TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aulas de contabilidade

Por:   •  4/5/2015  •  Resenha  •  3.113 Palavras (13 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 13

UNIDADE 1 - INTRODUÇÃO A CONTABILIDADE
Aula 1 - Introdução a Contabilidade: histórico, conceito e importãncia

 

INTRODUÇÃO

Sejam bem-vindos ao estudo de Contabilidade; nesta aula, temos como objetivo: conhecer como a contabilidade surgiu, sua primeira evidência e como é utilizada nos dias de hoje.

Sim, porque a contabilidade é uma poderosa ferramenta, que tem por objetivo proporcionar informações oportunas, que possibilitem a tomada de decisões. A contabilidade, embora utilizada por empresas, pode também servir para as pessoas, para avaliação de sua situação econômica. 

Quando falamos em contabilidade, estamos chamando a atenção do ouvinte para controle, informações de posses e até dívidas. Se existir alguma empresa no mundo que não utiliza a contabilidade, com certeza é uma empresa em que nem seu proprietário tem ideia do tamanho de seu patrimônio e do lucro se este existir.

HISTÓRICO

A contabilidade surgiu da necessidade que as pessoas têm de registrar e controlar o que possuem, ganham ou devem. Sua primeira evidência surgiu em Veneza na Itália, em 1494, pelo Frei Luca Pacioli, que foi o primeiro a deixar registros da contabilidade. Antes disso, ela até existia, mas como não há registros, seu iniciador é considerado o Frei Luca Pacioli.

Nos dias de hoje, ela é de fundamental importância e não existe nenhuma empresa no mundo inteiro que possa deixar de utilizar a contabilidade. Ainda assim, você pode estar se perguntado: por que preciso conhecer contabilidade se trabalho com pessoas, ou vendas ou ainda com estoques? Vale lembrar que estamos formando gerentes, seja de finanças, seja de recursos humanos, seja de outra área operacional, e não somente um técnico.

O gerente participa ativamente das decisões da empresa, e, normalmente, das reuniões para definir estratégias, investimentos que a empresa pretende fazer, projeções de lucros, em que, inclusive, são apresentadas informações contábeis. Você precisa saber interpretar os relatórios e entender o que aqueles dados estão querendo dizer.

A contabilidade tem por objetivo mostrar a situação patrimonial da empresa em um determinado período de tempo. Assim, é uma fotografia da situação da empresa, como ela está neste momento, a sua saúde financeira, ou seja, se tem dinheiro suficiente para quitar suas dívidas, o grau de endividamento, as suas obrigações, o quanto ela deve, a rentabilidade, quanto de lucro está conseguindo e se esse lucro está no nível adequado.

Uma definição para contabilidade é a de “captar uma série ampla de dados e transformá-los em informações úteis nos processos decisórios”.

IMPORTÂNCIA

A contabilidade é uma ferramenta poderosa que tem várias utilidades, tanto para o proprietário da empresa, como também para outras pessoas, para o governo ou qualquer outra instituições. Nos dias de hoje, ela é fundamental, para demonstrar o patrimômio das empresas, assim como o lucro e a evolução patrimonial. Com a contabilidade, posso avaliar qualquer empresa, mesmo que não a conheça, e tomar decisões concretas, pois ela me fornece informações confiáveis que demonstram a situação da empresa, suas dívidas, suas posses e seus investimentos.

A QUEM INTERESSA

A contabilidade é elaborada através de demonstrativos que são feitos exclusivamente por contadores, que têm um Conselho (CRC - Conselho Regional de Contabilidade), que fiscaliza e controla os contadores, para que sigam um padrão e normas na hora de elaborar os demonstrativos contábeis, assim como exige ética, coerência e bom senso.Os demonstrativos contábeis, em certas empresas, têm obrigatoriedade de publicação em Jornal, e muitos interessados aguardam ansiosamente esses demonstrativos; entre os interessados temos:

- Proprietários e acionistas: Quando você possui um negócio qualquer, precisa saber qual o valor do patrimônio e qual o desenvolvimento patrimonial de seu negócio.

- Investidores: Quando alguém deseja investir, seja através de patrocinío, empréstimo ou qualquer investimento,com certeza vai querer saber em que está investindo, qual o valor do patrimônio e qual a rentabilidade do negócio.

- Clientes: Quem compra de certa empresa, com certeza, precisa saber se essa empresa tem condições de fabricar ou fornecer a mercadoria, quando existir um aumento na encomenda.

- Fornecedores: Você acredita que os fornecedores podem precisar conhecer para quem vão vender? Pois bem, existem casos em que os fornecedores têm uma produção limitada, e a quantidade solicitada é maior do que pode produzir, então deve-se escolher para quem vender (um aumento de preço nem sempre é a melhor solução, pois os clientes poderiam procurar o produto no exterior, por exemplo), para se escolher o cliente

a quem vou vender, devo procurar me informar sobre a capacidade que ele tem para continuar comprando futuramente; com a contabilidade, isso é possível.

- Bancos: Os bancos têm um interesse enorme na contabilidade, pois ela mostra o patrimônio e a capacidade que empresas e pessoas têm para pagar empréstimos, e muitas vezes, com certo investimento obterem lucro. É o caso do empresário que tem um negócio muito bom em suas mãos, mas precisa comprar maquinas, tratores,terrenos ou qualquer outro bem, e não tem dinheiro para isto. O banco só emprestará dinheiro se confiar que aquele negócio vai dar um retorno lucrativo, caso contrário, não emprestará.

- Governo: Para arrecadação de impostos, o governo conta com o apoio da contabilidade, pois sem ela, não conseguiria medir o lucro e consequentemente não conseguiria cobrar o Imposto de Renda (que é um imposto cobrado sobre o lucro das empresas), existem outros impostos que são cobrados pelos bens que se possuem, e também estariam comprometidos.

- Qualquer outro órgão que precise leventar o patrimônio de qualquer entidade, por qualquer motivo.

Perceba que a contabilidade tem uma responsabilidade enorme na sociedade, pois sem ela não teríamos controle de nada, e não conseguiríamos fazer nenhum negócio ter lucro (ou medir esse lucro).

- Como todos os países precisam da contabilidade, ela precisa de um padrão universal, e um demonstrativo feito aqui no Brasil pode ser avaliado por alguém em qualquer outro país, por exemplo: Japão, China, um país europeu, ou qualquer outro. Um contador em outro país deve apenas traduzir o demonstrativo, mas, depois de traduzido, este demonstrativo não pode gerar dúvida alguma.

Imagine dentro do mesmo país: um demonstrativo publicado em São Paulo-SP deve ser entendido sem qualquer dúvida por interessados que podem estar no Rio de Janeiro-RJ, Salvador-BA, Curitiba-PR, Porto Alegre-RS ou qualquer outra cidade ou estado. Isso significa que, embora haja diferenças de linguagem, ninguém pode ter dúvidas sobre o demonstrativo.

Por outro lado, quando digo que até a Igreja precisa de contabilidade, temos de entender que entidades sem fins lucrativos também precisam controlar seu patrimônio, e isso só é possível através da contabilidade. Se empresas sem fins lucrativos necessitam de contabilidade, imaginemos empresas que dependem de lucro.

Então podemos concluir que qualquer empresa do planeta necessita de contabilidade.

Estamos só iniciando nossos estudos sobre a contabilidade, e o importante nesta unidade é justamente desenvolver o interesse sobre este assunto tão importante, que vai ser utilizado, independente da área de atuação de cada um.

Nos textos e links disponíveis da referência suplementar você tem a possibilidade de conhecer os objetivos da contabilidade, os princípios fundamentais, os usuários, a história da contabilidade e o seu aparecimento. 

Depois baseado na bilbliografia  siga para o Fórum[pic 1] e responda:

1) Por que a contabilidade tem extrema importância nos dias de hoje?

2) Como e quando a contabilidade surgiu?

3) Qual é o interesse do governo na contabilidade das empresas?

4) Por que entidades com e sem fins lucrativos têm interesse pela contabilidade?

Esta atividade estará disponível até 15/02/2014

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.1 Kb)   pdf (126.2 Kb)   docx (23.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com