TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ava DESENVOLVIMENTO ECONOMICO 2° BIMESTRE

Por:   •  27/5/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.231 Palavras (5 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 5

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 3]

Disciplina: Desenvolvimento Econômico

Nome

Nicolas da Silva Lucas

RA

8406129467

Atividade Colaborativa


Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 4]

Disciplina: Desenvolvimento Econômico

Atividade Colaborativa

Trabalho desenvolvido para a disciplina Desenvolvimento Economico apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Colaborativa, sob orientação do tutor Marcos Antonio Mazotto.


[pic 5]

                                             Introdução:

Irei demonstrar e falar sobre os principais momentos da economia do Brasil, falaremos de Getúlio Vagas, JK , o Regime Militar, e sobre Itamar Franco .

                        Desenvolvimento

 Cada política e as consequências causadas no Brasil

                                          Era Getúlio Vargas

Getúlio Dornelles Vargas ou Getúlio Vargas como era conhecido, nasceu em 19/04/1882, na cidade de São Borja – RS, ele veio a morrer em 24/08/1954 no Rio de Janeiro, ele foi presidente que esteve no poder do governo do Brasil por mais tempo que qualquer outro presidente na história, ele governou entre 1930 a 1945, e de novo entre os anos de 1951 a 1954, entre 1937 a 1945, foi a época da ditadura no Brasil, esse período foi chamada de Estado Novo.

No ano de 1930 Getúlio Vargas toma para si o governo, e tira Washington Luiz do poder, e em 1937 se inicia o famoso Estado Novo, ou como era conhecido (regime militar) e se torna o novo presidente do Brasil, e cria o DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda) para que possa ter total controle da mídia e impedir eventuais manifestações contra seu governo.

Em 1939 foi criado o “justiça do trabalho”, também foi firmado o salário mínimo para os trabalhadores, criado as leis trabalhista, conhecida por CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), direitos trabalhistas, carteira profissional, 48 horas trabalhadas e férias remuneradas e em 1938 ele criou o IBGE, (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e no ano de 1945 ele foi retirado do poder após sofrer um golpe dos militares, os mesmos que o colocaram no poder.

Já em 1950, ele foi novamente reeleito, ele criou o (Petróleo é Nosso) ou seja, a nossa Petrobrás.

Em 24 de agosto de 1954 em Catete – Rio de Janeiro, ele veio a cometer suicidou-se no Palácio do Catete, dando um tiro peito, e deixou uma carta com a seguinte frase “Deixo a vida para entrar na História “, ficou conhecido como o “Pai dos Pobres”, em sua longa carreira política gerou inúmeros empregos, obras e projetos que impulsionaram o Brasil.

                                          Era JK

Juscelino Kubitschek de Oliveira foi presidente nas eleições de 1955, tendo como o seu presidente João Jango, assumiu seu governo no dia 31 de janeiro de 1956, ficou no poder até dia 31 de janeiro de 1961, aonde passou seu cargo para Jânio Quadros.

O seu governo se focava em “cinquenta anos em cinco”, aonde focou para prioritárias para desenvolvimento econômico, infraestrutura em rodoviárias, hidrelétricas, aeroportos e indústria.

No desenvolvimento Industrial foi aonde obteve mais sucesso, foi aonde que abriu a economia do Brasil para o capital Internacional, atraindo grandes investidores, que trouxe grandes empresas por exemplo Ford, Volkswagen, Willys e GM , em Santo Andre , São Caetano e em São Bernardo do Campo em SP , aonde todos trabalhadores tiveram oportunidades de emprego.

                              Regime Militar.

De 1964 a 1985 foi o Regime Militar, aonde não democracia no Brasil, a falta de direitos aos civis e cidadoas, a censura da liberdade de livre direito de informação, perseguição política aos que não concordavam ou eram contra o regime dos militares.

João Goulart em 13 de março de 1964 realiza um comício, aonde falava e defendia as Reformas de Base que deviam ser feitas, ele falava sobre várias mudanças na estrutura agrária do Brasil, na economia e educação do pais, e em apenas seis dias, avia manifestação contra as intenções de João Goulart.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (145.8 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com