambiente foram extremamente negativos, pois, as organizações capitalistas visaram exploração de matéria prima sem sustentabilidade, impactando com poluição e contaminação dos ambientes naturais. Tais ações resultam em alterações climáticas, catástrofes ambientais dentre outros eventos que prejudicam a vida como um todo.

        Na globalização contemporânea, o principio é o consumo, por esta extração em alta escala, pois, precisa de muita matéria prima pra produzir, resultam nestes acontecimentos.

        Crime: A globalização não é só econômica, as praticas ilegais também estão sendo organizadas em alta escala. A pedofilia, o trafico de crianças, trafico de drogas, animais e armas, aumento de paraísos fiscais, trazem este fato. Infelizmente, a globalização capacitou criminosos, usam com maior facilidade nos meios de transporte, informações e etc.

        Vantagens e Desvantagens: Fenômenos complexos como a globalização apresentam pontos positivos e negativos. Foi muito importante para estabilizar a inflação, a fácil entrada de produtos importados onde a população usufrui com mais fácil acesso estes produtos e com menores preços, com isso houve a necessidade do aumento da qualidade dos produtos nacionais. Atrai investimentos mundiais e trás desenvolvimento termológico, potencializa tratados comerciais, abre portas para o conhecimento de outras culturas e melhora o relacionamento com outros países.

        As desvantagens como a concentração de riquezas, acabam ficando mais com os países desenvolvidos. Apenas em média 25% dos lucros vão para países em desenvolvimento, o que aumenta a extrema pobreza nos mesmos, pessoas que ganham menos que $1 dólar por dia. Alguns estudiosos econômicos afirmam que, o aumento do desemprego são ocasionados pela globalização, as revoluções tecnológicas e científica, pois, desenvolvem máquinas para substituição de mão de obra humana.

        Podem também, haver desvalorização cultural, quando um determinado país rico se instala em um país pobre, ocorre exploração da matéria prima, muitas vezes sem sustentabilidade e o aproveito da mão de obra barata.    

Definição de outsourcing

        O outsourcing e a terceirização são empregados para reduzir custos e melhorar a produtividade empresarial pela delegação das atividades e processos a empresas especializadas. A diferença entre os dois é basicamente a delegação dos serviços a terceiros. Enquanto a terceirização é aplicada na parte de serviços gerais, o outsourcing é mais focada em serviços específicos estratégicos como; Contábil, Administrativo, T.I., Recursos Humanos, dentre outros.

        Nisso, os serviços de tecnologia e intelecto são voltados exclusivamente para o “core business” da empresa, aumentando a produtividade e competitividade no mercado. Abaixo iremos descrever onde o outsourcing atua com precisão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (207.8 Kb)   docx (345.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com